Desobediência Civil

Parece que a cada dia que eu escrevo, duas coisas acontecem: A primeira é que eu esgoto minha fonte de idéias, pois quando eu escrevo algo é porque pensei muito tempo sobre aquilo, a segunda é que me renovo quase que imediatamente, pois abro outras possibilidades com novas perguntas, que muitas vezes não têm sequer uma resposta imediata. É por isso que eu entendo que a transgressão gera transcendência. Entendamos por transgressão o movimento de romper com o sistema já estabelecido. Eu já escrevi um texto defendendo a arrogância em favor da humildade* , já que as duas precisam estar unidas para o progresso do sujeito. Transgredir e transcender são os resultados de uma ação da arrogância em colaboração com à humildade no amor e no respeito ao próximo.

Henry David Thoreau um idealista da Nova Inglaterra, escreveu o tratado da desobediência civil não-violenta. Thoreau influenciou homens como Martin Luther King Jr. e Mohandas Gandhi. Uma conhecida frase de Thoreau, tipos aquelas que você acha fácil na internet (como essa que eu vou citar e que eu mesmo catei da Internet) expressam com clareza o que a desobediência civil não-violenta prega: “É preferível cultivar o respeito do bem que o respeito pela lei”. Essa máxima do pensador é ao mesmo tempo altamente inspiradora e perigosa, pois você pode muito bem ver um homem armado dizendo isso para uma turba. Mas podemos facilmente desfazer o perigo quando tomamos por princípio a não-violância enquanto conduta original. Respeitar esse bem, já é agir com pacificidade. Muitas vezes uma boa lei, só é uma boa lei quando ela é justa. Isso varia de pessoa para pessoa e de caso para caso. Mas infelizmente, num país como o nosso, onde descaradamente não há interesse algum numa reforma de nossa legislação, vemos a injustiça a cometer a tantos, todos os dias. Eu por minha vez acredito que isso tenha seus dias contados. Não que a injustiça irá acabar, mas o senso de justiça irá aumentar.

Geralmente eu trago temas que parecem não estar relacionados com o concurso público diretamente, ou indiretamente (por mim tanto faz), mas faço isso justamente para você pensar um pouco para fora das suas atividades de estudo diário, para que você descanse sua mente e pense um pouco no mundo lá fora, ou aí dentro.

Voltando à desobediência civil não-violenta, há algo que é fundamental salientar, vivemos em um país que apesar de tantas diferenças e discrepâncias sociais, ainda assim, temos um excelente nível de tolerância religiosa, étnica e racial, o que segundo muitos bons pensadores e críticos é um maravilhoso ponto positivo. Luc Ferry, filósofo francês, recentemente em entrevista à revista Filosofia disse: “O Brasil pode aportar o modelo de uma sociedade verdadeiramente multiétnica e multicultural. É um país magnífico, incomparável e desse ponto de vista pode contribuir muito.” Em outras palavras o Brasil tem a arquitetura de um país que pode perfeitamente acomodar virtualmente as culturas de todas as nações. Podemos em pouquíssimos anos, ter megalópoles como Nova York ou Tóquio, no Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo. Dentro de nosso país as pessoas são imediatamente convidadas a se retratarem antes de tudo à paz, para então viverem a felicidade de não terem conflitos violentos com seus vizinhos.

Como transformar esse tema em papo de concurso público? Simples. Quantas vezes você já brigou com pessoas para defender suas idéias sobre fazer concursos públicos? Quantas vezes você já foi criticado por se esforçar e humilhado por não ter passado ainda? Qual foi sua atitude no final? Reacionária? Respondeu à altura? Eu costumo dizer que quem muito se defende geralmente ataca muito também. Para tudo existe um equilíbrio. O cara que é muito bonzinho certamente tem um lado bastante malvadinho, ou o sujeito avarento, certamente gasta (não somente dinheiro) de outros modos e assim por diante. A desobediência civil não-violenta vem para demonstrar que muitas vezes o silêncio e o não embate diminuem os atritos. Você não é obrigado a se retratar para ninguém. Não tem obrigação de ficar dando justificativas do que faz ou do que não faz de sua vida. Quem iria te compreender melhor senão você mesmo? A sua desobediência vem no formato do agradecimento pela crítica que o outro te faz e na decisão íntima de permanecer nos trilhos, mudando suas estratégias quando necessário for e agindo conforme as suas metas.

Resumo da ópera - O concurseiro desobediente é aquele que não somente desobedece o que o sistema diz que ele tem fazer, mas também desobedece a si mesmo, quando seus planos e suas estratégias o levam para longe de sua meta. Tudo isso é feito no silêncio de sua intimidade, respeitando sempre e sempre as idéias dos outros para que você possa, com solidez, formar suas próprias idéias.

* - Vários autores, “As Sete Armadilhas Mais Perigosas Para Concurseiros” 2011.. Disponível para download grátis na coluna de publicações do blog. O texto o qual me refiro é intitulado: “Humildade e Arrogância! Duas ferramentas poderosas”, por Eric Gerhard. Lá eu descrevo o quanto os valores de humildade e arrogância podem ser filosoficamente resignificados em virtudes supremas de amor e respeito ao próximo.

Sucesso!

Eric Gerhard

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


PROMOÇÃO TWITTER - "Direito Administrativo Descomplicado" de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino

E O GANHADOR DE NOSSA 4ª PROMO É...

Rosane Schneider (@rositasch)
Navegantes - SC

E também entrevistamos essa leitora sortuda, que ganhou a promoção que dessa vez também ultrapassou as 2.000 inscrições.

Você realmente acreditava que poderia ser a ganhadora dessa promoção do blog? Ou apenas se inscreveu por inscrever?

Sempre que me inscrevo em uma promoção faço minha oração. Sabia que as possibilidades de ganhar o livro seriam pequenas diante do grande número de participantes que acompanham este renomado blog, mas a esperança sempre existe.

Qual sua opinião sobre a utilidade de seguir o Concurseiro Solitário no Twitter para concurseiros sérios?

É confortante ao mesmo tempo motivador saber que nós, concurseiros, não estamos sozinhos. A incansável busca por informações, atualizações, bem como artigos relacionados aos concursos, torna o Concurseiro Solitário um grande aliado nesta caminhada. Parabéns Concurseiro Solitário por seu excelente trabalho!

Você já conhecia o livro dos professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino “Direito Administrativo Descomplicado”, da Editora Método, e como você acha que esse livro vai lhe ajudar na sua preparação para os concursos públicos?

Ainda não conhecia o livro dos professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, mas estou ansiosa para "devorá-lo". Este livro será de grande utilidade nos meus estudos, especialmente por tratar de um tema imprescindível em qualquer concurso..

Em sua opinião, qual a maior vantagem de estudar usando livros específicos e de ótima qualidade para concursos públicos?

A grande vantagem é que os livros específicos para concursos abrangem o conteúdo focado nos temas cobrados nos concursos, bem como trazem técnicas de memorização, alerta de possíveis questões "pega ratões", além de trabalhar o fator psicológico do candidato.

Em relação a sua preparação, você costuma usar técnicas de estudo como resumos, mapas mentais, estudo em grupo, ou prefere estudar apenas lendo e sozinha?

Como tenho memória auditiva, procuro estudar em voz alta, participar de grupos de estudo, acompanhar vídeos de estudo, além do tradicional resumão da matéria.

Para qual concurso você está se preparando atualmente e há quanto tempo?

Atualmente me preparo para o temido exame da ordem.

Quais são as suas dicas de motivação para quem está estudando de forma séria e ainda não foi aprovado nos concursos públicos?

Acredito que o candidato deve estar focado no que almeja, e dizer para si mesmo, a cada novo dia de estudo, que é capaz de conseguir aprovação no concurso pretendido. Nada cai do céu, por isso as dificuldades e obstáculos enfrentados por cada candidato devem servir como um veículo motivador e impulsor para conseguir o resultado esperado, a aprovação.

E está lançada nossa nova Promoção Twitter, que premiará um novo concurseiro sortudo com nada menos que com os 04 (quatro) volumes da excelente Coleção Julgamentos do STF E STJ 2008/2011 de Tânia Faga (Ediora Método), autografados pela autora.

Para participar é simples:

1) Seja seguidor do twitter do blog, @concurseirosoli;

2) Fique de olho para quando twitarmos a frase "#CONCURSEIROS RT #JURISPRUDENCIA Promo Coleção Julgamentos do STF e STJ 2008/2011 http://kingo.to/vZ9 P/ participar Dê RT siga @concurseirosoli e @taniafaga";

3) Então basta você dar retweet (RT) nessa frase para se inscrever.

"Mas o que é retweet?"

É encaminhar (retransmitir) para seus próprios seguidores alguma mensagem (tweet) postada por algum outro usuário do Twitter. Ou seja, é nos ajudar a promover essa promoção. Você participa dessa promoção avisando seus próprios seguidores de como eles também podem participar dela.

O ganhador será sorteado automaticamente, visto que utilizamos o sistema moderno Sorteie.me que garante sorteios honestos no Twitter.

Você está esperando o quê, siga o Concurseiro Solitário no Twitter (@concurseirosoli), retweet (RT) a frase da promoção e concorra a esses ótimos livros e olha que são apenas livros EXCELENTES.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Desobediência Civil"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards