Vitória ... é isso que importa!

Tinha pensado num assunto bem interessante para o artigo desse sábado, mas que perde o brilho frente ao depoimento enviado por um concurseiro vitorioso ... e que mesmo assim continua na luta para conquistar um cargo público melhor.

Tive a oportunidade de conhecer esse blog recentemente através de um amigo também concurseiro.

Li o primeiro "post", onde tudo começou e observei que seus relatos vão ao encontro dos verdadeiros concurseiros de plantão.

Para aqueles que pretendem entrar nesse mundo, deixo minha breve experiência, felizmente de sucesso.

Em meados de 2006, um mes após obter meu diploma universitário em Adm de Empresas, fui demitido de uma instituíção bancária que havia absorvido o banco em que trabalhava há 3 anos, deslocando-me de minha função original (após de longos 22 anos dedicando-se a esta vida).

Sabia que isso ocorreria cedo ou pouco tarde porque tinha um salário acima da faixa da grade deles, mesmo assim ainda permaneci por 3 anos enquanto muitos colegas na mesma situação foram demitidos logo após a incorporação.

Isso me deu chance de terminar o nível superior e ainda "juntar" uma grana que mais tarde foi muito bem-vinda.

Não tive dúvidas, eu desempregado e minha esposa desempregada e ainda com minha filha em idade escolar, parti para a luta do mundo dos concursos (tinha comigo que não queria voltar para banco e nem empresas privadas).

Ainda bem que, por mérito (poderia dizer sorte, mas não acho que foi o caso, e sim minha percepção das coisas), tive uma boa indenização além das reservas que havia feito quando ainda trabalhava.
Com isso, pude dedicar-me ao mundo dos concursos ganhando experiência em cada um que prestava, haja visto estar coberto pelas minhas reservas.

Em que pese mandar curriculos para empresas, inclusive tendo entrevistas em algumas ocasiões, bem como minha esposa também procurar emprego, meu desejo real era o mundo público.

Assim que adquiri experiência no mundo dos "concurseiros", não tive duvidas, descobri a chave para o sucesso que se resume em alguns pontos cruciais:

1- Planejamento
2- Disciplina
3- Persistência
4- Investimento ( e não despesa como muitos a vêem )
5- Comprometimento
6- Apoio da família e dos amigos (estes últimos pode até ser desnecessário, mas sem apoio da família complica).

Pois bem, situação concreta e definida, ambos desempregados com despesas para pagar e nada "pingando" na conta.

Lembro que prestei meu primeiro concurso para Oficial de Promotoria com salário de R$ 2.500 em média, pouco tempo depois de ser demitido.

Aqui cabe uma observação:

Não poderia ainda prestar concurso para nível superior por motivos bastante simples, aA situação exigia rapidez nas atitudes, precisava apagar o fogo do desemprego e concurso de nível superior exige muito mais tempo, além do que, ainda não tinha meu diploma em mãos (apesar de formado tive de repor uma matéria que não fiz, que terminei no final de 2006).

Os concursos de nível médio também exigem muito preparo e dedicação aos estudos, porém as chances de conseguir sucesso mais rápido são maiores, desta forma parti para eles, sem dúvida, além do salário bancar as despesas básicas.

Após esse concurso de Oficial de Promotoria, descobri que "o buraco era muito mais embaixo", precisava realmente me dedicar mais além de investir em materiais.

Não tive dúvidas, comprei meus primeiros livros: Constitucional, Administrativo, Mini-Códigos, Gramática, Informática (apesar de dominar esta parte), e muito material obtido na Internet com amigos que fiz nos fóruns de relacionamento, claro que após cautelosa analise dos mesmos.

Enfim, após concursos realizados para Sampa e também Rio de Janeiro que fiz "bate e volta" com meu carro por duas vezes, logrei êxito no concurso do TJ-SP para Escrevente !

Em 13/05/2008 fui nomeado e estou em Exercício há 5 meses com salário de R$ 3.100 .

Sei que não é uma "maravilha" de salário mas garanto que a estabilidade e a segurança superam a diferença de salário para mais que tinha no banco, além das pressões que sofria por metas, insônias, sintomas depressivos e tudo o mais.

Também, ainda quando trabalhava no banco, sempre comentava com minha esposa que " se um dia for demitido, torço para arrumar qualquer emprego que me pague pelo menos a metade do que ganho".

Dizem os mais experientes que em média passa-se em um bom concurso, seja ele nível médio ou superior, após pelo menos uns dois anos de bons estudos. Consegui em 10 meses!

Claro que para isso, estava em casa todos os dias, com acesso banda-larga à Internet (que mantive mesmo desempregado por considerar um investimento), estudando de domingo a domingo, sem feriados, fins de semana e sem mesmo o Natal e Ano Novo de 2007.

Hoje ainda estou em lua de mel com meu emprego, perto de casa, não pego trânsito, tem boa estrutura, o pessoal é legal, a grana banca o necessário.

Em resumo: Quem quer passar tem de encarnar no coração e na alma a vida de concurseiro, tem de tornar isso um modo de vida, até que entre, depois, pode retomar sua vida normal (ou anormal, se for o caso).

Muitos desistem porque não passaram em um ou dois, ou passou mas sem chances des ser chamado (isso acontece muito). Desistem porque não gosta de determinada matéria. Desistem porque tem de "gastar", se pensassem que é investimento, talvez mudariam de idéia.

Por vezes saí correndo de casa para comprar papel e recarregar cartuchos de tinta da impressora, às vezes dois em menos de 4 dias, tudo para descarregar aquele bom material que consegui. Investi em um MP3 que na época não foi nada barato (comprei legalmente), pois, tinha gravador de voz, assim poderia gravar minha voz explicando para mim mesmo as leis que estudava (além das futuras aulas que tive aos sábados e domingos para o TRF), desta forma, como diz a ciência, guarda-se 20% do ouvido em detrimento à 10% do lido, e deu resultado, além de ser uma forma mais light de estudar e com maior aproveitamento.

Assim aconselho:

Aprenda a amar as matérias, mesmo as que mais detestarem. Invistam em materiais, se não tiverem como, peçam ajuda, o cara do banco da praça que passou no concurso do Banco do Brasil, fez isso (vcs devem ter visto, passou até no fantástico recentemente).

Tenham disciplina, sejam regrados, planejem seus estudos, abordem o Edital de forma a não terem dúvidas quanto a ele.

Aos sábados e domingos, tive algumas aulas em cursinhos em que os professores diziam " enquanto muitos estão lá em casa com a bunda no sofá vendo merda na TV, e reclamando da má vida que levam, vocês estão aqui, ralando em estudos em pleno domingão buscando uma melhora de vida!"

Lembrem-se, os estudos para um concurso, valerão para todos os outros que vierem a prestar.

Se for desistir, passe primeiro, depois desista.

Ps.: Antes de ser "nomeado", ainda trabalhei em um financeira por 4 meses, mas já sabendo que a nomeação viria com brevidade.

Ps2.: Tenho um Blog onde fatos que ocorreram a partir da minha demissão até a minha posse no TJ, foram relatados (infleizmente não contém toda a trajetória) e deixo o link aqui para quem quiser ver e postar coment's.
Hoje eu não estou mais postando no Blog mas pode ser que volte a postar.

http://jinacio.blog.terra.com.br/2006/09/


Abraços !

Jorge

Se vocês não se animarem com esse depoimento de sucesso, então não vão se animar com nada mais. Vida de concurseiro sério é assim mesmo, é luta, sangue, sofrimento e vitória ... agora, para os falsos concurseiros é só enganação, decepção e derrota! Então, gente, bola pra frente que a fila anda e logo seremos nós que estaremos escrevendo depoimentos assim.

Parabéns, Jorge, pela sua vitória, obrigado pelo seu depoimento e toda sorte do mundo nas suas próximas lutas.



O pessoal desse blog estava muito estressado e por isso todo mundo tirou uma folga para esfriar a cabeça. Enquanto isso eu, El Bigodón, o Concurseiro Mais que Sincero, estou ajudando a cuidar da lojinha.

4 Response to "Vitória ... é isso que importa!"

  1. Grande post. Isso é que da motivação.

    Aline Alves says:

    Nossa que história comecei a estudar tem pouco tempo e dei uma parada mais já passei em dois concursos um já fui chamada mais não quis por causa do salário e tinha que mudar de cidade, e o outro tenho chances de ser chamada daqui uns 20 meses e agora voltei com força total planejando pra chegar a tão sonhada vitória.Esse post me animou bastante a recomeçar meus estudos. Valeu.

    Luciana Vaz says:

    AMEI ESSA HISTORIA ...MESMO PQ SE PARECE EM PARTES COM A MINHA .... MAS ESTAVA BEM DESANIMADA E PENSANDO EM ATE DESISTIR ...DEPOIS QUE LI ESSA ...ME SENTI MELHOR E COM MAIS GARRA.... VOU ME REORGANIZAR E NAO DESISTIR DE NOVO !!!!!

    OBRIGADA PELO INCENTIIVO !!!!

    Camisa 9 says:

    Parace a minha, faltando a nomeação e tirando alguns meses...

    Eu pensei em não ler o comentário do cara, achei muito grande e depois que comecei a ler não parei mais, muito incentivador!!!

    Espero ter uma história de sucesso para poder contar aqui também, não gostaria de comentar aqui uma história de fracasso...

    Bons estudos!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards