Final de Semana Vitaminado

O primeiro Final de Semana Vitaminado do blog foi um sucesso. Recebemos mais que o dobro de visitantes que costumávamos receber nos finais de semana e também muito comentários e sugestões.

Um dos comentários dizia assim: "Não costumava estudar nos finais de semana, preferindo descansar um pouco para poder pegar firme na segunda-feira. Só que isso me deixava muito incomodada, como se estivesse fazendo algo que não devia, como se estivesse relaxando, o que, no final, atrapalhava meu descanso. Mas daí vocês surgiram com esse maravilhoso Final de Semana Vitaminado e a sensação passou, pois sei que quando estou lindo os ótimos artigos que vocês prepararam para a gente, também estou me preparando para minha luta nos concursos públicos" (Salete Mara).

Esse é realmente nosso objetivo com esse conjunto de artigos, análises e simulados, permitir que nossos leitores possam relaxar um pouco ao mesmo tempo que estão se preparando para enfrentar concursos públicos. Não é fácil, mas é gratificante e também aprendemos muito fazendo isso.

Então, boa leitura!

Equipe do Concurseiro Solitário

———«»———«»———«»———


O Uso das Cores na Aprendizagem
Fabiana Pacheco

Segundo os estudos de psicologia a cor é uma realidade sensorial à qual não podemos fugir. Além de atuarem sobre a emotividade humana, as cores produzem uma sensação de movimento, uma dinâmica envolvente e compulsiva. Oitenta porcento da informação visual está relacionada com as cores. Então vamos abusar das cores!!!

Algumas experiências psicológicas têm provado que há uma reação física do indivíduo diante da cor. A luz colorida intensifica a circulação sangüínea e age sobre a musculatura, no sentido de aumentar sua força, segundo uma seqüência que vai do azul, passando pelo verde, amarelo,laranja e vermelho.

Em nosso cotidiano fazemos o tempo todo escolha por cores, mesmo que de maneira involuntária. Por isso, as cores que você usa, podem refletir algum momento passamos por uma situação agradável ou desagradável onde determinada cor estava presente.

Todos nós temos ligações que podemos chamar de afetivas por algumas cores ou mesmo uma gama de cores, e muitas vezes, esse comportamento de fidelidade faça parte há muito de nosso cotidiano do que supúnhamos.

Então vamos utilizar o potencial dessas cores no benefício da nossa aprendizagem.

Como vimos cada pessoa tem suas preferências de cores, sendo o código a ser utilizado individualmente preparado. Abaixo segue uma seqüência de cores utilizadas pela publicidade que pode facilmente ser adaptada aos seus estudos.

Utilize uma cor para destacar números de leis. Outra cor para destacar as exceções, outra para chamar a atenção para o foco da questão. O importante é não poluir o texto, para não confundir o cérebro. Devemos utiliza-las com prudência.

Alguns exemplos das aplicações das cores na publicidade, no estudo do Prof. Modesto Farina são:

VERMELHO: Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica. Portanto, cuidado ao utilizar essa cor. Se usada em abundância, pode poluir e o cérebro não entender o que é importante e o que não é. Use nas exceções para chamar mais atenção.

LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados. Utilize para destacar a 2a idéia mais importante do texto.

AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas. Utilize essa cor para dar destaques com canetas lumicolor às partes mais importantes do texto ou da lei.

VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caraterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes. O que for destacado com essa cor pode passar despercebido pelo cérebro, pois a sensação que ele causa é de repouso.

AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio. Então, abuse dessa cor! Não é à toa que o céu é azul!

ROXO: Acalma o sistema nervoso. a ser utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; de luminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.

PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade. Utilize o marrom apenas quando o seu código de cores se tornar muito extenso.

VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.

CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade. É a cor do grafite do lápis.

PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.

AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.

AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indivíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.

VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.

RESUMO DA ÓPERA - Na guerra dos concursos públicos, devemos nos utilizar de todas as armas que temos disponíveis. Devemos buscar recursos em outras áreas, como a psicologia, pedagogia e na publicidade, entre outros. Tudo em prol do benefício maior: a nossa aprovação!

———«»———«»———«»———

O Poder das Palavras
Thaís Dias

É impressionante o poder que temos para influenciar e aconselhar pessoas. Por isso mesmo passei os últimos dias refletindo sobre o assunto.

Depois de uma TPP (Tensão Pós-Prova), fiquei alguns dias me lamentando, sem vontade de estudar, recomeçar ou analisar as táticas e métodos de estudo. Até desistir passou pela minha cabeça num momento de desespero. E são nessas recaídas, nesse momento de agonia, que nos encontramos num nível tão baixo de auto-estima, que o que mais precisamos é de um empurrão, de um verdadeiro chacoalhão que nos faça acordar e sair dessa tristeza. E uma palavra certa num momento adequado é o mais importante, exatamente isso que nos faz motivado novamente e nos renova as esperanças.

Justamente por poder que temos de usar as palavras pra incentivar ou deixar as pessoas à beira de uma depressão (rsrs), que devemos ter MUITO cuidado com que falamos, ainda mais se sabemos como essa pessoa está se sentindo.

Estou contando isso porque apesar de ter amigas incentivadoras, que me falaram que eu não podia desistir de jeito nenhum e que já estava na “fila” há algum tempo e não poderia sair agora, outras que confiam em mim suficientemente para dizer que eu sou uma guerreira e que vou vencer, um amigo concurseiro, que também sabe como é esta árdua batalha, me disse que eu o tinha motivado e ajudado a estudar bastante e que agora era hora dele me ajudar a não desistir, que terão outras provas que me sairei muito melhor. Mas também houve aquela pessoa que me disse pela segunda vez: “Será que não é melhor você mudar de foco? Tentar outra coisa”.

Como você pode falar pra uma pessoa desistir de seu sonho, jogar no lixo dois anos de estudos?

A impressão que tenho é que essa pessoa não acredita em minha vitória. Não acredita que realmente conseguirei aquilo que tenho lutado para conseguir. Pois se fosse assim, não falaria para desistir e sim me daria uma força! Uma palavra amiga que fosse. Escutar esse tipo de coisa dói muito, nos deixa com aquele nó na garganta e aquela sensação de sermos perdedores.

A questão é o seguinte: não importa o grau de relacionamento que você tenha com as pessoas, NUNCA use suas palavras para desmotivá-las e desencorajá-las de seus objetivos. Você não tem que intervir e nem julgar os sonhos de ninguém, a não ser que goste de ter seus sonhos julgados e menosprezados!

Se não concordar com o plano de vida da pessoa, simplesmente não faça comentários se não é capaz de dar um apóio moral, garanto que é melhor do que dizer algo desprezível.

Com isso aprendi muito. Aprendi a selecionar as pessoas com quem comento minha vida concurseira, para não ter que escutar esse tipo de coisa novamente. Pode ter certeza que quem me falou isso para mim dessa vez, de agora em diante só vai escutar algo de mim quando for pra falar que eu venci e que meu dia finalmente chegou (Não venha querendo depois comemorar comigo! rsrsrs). Também que eu não devo esperar que ninguem me motive. Sei que tenho amigas(os) que me dão força, mas preciso saber me levantar sozinha após o tombo, todos nós devemos!

Resumo da Ópera - Saiba medir suas palavras e saiba usá-las da melhor forma. Use-as para o bem. Tenho certeza que todo mundo um dia já precisou de uma palavra de apóio e que fizesse dar aquele incentivo que estava precisando para tomar uma decisão. De qualquer maneira, descubra também o seu jeito de recuperar as energias e voltar com a acreditar em você mesmo! Tem uma música que passei muitos dias deste ano escutando repetidamente como se fosse um mantra, que diz assim:

“Eu sei que os sonhos são pra sempre
Eu sei aqui no coração
Eu vou ser mais do que eu sou
Para cumprir as promessas que eu fiz
Porque eu sei que é assim
Que os meus sonhos dependem de mim

Eu vou tentar
Sempre
E acreditar que sou capaz
De levantar uma vez mais...”




"Eu vou seguir" – Marina Elali

———«»———«»———«»———

Concurseiro Não Tem Idade

Malu Heli

O artigo de hoje tem nome e endereço certos. É para você, concurseiro de mais de 30 anos, que já terminou os estudos há um bom tempo e por algum motivo se viu diante dos livros novamente, tendo que se acostumar mais uma vez a uma rotina de estudos, rotina essa que, talvez, você pensou que nunca mais precisaria ter.

Essa semana recebemos o e-mail de uma concurseira e leitora assídua do blog pedindo dicas de como manter a motivação e como encarar os desafios de conciliar uma rotina pesada de estudos com casa, filhos, marido/esposa etc e, além disso, como se readaptar aos estudos quando se tem mais de 40 anos e com muitas matérias novas, que não eram cobradas em sua época de estudante. Atendendo esse pedido especial, hoje falarei sobre o concurseiro com mais de 30 anos.

Antes de tudo, quero dizer que para ser concurseiro não existe idade. Se você decidiu que queria ser servidor público seja qual for o seu motivo ou motivos não deixe que ninguém diga que você está velho demais para isso. Não existe idade para melhorarmos, para lutarmos por algo melhor em nossas vidas.

É verdade que o concurseiro que já saiu dos corredores da escola/faculdade há mais de cinco anos e partiu para o mercado de trabalho enfrenta mais dificuldades do que os concurseiros recém-formados que ainda estão com todo conhecimento fresquinho em suas cabecinhas. Sem contar, que perdemos o hábito de estudar. Parece que nosso corpo esquece como é estudar. Então, temos que reaprender a como ter a disciplina necessária para que os estudos sejam eficazes.

Existem ainda outros problemas que merecem ser devidamente analisados. Vamos a eles:

Matérias novas e modificações em matérias antigas – quem se formou numa faculdade há mais de dez anos atrás e não fez cursos de atualização está com conhecimento antigo, desatualizado. E ainda temos as novas matérias que talvez não foram vistas na época dos estudos. Agora temos os desafio de nos atualizarmos e ainda aprendermos matérias novas. Matérias essas que, muitas vezes, não temos nenhuma idéia de por onde começar. Nesses casos, a dica que dou é entrar em um cursinho, fazer aulas, cursos de atualização. É necessário correr atrás do conhecimento perdido. Mas, sem desespero. Ninguém nasce sabendo e todos possuem a capacidade de aprender algo novo. Alguns têm uma facilidade maior, mas mesmo que você gaste mais tempo, tenha certeza que você pode aprender. Basta querer e se dedicar.

Ferrugem – é isso mesmo. Quem não estuda há muito tempo fica enferrujado. Tem que ter paciência e muita, mas muita disciplina para entrar em forma e desenferrujar tudo. Não adiante querer que o primeiro dia de estudo seja igual aquele tempo em que estudava todos os dias e já estava acostumado a isso. O seu corpo vai reclamar, sua mente ficará muito cansada e por isso tem que ir com calma nesse momento. Aos poucos, vamos nos adaptando a nova rotina de estudos. O bom do ser humano é essa incrível capacidade de adaptação. Pode doer um pouco no começo, mas depois passa e você retoma todo aquele gosto que tinha pelos estudos. E se na sua época de estudante você não gostava de estudar, pode ser que agora descubra algo novo e maravilhoso que é a arte de aprender, der adquirir conhecimento.

Complicações da vida – nessa parte incluem-se maridos/esposas, filhos, trabalho, enfim, tudo aquilo que suga sua atenção, tempo e energias. Agora, você não é mais sozinho. Provavelmente tem uma penca de gente que depende de você, seja economicamente, seja emocionalmente. Essa é a parte mais difícil de todo o processo, porque nem sempre temos como abrir mão do tempo gasto com essas pessoas e atividades para encaixarmos um tempo de estudo com qualidade. É aqui onde muitos concurseiros desistem e acham que o tempo já passou para eles e que o melhor a fazer é conformar-se com a vida que tem. É aqui onde digo: NÃO! Não, o seu tempo de ter o melhor não passou. Você está vivo? Se está vivo, então ainda há tempo. Não importa qual a sua limitação! Faça das suas dificuldades e obstáculos aliados para o seu sucesso. E também tenha calma. Não dá para parar tudo e querer estudar 12 horas por dia se você tem família e trabalho para dar conta. Organize-se e veja quanto tempo você dispõe para dedicar aos estudos. Corte tudo aquilo que for supérfluo e transforme o tempo de estudo em estudo de qualidade. Muitos concurseiros classificados nas melhores posições em grandes concursos pelo país afora tinham muitas dificuldades para estudar. O que importa é estudar com boa concentração e máximo aprendizado possível. Não importa se você estudou apenas duas horas por dia. É importante aprender. Isso é que fará a diferença na hora da prova.

É verdade que ser concurseiro com mais idade tem seus próprios dilemas, mas não é algo impossível de ser feito. Vale lembrar que todo concurseiro tem suas dificuldades. Ter motivação sempre é algo que depende mais de nós mesmos. Buscar aquela força dentro de si mesmo é que fará muita diferença na preparação. Não desistir, mas lutar e lutar.

Resumo da Ópera – Você que é concurseiro maior de 30 anos tem as mesmas chances e possibilidades de aprovação de um concurseiro novo em idade. Faça os ajustes necessários na sua vida e lute com todas as forças. Não tenha medo, mas persevere. Nunca é tarde para ter uma vida melhor. Pense nisso!

———«»———«»———«»———

Atendendo a pedidos de muito leitores, o restante do conteúdo será publicado amanhã ... não percam o que vem por ai:

- Guia de estudo para o concurso do TRE-MG;
- Respostas a perguntas dos leitores;
- Notícias concurseiras comentadas;
- Vários simulados exclusivos

3 Response to "Final de Semana Vitaminado"

  1. Fabiana says:

    Malu!Adoreiii o seu artigo!
    Nesta data em que viro mais uma primavera da vida, vc traçou com maestria exatamente o que nós, os concurseiros com mais de 30 anos passamos. Parabéns!
    Thais querida!
    Vc passou por mais uma prova de fogo dos concurseiros. Além de aprendermos as matérias, sabermos estatísticas concurseiras, métodos de motivação, ainda temos que cuidar com as amizades.
    Deixe tudo isso pra trás! Mas uma coisa é certa, se alguém está se importando com vc, é pq vc está fazendo a diferença!!!
    Pense nisso!
    Bjoo
    Fabi Pacheco

    Thais Dias says:

    Fabiiiiiiii!!

    Você é linda!!
    Obrigada por ser essa grande incentivadora.
    Com certeza, você já é uma vencedora.

    Adorei o texto!!!!!!!!
    Eu acredito muito nessa história de cores. Mas nunca tinha usado para grifar e sim em cores de roupas para estimular.
    Por exemplo: Nunca usei preto pra fazer prova! Nem para estudar. Sempre uso azul para acalmar ou verde.

    Malu!!!!!!!!!!!!
    Ficouu ótimoo o artigo.
    Tenho certeza que você descreveu exatamente o que muita gente passa em dia-a-dia! Parabéns =D

    Beijossss!!!

    Agora, esse pessoal que visita o Blog, bem que podia dar uma passadinha aqui também né?! rsrs

    Camisa 9 says:

    Excelentes postagens. A que mais me deixou bem hoje foi a da Thaís, sobre as palavras. E a música é linda, quase chorei de emoção. Tenho passado por tantos obstáculos que às vezes fico cansado e penso em desistir de tudo..., mas eu vou continuar seguindo em frente.

    Bons Estudos

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards