COLUNA DO TIAGO - Concurseiro tira férias?

A Lei 8.112/90 em seu artigo 80 diz assim: “As férias somente poderão ser interrompidas por (...) necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade”. Então, estava eu curtindo minhas merecidas férias, em lua-de-mel com meus livros enquanto o El Bigodon cuidava de tudo por aqui. E não é que ele foi embora sem deixar recado? Tive que voltar às pressas e quero lhe perguntar: Concurseiro tira férias?

Tudo que bem que o assunto já foi explorado por aqui, mas diante do iminente verão, praia, sol, natal, ano novo, festas, janeiro, carnaval e etc.; faz-se necessário dar minha humilde opinião sobre o assunto.

Assim como foi durante todo o ano de 2008, o final do ano promete. Muitos concursos saíram e vários outros terão seus editais divulgados ainda este ano. Como eu sei disso? Simples, o Ministério do Planejamento autorizou uma penca de concursos em meados deste ano, dando o prazo máximo de 6 meses para os editais serem divulgados. Vários Tribunais estão com comissões de concursos formadas e editais estão no forno. Ótima notícia pra quem vem no embalo, péssima pra quem quer dar uma parada em dezembro e voltar só depois do carnaval.

Então, se você está estudando para algum concurso desses que saíram (TRE-GO e MG, AGU, Defensoria de SP, Detran-DF, Anatel, Ibama, entre outros) e quer dar uma descansada no fim de ano e janeiro, se faça essa pergunta: É essencial para os meus estudos e para o meu futuro tirar umas férias e descansar? Se a sua resposta for sim, pare agora! Isso é sinal que você está cansado, estressado. A depressão está batendo à porta. Se você teve dúvida da resposta por um milésimo de segundo ou respondeu não, siga em frente e faça essa reflexão:

“Estudarei agora enquanto muitos estarão curtindo as suas férias. Farei isso porque muito em breve poderei, neste período, desfrutar de tudo isso sem ter que sacrificar meus estudos, minha concentração e o embalo em que estou nos dias atuais. Enquanto muitos concurseiros descansarão, eu serei forte e continuarei firme pois o relógio e o tempo não param. Se eu fizer o que todo mundo faz, obterei sempre os mesmos resultados. Agora é hora de me dedicar para que eu possa passar o resto da vida desfrutando das boas férias do serviço público.”

Eu mesmo vou para o meu terceiro fim de ano sem férias, não sem festas porque eu não sou de ferro. Entre o Natal e o Ano Novo eu sempre dou uma pausa nos estudos porque nessa época eu não consigo estudar. É o único período do ano em que me dou o luxo de parar por alguns dias. Mas antes disso, procuro me esforçar bastante para que não sinta o reflexo dessa parada. Mesmo assim a pausa não é completa pois é nessa época em que revejo tudo que fiz durante o ano e que traço todas as minhas metas para o próximo ano. Isso me deixa ativo no mundo dos concursos.

Penso, portanto, que quem está nesse ramo dos concursos não tem direito algum sobre férias. Simplesmente não dá pra parar tudo por quase 2 meses (se contarmos do Natal até após o Carnaval) e depois voltar aos estudos normalmente. Perde-se completamente o fio da meada, o concurseiro entra numa ressaca daquelas e as férias pode ser o fim da carreira concursídica. Se for pra parar, faça um recesso no Natal e Ano Novo. Aproveite as festas com seus familiares e amigos. Durante esse período faça pequenas revisões de uma hora de algumas matérias, monte seu planejamento para o novo ano ou pelo menos pense em um futuro melhor para você através dos seus estudos e dos concursos que irá fazer. Em janeiro, volte com força total pois haverá muitos outros janeiros e férias pela frente.

Resumo da Ópera - Se você é um concurseiro sério e está lutando por algumas das vagas que surgirão no final deste ano ou está estudando para o concurso dos seus sonhos, esqueça as férias. Este é o momento ideal para você fazer a diferença, aparar as arestas e deixar para trás muito concurseiro que estará na praia ou em qualquer outro lugar parado, sem estudar. Falam muito que concursos é uma fila em que você entra e devagar chega a sua vez. Digo que Janeiro é a melhor oportunidade de furar essa fila e chegar na frente de muita gente. Aproveita!
Ah! Antes que eu me esqueça, no parágrafo único do artigo 80 da 8.112/90 diz que o restante do período das férias interrompidas será gozado de uma só vez. Portanto, au revoir! Em breve estarei de volta.

Tiago Gomes, um solitário concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

Clipe do Dia



Muitos falam que Freddie Mercury era um cara meio esquisitão. Pode até ser, mas tinha uma coisa que ele sabia fazer muito bem: dominar a platéia em seus shows. Esse vídeo é um grande exemplo. Durante quase 2 minutos ele transforma mais de 160 mil vozes em um grande coral, emitindo apenas sons que não dizem nada com nada. O Queen (mais conhecido pela música que toca em todo baile de formatura –"Whe are the Champion") arrastou multidões por onde passou. A AIDS levou Mercury há exatos 17 anos, mas grandes sucessos como "Under Pressure" continuam vivos como nunca.

5 Response to "COLUNA DO TIAGO - Concurseiro tira férias?"

  1. Raquel says:

    Tiagão, belo texto e boa irreverência, como sempre!

    Realmente, complica mesmo estudar no fim do ano, mas não precisamos ser radicais. Que continuemos no embalo!

    Raquel Solitária

    Thais Dias says:

    Tiago,

    Adorei a matéria!

    Realmente, o melhor jeito de 'furar' a fila é fazendo a diferença, fazendo o que os outros não fazem.

    Ah, como sempre, adorei a música! Você sempre coloca as melhores!! rsrs

    beijoss
    Thaís

    Olá Tiago!

    Você está supercerto, não devemos parar nessa época, aliás em época alguma, pois eu fiz isso e não tô bem.
    Saí de férias antes do tempo, passei 6 dias em Salvador só p desopilar e achoq ue exagerei, desde que cheguei ainda não consegui me concentrar como antes nos estudos.

    Aiai, vamos à luta!

    Prazer em me apresentar, meu nome é Pátrícia.

    Xau!

    Mirza Rachel says:

    Caríssimo!!
    Sabe, Tiago, às vezes tenho o ímpeto de parar, de deixar tudo correr à revelia, mas (tem sempre um mas...)quando isso acontece tem sempre algo ou alguém que me puxa de volta para a realidade...obrigada por ter sido essa pessoa hoje.

    Parabéns pelo artigo e pela música.
    Fica bem
    Paz e Luz, sempre.

    Rachel Cintra

    Camisa 9 says:

    Descanso é necessário, mas para concurseiro ativo esse descanso tem de ser bem usado e pequeno para depois da nomeação, aí sim, poder desfrutar de umas boas férias!

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards