Estudando para concursos em pleno final de ano

Hoje vou me apoderar da pesquisa que estava encerrada quando assumi o blog por essa semana, já que a pergunta feita é muito interessante e revela muito.


Antes gostaria de fazer um breve comentário no melhor estilo “puxão de orelha”.

Somente 122 leitores responderam a pesquisa que ficou uma semana no ar. Eu teria vergonha de tão baixa participação se fosse vocês. Pelo número médio de leitores diários do blog, deveria haver pelo menos o triplo de respostas. Pensem comigo. Se vocês têm preguiça de dar dois cliques de mouse para responder a uma simples pesquisa, como terão disposição para estudar seriamente como exige os concursos públicos?! Se você foi um dos que não respondem essa pesquisa por preguiça ... bem ... é bom rever urgentissimamente seus conceitos, amigo.

A pergunta da pesquisa foi bem simples. “Como será seu mês de dezembro (em termos de estudo)?”, ou seja, como será a carga de estudos planejada para dezembro pelos concurseiros visitantes deste blog. Vejamos os resultados.
Sinceramente, esperava que no atual quadro de concorrência bravíssima nos concursos públicos que o percentual de concurseiros que optassem pela resposta de que estudariam normalmente fosse muito maior que 74%. Vendo pelo lado bom, isso mostra que uma grande parcela dos concurseiros estão consciente de que é preciso estudar sempre, em qualquer ocasião, se quiser ter uma boa chance de aprovação. Vendo pelo lado ruim, também tem uma grande parcela dos concurseiros que acham que podem tirar férias em dezembro como se ainda tivessem na faculdade ou na escola!

Claro que muitos acreditam que isso é, na verdade, totalmente positivo, afinal de contas, quanto menos gente estudar seriamente em dezembro, menor será a concorrência nos concursos de janeiro e fevereiro. Não penso por aí. Prefiro vencer numa luta justa, que numa injusta ... tem mais mérito assim. Quando um dia, que não demorará muito mais, com a ajuda de Deus, contar sobre minhas vitórias nos concursos públicos, quero ter o orgulho de dizer que venci concorrentes valorosos e sérios, não um bando de gente que não sabia nada de nada.

Vamos em frente.

Uma parcela polpuda das respostas está na segunda opção de resposta, “Estudarei, mas menos”, com 14% das respostas. Bem, melhor estudar diminuindo um pouco o ritmo do que não estudar nada. Compreendo quem opta por essa estratégia. Temos de lembrar que tem gente que mora com a família e que em dezembro muitas famílias recebem amigos e parentes, quando o concurseiro é, literalmente, obrigado a fazer um social, a dar atenção aos visitantes e, também, época que aproveitar para descansar um pouco também.

Agora, que mané é essa de querer “Dar uma estudadinha leve”, que teve 4% das respostas? Isso é coisa de se enganar em épocas de estudo zero, coisa para aliviar a consciência. Dar uma olhadinha num resumo por meia hora em intervalos de três dias não é estudar, nem aqui nem na China. Melhor não estudar nada de uma vez, pelo menos a pessoa não se engana.

Gostei dos 6% que foram sinceros e assumiram que “Vou tirar férias de estudar”. Melhor ser honesto consigo mesmo e depois voltar a estudar com fora, do que ficar se enganando. Palmas para vocês.

É, gente, vida de concurseiro não é brincadeira, não. Decisões aparentemente simples como de estudar em dezembro pode ser a diferença entre uma posse mais rápida em cargo público ou mais um ano ralando feito um condenado na disputa das vagas oferecidas pela Administração Pública em sua busca por novos servidores.

Conselho de amigo, analise muito bem sua decisão de estudar menos ou não estudar nada nesse final de ano. Seja qual for sua decisão, tome-a de forma consciente, para não sentir o peso da culpa depois. Só não caia na armadilha do “estudar de leve”, pois isso é como tomar Vodka de terceira categoria com cerveja barata, a ressaca no dia seguinte é de matar.

Vou aproveitar para responder a algumas perguntas enviadas por vocês.

“Adorei o post...sou nova por aqui! Tenho uma dúvida. Me candidatei a este concurso do MTE. Será que vale a pena encarar um cursinho - que se paga em 4 meses - para ter aula de segunda/sábado tendo este pouco tempo? Tenho dúvida se não será mais produtivo estudar sozinha. Outra coisa... é melhor ir direto estudar na Lei ou comprar apostilas de cursinho que já vem prontinhas? Vcs possuem alguma tabela de estudo? Cronograma para estes prazos curtos? Obrigada.” – Enviado por Luna

Olha, menina, depende muito do cursinho. Se for um cursinho realmente sério e dos muito bons, vale, sim, sem dúvida. Mas se for um cursinho mais ou menos ou fraquinho, não perca seu dinheiro. A melhor forma de saber que tipo de cursinho é esse que você tem em vista é se informando com ex-alunos.

Em relação ao material de estudos, bem, espere o artigo de amanhã que falarei sobre isso.

Sobre tabelas de estudo e cronogramas, dá uma procuradinha aqui no blog que tem artigos explicado a como fazer isso.

“Olá amigo! Li sobre o que você disse sobre métodos de estudar para concursos e gostaria de sua ajuda. Estou iniciando agora os estudos para concursos e gostaria de algumas dicas de como estudar para que "a bomba não exploda" na minha cara.. :( Desde já agradeço por toda ajuda.” – Enviado por Jack

Vou te dar a dica mais importante que existe. Estude muito seriamente, não se engane. Estudar para concursos públicos não é fácil, muito pelo contrário, é difícil, trabalhoso, demorado, por isso a necessidade de uma abordagem séria por parte do concurseiro para que nenhuma bomba exploda em sua cara.

“Vc está certo. Mas me veio a dúvida: estou no caminho certo?????” – Enviado por Engª Karine Pimenta

Pergunta difícil. E quem de nós sabe algum dia se realmente está no caminho certo? O melhor que podemos fazer é seguir nosso coração e torcer para que seja o caminho certo, mas se não for, nunca é tarde demais para mudar de rota e continuar procurando.


O pessoal desse blog estava muito estressado e por isso todo mundo tirou uma folga para esfriar a cabeça. Enquanto isso eu, El Bigodón, o Concurseiro Mais que Sincero, estou ajudando a cuidar da lojinha.

7 Response to "Estudando para concursos em pleno final de ano"

  1. Luna says:

    Obrigada pela resposta!

    Francisnaide says:

    Muito bom este artigo, graças a Deus não levei puxão de orelha rs.. pois participei da pesquisa (inclusive tava sentindo falta de um comentario desta pesquisa) e creio que concurseiro serio tem que estudar independentemente de ser fim de ano, natal e etc, eu irei estudar normalmente como um dia qualquer, fim de ano todo mundo festejando e eu dormindo pra acordar cedinho pra estudar; ahh quem me diga que sou louca por não estar comemorando.. mas a maior comemoração será a posse se Deus quiser pois essa é unica e quem sabe no outro final de ano comemorarei com dinheiro no bolso é bem melhor rs.. parabéns seus artigos estão um arraso.

    Luna says:

    No próximo post vc poderia falar sobre cada matéria e as prioridades de estudo para o MTE??? Por favorziiiinho!!! Obrigada

    Lady J. says:

    Primeira vez que venho aqui e já AMEI o blog, muita coisa legal de se ler!
    Ando no mundo dos blogs de concurso também, só que faço algo mais descritivo...rs... para relaxar e auto-apoiar, digamos que, nada tão elaborado quanto aqui...rs.
    Não se isso é "sui generis", mas meu estudo passou a ser especifíssimo, pois quero algo bem determinado na carreira pública.
    Bom, sorte com o blog e muito estudo pra vcs! Virei mais vezes

    Danicat says:

    Muito legal o artigo de hoje! Eu sempre respondo as pesquisas aqui do blog pq acho interesante e não me custa nada já que faço uma visitinha aqui tdos os dias!! Qto aos estudos em dezenbro é muito complicado..nas verdade gostaria d epular essa época nesta fase de concurseira, pois além desses compromissos sociais e familiares a gente acaba ficando mais ansioso o que atrapalha muito!! mas vamos em frente!! abraços

    Fabiana says:

    Estudarei normalmente. Maior calorão lá fora e eu enfiada no meu ar condicionado, acompanhada dos melhores amigos: CLT, CF e CPC. Essa companhia já tenho há 2 anos! Espero que seja o último final de ano assim. 2009 no Reveillon, quero passar num Resort muito longe daqui!!!
    Bjoo
    Fabi Pacheco
    Concurseira de Plantão

    Camisa 9 says:

    É minha gente, como diz o velho deitado: O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário e bota trabalho nessa história de se tornar um servidor público...

    O negócio é estudar sempre!

    Bons estudos
    e bom descanso para os outros :p

    Éu

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards