COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - "Vão-se os anéis, ficam-se os dedos"

Leitores, volto das minhas férias mais descansada e pronta para novos artigos! Vamos a luta!!!!

Lembram que um dia falei sobre as companhias que os cercam são importantes para dizer medir o nosso grau de comprometimento com os estudos? Às vezes, é preciso recuar para avançar. Resetemos nosso HD mental!

Para ser aprovado em concurso, é preciso mais que estudo. Estudar, pode não parecer, mas é a parte mais fácil dessa história. É preciso estar em paz consigo mesmo. Ter equlíbrio, não só da saúde física, mas da mental também. Queria que fosse tão simples: sentar e estudar, mas há diversas questões de fundo.

Uma delas está na forma como encaramos a atividade de estudar. Ela é cansativa, às vezes chata, às vezes difícil, mas tem que ser vista sem representar sacrifício. Do contrário, você só pensa que está estudando, mas não está. É fácil nos enganarmos.

Para melhorar nesse quesito, podemos mudar certas posturas que temos diante dos estudos, diante das provas e diante da vida. Não é fácil mudar, mas depois que mudamos, sentimos certo alívio. Eu já estou sentindo os benefícios da mudança de pensamento.

Comecei a ver que não podemos controlar todas as variáveis da vida que nos cerca. E por essa razão, só seremos aprovados em concursos se estivermos prontos para isso. Não é na hora que a gente quer que seja ou porque tem que ser. Tudo acontece quando estamos prontos para isso. A gente deve estudar, estudar, estudar e ops! A gente passa no concurso desejado. Ok, ok, passa, é aprovado, nomeado e empossado...

Então, não adianta nos desesperarmos, gastar nossas energias nesse sofrimento. Melhor mesmo é pensar no desejo de ser aprovado, manter o esforço, a disciplina continuamente, pois o sucesso vem. Não sei responder quando virá, mas ele vem. Eu brinco, dizendo que ele vem nem que seja por maioria de votos ou porque as bancas não agüentam mais ver nossos formulários de inscrição. Portanto, o concurseiro só é aprovado quando está realmente pronto. Antes disso, ele só fica na vontade e na preparação.

Há outro aspecto em que vou bater na tecla mais uma vez. Olhe mesmo quem são suas companhias, sejam elas concurseiras ou não. Como precisamos de paz para estudar, às vezes, precisamos eliminar do nosso caminho os invejosos, os críticos e todo o séquito de pessoas que possam nos desviar do nosso escopo. Não se trata de se tornar uma pessoa compulsiva por estudos, mas de estar bem consigo mesmo para trilhar nossos caminhos e objetivos.

Dessa forma, mesmo que você passe a ter menos amigos, ter contato com menos gente, sua mente estará em paz. Para isso, leveza para os concursos garantem boa parte da vitória! A outra parte é obtida com o estudo, mas como você é concurseiro sério igual a mim...teremos vitória

A outra coisa que penso: se algo estiver dando errado por muito tempo no seu método de estudos. Procure avaliar o que deu errado, veja o que faltou e faça o que precisar ser feito. Não tenha medo de mudar. Não precisa ficar desconfiando de tudo que você tenha feito (nem tudo que fazemos é errado ao estudar), mas às vezes, é um pequeno detalhe que fará a diferença. Procure descobrir essa pequena faísca que fará acender suas idéias.

Resumo da Ópera - Eu sempre digo que estudar é uma tarefa de auto-conhecimento. Veja o que é bom pra você, procure ver o que pode ser mudado ou melhorado. Procure reavaliar sua postura diante do estudo e elimine (OPINIÃO PESSOAL APENAS) as más companhias. Vão-se os anéis, ficam os dedos! E isso é o mais importante. Recue, se necessário, para poder caminhar adiante.

Raquel Monteiro, uma legítima concurseira carioca.

——«»———«»———«»———

Clipe do dia



Essa já foi tema nosso por aqui, mas não há música que reflita melhor o significado desse artigo. Paulinho Moska interprestando "Tudo Novo de Novo".

Leitores, eu e os demais articulistas estamos sentindo falta dos comentários de vocês. São os comentários que nos dão mais idéias de artigos. Não deixem de criticar (respeitosamente), sugerir ou procurar tirar dúvidas. Um abraço e bons estudos!


18 Response to "COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - "Vão-se os anéis, ficam-se os dedos""

  1. Thais Dias says:

    Raquel, companheira de niver! rsrs

    Adorei o artigo!!!

    Eu acho que uma amizade verdade só traz companheirismo e respeito! Se você tiver um amigo capaz de te pôr pra baixo, não é seu amigo!

    Bom, de qualquer maneira, às vezes é bom dar uma repensada na vida e rever alguns conceitos!!

    Raquel says:

    Que foto bonitinha!

    Raquel Solitária

    Belíssimo post!
    Atualmente estou passando pela dificuldade de estar me adaptando quanto ao método de estudo. Acho que uma das minhas dificuldades é querer estudar da mesma maneira todas as matérias do edital: toma muito o meu tempo e acabo não absorvendo o conteúdo de modo eficiente. O engraçado é que por vezes nós, concurseiros, sabemos onde estamos errando mas essa "mudança" de comportamento não acontece, por dois motivos: 1. não sabemos para qual outro método mudar; e 2. o medo de não conseguirmos nos readaptar.
    Sei que toda mudança traz dor, mas é frustrante ao mesmo tempo você estar há meses estudando e parecer patinar na matéria. Assim como todos, estou nessa incansável busca da melhor otimização do TEMPOxESTUDO.
    Bom aqui fica um grande abraço e um agradecimento por vocês fazerem deste blog um espaço de apoio moral para nós que estamos aí ralando por um lugarzinho ao sol. =)

    Francisnaide says:

    muito bom, isso veio a calhar pra mim, pois todos os meus "amigos" trabalham, e eu não pois optei estudar a trabalhar e não ter tempo para os estudos, então os amigos ficam meio assim com vc, então reavaliei o que era melhor pra mim, e procuro não dar bola pra eles... pois daqui a pouco quem vai ta pra frente sou eu rs, no instante eles irão valorizar.. mas ai pode ser tarde

    Unknown says:

    Raquel, amei o artigo. Penso exatamente assim! Não podemos controlar todas as variáveis que a vida nos cerca, mas ficar ao lado de quem é leve é fundamental.
    Beijãoo..
    e muita leveza em sua vida!

    Fabiana says:

    É aquela velha história: "diga-me com quem andas que te direis quem és"
    Mais um ótimo artigo!
    Bjoo
    Fabi Pacheco

    Unknown says:

    Oi Raquel, acompanho todos os dias o blog, passei por isso a um mes atras, estava estressada, desmotivada nao conseguia estudar, muita gente dando opiniao, cheguei a ficar doente, ai num surto de psicose (kkk) cortei na carne simplismente!!!! foi a melhor coisa que fiz na minha vida...paz alivio e estudos...com certeza as "boas companhias" so te puxam pra baixo... rumo a vitoria!!!!
    beijos

    Anônimo says:

    Olá, conheci o blog a poucos dias, mas queria dizer que achei muito legal, sou concurseira a algum tempo e te digo q adoro ler os artigos e me enchergar em todos eles, principalmente naqueles q dizem o q não fazer, porq a gente faz muita coisa errada, se auto sabota, se angustia, se deixa levar pelas opniões alheias, e as vezes perde um pouco o foco. Vcs viraram meus companheiros, nesta, solitária vida concurseira.
    Abraço a todos.

    Léa says:

    Conheci esse blog a uma semana, primeira vez que comento. Concordo plenamente com o artigo. Fui até esse ano aquele tipo de concurseira que vcs chamam de falsa, tenho humildade para reconhecer, até pq para mudarmos temos de saber o que mudar. Hoje estou seriamente envolvida nesse objetivo (de passar) e busco novos amigos que estejam falando essa mesma lingua. Estou encontrando aqui muito do que procuro. Obrigada.
    Abraços
    Léa

    Raquel says:

    Pessoal, muito obrigada pelos comentários! Realmente, depois da tempestade, vem a bonança. Creio que depois venha mais bonança! (risos)

    Raquel Solitária

    Thais Dias says:

    Uauuuuuuu Raquel!

    Bombou de comentários!! kkkk

    isso aí =D

    bjoss!

    Unknown says:

    é a primeira vez que posto aqui rs
    uma amiga passou esse link,percebi que neste mundo de concurseiros tem aqueles que se misturam ao"grupo" mas só estão de passagem rs não aguentam as cobranças e acham que tudo na vida é fácil desistem logo e acabam criticando voce rs
    Mas depois de quase surtar(fui até Goiania e não fiz uma boa prova)estou mais tranquila para prova de SP;
    Lendo seu texto percebi que de algumas coisas eu já me curei rs -aprendi a gostar de estudar-e depois de testar vários metodos de ensino descobri oque funciona comigo é o mesmo metodo do colegial, faculdade rs Fazer questionários de perguntas e escrever muito rs colocar coisas coloridas etc etc nao da rs

    É isso mesmo. Afastando as más influências (e de quebra as más energias também ).

    Bons estudos pra todos!

    Valew pela força!
    É nesse blog que busco motivação antes de começar a estudar.
    Obrigado

    Doutora Si says:

    Raquel, você disse grandes verdades sobre nossas companhias...
    Belíssimo post!!!
    Abs,
    Simone Hartmann

    ELLE says:

    oi raquel, concordo com o que disseste: é mister que nos afastemos de pessoas que, apesar de estarem sob a alcunha de "amigas", querem realmente que vc nunca consiga obter sua meta , e o nome disso agente sabe que é INVEJA, NEGRA MESMO! Por isso, de longa data venho me afastando de gente assim ! vou sempre acessar o site , agora que o descobri! hasta la victoria, pero, sen pierder la ternura , siempre !!!
    abraço a todos vcs ,

    Marcelo says:

    Prezada Raquel:

    Belo texto !!

    A eficâcia e a eficiência nos estudos estão diretamente relacionados ao amor, ao interesse e a utilidade da sua proposta. Sem esse comprometimento seremos traídos por nós mesmos. Um ato igual independente da sua repetição promoverá resultados idênticos. Assim, devemos utilizar a nossa experiência para focar nossos objetivos, reconhecer claramente os resultados e flexibilizar nossas técnicas para o sucesso. O resto é uma questão de tempo.
    Sucesso e bons estudos!!

    Camisa 9 says:

    Foi só pedir coments que essa excelente postagem recebeu, acho, o recorde de coments rsrs

    E só coments bons diga-se de passagem!

    É vão os amigos falsos e ruins e ficam os bons e verdadeiros e ainda por cima unem-se aos amigos antigos os novos amigos concurseiros ou não nessa nossa trajetória de obstáculos e problemas até o sucesso definitivo em nossas vidas.

    Bons estudos

    É

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards