Mudança de foco

Depois de muito acompanhar em um fórum sobre o próximo concurso do SERPRO, finalmente o edital saiu. Foram contempladas diversas áreas, porém a área de TI (Tecnologia da Informação), que é a minha área, ganhou a maior parte das vagas.

Faço concursos desde que terminei a faculdade de computação. Meu primeiro teste foi para Agente da Polícia Federal e as matérias eram completamente diferentes daquelas que eu havia estudado durante os 4 anos de formação. Não estudei nada, apenas li uma apostila que tinha comprado na época durante uns 2 meses. Resultado: não passei, óbvio!

O tempo passou e permaneci com a mesma idéia: estudar para os concursos, mesmo que eles não fossem da minha área de formação. Durante esse tempo fiz vários concursos, tudo em vão. Foi então que, conversando com um amigo de Alagoas, tive um estalo: “vou fazer concursos apenas para minha área, relacionados com informática, mesmo sendo uma área gigante e o conteúdo imenso”, pensei.

Foi então que comecei a ser classificado, porém sempre em cadastro de reserva. Foi assim no TRE/GO (saiu até outro edital), CAESB, Correios (BSB), Embrapa, STM, Banco do Brasil, Conselho Regional de Psicologia (SP), CET(SP) e mais recente no STF.

Hoje estou inscrito em 3 concursos, dois aqui em SP e um em Brasília. Com o lançamento do edital do Serpro, com provas já em dezembro, e com a iminência de um novo edital para a Polícia Federal, no início de 2009, me vejo obrigado a deixar de lado esses concursos para me dedicar mais para estes 2 últimos concursos citados. Primeiro porque não posso deixar de prestar um concurso com tantas vagas para a minha área, como o do Serpro. Segundo por eu ter o sonho de trabalhar como agente ou perito criminal da Polícia Federal

Não sei se vocês, queridos leitores deste blog, já passaram por uma situação semelhante a essa. Muitas vezes, a vida de concurseiro mostra-se imprevisível, ainda mais quando esperamos por aquele edital que está no forno e não sai. Quando ele aparece, precisamos mudar o foco de estudo de uma hora pra outra, seja pela oportunidade ou pelo sonho.

Resumo da ópera - A pessoa que estuda para concursos tem que ter foco. Muitas vezes escolhemos o caminho errado. Eu, por exemplo, só comecei a obter êxito depois que foquei os estudos para a minha área de formação. Por outro lado, precisamos ser corajosos para mudarmos o foco dos estudos, principalmente quando falamos de um concurso que esperamos há um bom tempo. Além disso, não há nada mais importante do que a realização dos nossos sonhos. Quem não sonha, não vive.

Fábio Gomes, concurseiro da área de informática, mudando de foco em busca da oportunidade lançada e do sonho a se realizar.

——«»———«»———«»———

Clipe do dia



Avantasia – Lost In Space

Aproveite seu último final de semana preguiçoso. Em breve o Concurseiro Solitário lançará sua novíssima Edição Vitaminada de Final de Semana. Aguarde!

2 Response to "Mudança de foco"

  1. Raquel says:

    Oi, Fábio! Parabéns pelo artigo!
    Eu vivo passando por momentos assim. É algo agoniante, pois nunca consigo ficar em posição de conforto com os estudos. Brabeira!


    Raquel Solitária

    Camisa 9 says:

    Parabéns pela postagem e por sua coragem!

    Mudar de foco é complicado, mas às vezes necessário, não é apenas você que precisa dessa mudança e talvez não seja a única em sua vida, porém o importante é saber como e quando fazer isso acontecer!

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards