Vale a pena ir para tão longe?

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) publicou hoje edital que abre concurso público de 225 vagas de Analista Ambiental em todo País, de 24 de novembro a 16 de dezembro. O salário oferecido é de R$ 4.115,37”.


Essa é daquele tipo de notícia que os concurseiros mais gostam de ler, depois, é claro, da notícia de sua nomeação para algum cargo público. E não é para menos, afinal de contas são mais de duas centenas de vagas em um grande órgão público com uma remuneração bastante interessante. Notícias como essa fazem milhares de concurseiros baixarem rapidinho o edital animados com a possibilidade muito real dessa ser a chance que tanto se esperavam para ingressar na carreira pública.

Só que há um porém ...

As vagas distribuem-se em 22 estados e Distrito Federal. A maioria das oportunidades concentra-se na capital do País (74), enquanto São Paulo oferece 4 postos”.

Olha o banho de água fria! É só dar uma olhada no quadro de distribuição de vagas para descobrir que o grosso das vagas foi reservado para os estados da Região Norte do país, enquanto para a Sudeste, Sul e Nordeste foram contempladas com algumas poucas vagas!

Se o concurseiro vive no centro-sul do país, principalmente, perguntas começam a pipocar em sua mente já conturbada:

“Melhor brigar feio por uma das poucas vagas oferecidas para cá ou ter um pouco mais de folga brigando por uma das muitas vagas oferecidas para Brasília ou Região Norte?”

“Com esse salário dá para viver em Brasília?”

“Valerá a pena me mudar pra o meio da Amazônia se eu tiver sucesso nesse concurso?”

“Aproveitar esse concurso ou esperar por outra oportunidade?”

As perguntas são muitas, as respostas são incertas e difíceis quando são encontradas. Vejamos.

É possível, sim, viver em Brasília com esse salário. Se a pessoa for solteira, com mais folga. Se a pessoa for casada sem filhos e sem que o cônjuge também trabalhe, mais apertado. Se tiver filhos, “a porca torce o rabo”, mas ainda assim é possível se viver por lá.

Ir parra o meio da Amazônia não significa ir para o meio do mato. Por lá há cidades como há no centro sul, com todas as qualidades e defeitos que encontramos por aqui mesmo. As coisas são um pouco mais caras por conta do transporte, os costumes são diferentes e o clima é mais quente e úmido, nada mais. Só que a distância não permite viagens constantes, o que significa ter mesmo de se mudar para abraçar um vida nova num lugar novo, o que pode ser problema para muita gente.

Novas oportunidades sempre surgirão e não costumam demorar muito. Não é raro de aparecerem quando os estudos para determinado concurso já estão avançados e desistir para mudar de rumo não vale a pena. Daí acho que vale o que D. João VI disse para seu filho D. Pedro I quando ele perguntou se após a volta do velho imperador para Portugal deveria atender aos pedidos de independência do país ... “se não sabes o que fazer, não faças nada” ... ou seja, na dúvida melhor esperar pelo próximo ônibus.

Muitos concurseiros quebram a cara justamente porque não analisaram com cuidado tudo o que uma mudança para lugar distante decorrente de uma posso em cargo público envolve. Quando se vai recomeçar a vida do outro lado do país, deixa-se para trás todo um modo de vida a que se está acostumado, família, amigos, amores, conforto e tal. Recomeçar significa muita trabalheira para colocar as coisas no lugar, ter de se acostumar com todo um mundo novo, se esforçar para fazer novas amizades com pessoas que têm costumes e valores diferentes dos seus. Não é a toa que muitos não conseguem e pedem exoneração rapidinho para poderem voltar “para casa”.

Resumo da ópera – Não caia nessa de se inscrever em um concurso considerando apenas o número de vagas oferecidas e o salário. Claro que esses são fatores importantes, mas não são os únicos. Verifique se o trabalho que você irá realizar no órgão ou entidade tem haver com seu perfil, se será algo que você gostará de fazer, e também analise com muito, mas com muito cuidado mesmo se você estará realmente disposto a largar sua vida para recomeçá-la em outro lugar completamente diferente e muito distante se o concurso exigir isso dos nomeados. Pior que não conquistar uma das vagas oferecidas por um concurso no qual se inscreve é conquistá-la para depois abrir mão dela porque não se analisou com cuidado o que a posse significaria em termos de mudança de vida!

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Para terminar a semana, nada melhor que outro bom flashback do início dos anos 90. "Ragga Steady" foi outro sucesso do trio afro-suíço Midi, Maxi & Efti. Esse trio era formado por duas irmãs etiopianas e uma amiga delas eritréia, cujas famílias procuraram uma nova vida na Suiça. Depois desses sucessos elas tentaram carreiras solo, mas não deu muito certo, não.

Aproveite seu último final de semana preguiçoso. Em breve o Concurseiro Solitário lançará sua novíssima Edição Vitaminada de Final de Semana. Aguarde!

5 Response to "Vale a pena ir para tão longe?"

  1. Thais Dias says:

    Essa matéria não poderia deixar de comentar.

    Bom, eu sou de Manaus, apesar de morar no interior de SP, nasci na capital do Amazonas.

    A grande maioria dos brasileiros tem um certo preconceito ou uma imagem errada quanto a região Norte. Quantas vezes já não fui questionada sobre os índios de Manaus (ALowww, não tem oca e nem tribo no meio da cidade).
    Acontece que é uma cidade desenvolvida, grande, com mais de 1 milhão e meio de habitantes e riqueza em sua cultura e tradições.

    A moradia tem um custo mais alto, assim como alguns tipos de comida mas para compensar tem o baixo custo dos peixes!

    O calor é calor em qualquer lugar. Claro que lá é um pouco mais e todos têm ar-condicionado em suas casas, até aqueles mais simples.

    Acho que quem não está preparado para mudar de estado para o concurso, simplesmente não faça! Agora, se não liga em se mudar mas não conhece a região para o qual vai, também não faça! Pois pode o sonho se tornar pesadelo.

    Igor says:

    vale.

    Unknown says:

    Realmente vc tem toda razao, é de encher os olhos,os bolsos e tudo que um concurseiro quer, este novo edital do Ibama. Logo no incio eu queria fazer todos os concursos, agora seleciono o da minha area - direito - e vou em frente. Há um ano tento, ainda nao consegui mas nao desisti. Como é dificil! Mexe com toda nossa essencia virar concurseira, disciplina, motivação, coragem...caramba....Tao bom saber que voces existem e escrevem exatamente o que sentimos. Parabens.

    Anônimo says:

    Thais,
    que alegria encontrar outra amazonense aqui.
    Também sou de Manaus, mas moro no Rio desde 2005.
    Os comentários relacionados a região norte foram maravilhosos.
    Gente não pensem que nós andamos de tanguinha na cidade, falamos de uma das cidades mais ricas do país, com alto indice de investimentos, com toda a infra-estrutura necessária para se viver bem, uma cidade grande. É bem verdade que a alimentação lá é bem mais cara que no sudeste, em compensação a qualidade de vida é muito melhor.
    Calor? Muito calor sim, vivemos na base do ar condicionado o tempo todo.
    Conheci um carioca que passou pra Sefaz e foi pra lá de mala e cuia. Solteiro está ganhando em torno de 12 a 15 mil mensais. Me perguntem se ele quer voltar pro Rio! Só de férias e nada mais.
    bjs e boa sorte a todos.
    Letícia

    Camisa 9 says:

    Éé...por isso eu vou no máximo pro Rio...e pra capital ou cidades próximas hehe!

    A não ser que seja um super salário, aí eu arrisco fácil!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards