TÚNEL DO TEMPO - "Buchas de canhão"


Sempre que falamos de concursos públicos com uma multidão de candidatos, comentamos que a maioria é “bucha de canhão”. Daí que esses dias, depois de eu mesmo usar essa expressão, ter ficado curioso para saber sua origem. Fui pesquisar e por incrível que pareça não foi fácil descobrir sua origem, mas consegui.

Antigamente, na época dos canhões carregados pela boca, o processo de municiamento dessas peças de destruição era feita da seguinte forma. Primeiro era introduzida pela boca do canhão uma certa quantidade de pólvora, que então era compactada com cuidado com a ajuda de um bastão. Então era introduzida uma esfera de metal ou pedra. Finalmente era introduzida uma bucha de algodão ou linho, que era socada com cuidado para vedar o interior. A função da bucha é evitar que os gazes formados na queima da pólvora escape antes de atingir a pressão crítica necessária para expelir a esfera de metal ou pedra. Quando tudo explode e o canhão cospe sua carga mortífera em meio a uma nuvem de fogo, a bucha pega fogo e se desfaz no ar antes de atingir o alvo, como acontece com a esfera que serve de projétil.

Concurseiros sérios são como os projéteis, as bolas de aço ou pedra que efetivamente acertam o alvo, que é a conquista de cargos públicos. As buchas de canhão são os falsos concurseiros e concurseiros despreparados que somente engrossam o número de inscritos, mas que no final servem apenas para viabilizar os concursos, pois não têm condições de, efetivamente, concorrer de verdade a uma das vagas oferecidas.

Temos na praça um dos concursos mais famosos do país, o da Receita Federal para Auditor Fiscal. Esse concurso já faz parte da mitologia popular como sendo um dos melhores trabalhos do país, mais bem remunerados, sonho de milhões de brasileiros. O que muita gente não tem consciência é de que esse concurso é também muito difícil e aguardado por concurseiros muito sérios que vêm estudando há muito tempo como se não houvesse outra coisa no mundo que valesse a pena fazer. No final das contas 99% dos candidatos será apenas bucha de canhão, nada mais.

RESUMO DA ÓPERA -
Se você está lendo esse blog já é uma boa indicação que você não quer engrossar a fileira dos bucha de canhão dos concursos públicos. Então, meus amigos, mãos a obra e estudem muito, mas muito mesmo, muito seriamente.

ARTIGO DE AUTORIA DE CHARLES DIAS QUE PUBLICADO EM NOVEMBRO DE 2009.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
 
  


0 Response to "TÚNEL DO TEMPO - "Buchas de canhão""

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards