Tenha um pouco mais de paciência

Paciência, palavrinha mágica muitas vezes repetida em pedidos e afirmações, porém pouco compreendida. Comecemos então por conhecer sua definições “dicionarescas”:

s.f. Virtude que faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações etc.
Perseverança, constância.
Perder a paciência, começar a não poder mais esperar, suportar ou procurar.
Revestir-se de paciência, esperar com calma.
Nome de certo jogo de cartas.

Vejamos como cada um desses aspectos da paciência aplicam-se à vida do concurseiro que estuda seriamente para passar e ser empossado em cargos públicos.

Virtude que faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações etc.

Se bem que nos últimos tempos estudar para concursos públicos esteja sendo melhor visto pelas pessoas, ainda existe um certo preconceito em relação a essa escolha profissional, não no tocante à trabalhar na administração pública em si, mas no período de estudo necessário para fazer frente à concorrência dos concursos públicos. Ainda há o preconceito de quem diz “estudo para concursos públicos” na verdade está “enrolando com a barrida”, ou seja, não está estudando coisa nenhuma e diz isso para enganar as pessoas ao seu redor, usando a “desculpa” de estar se preparando para concursos públicos como cortina de fumaça para a inatividade. Por conta disso, concurseiros sérios muitas vezes recebem olhares reprovadores, ouvem comentários nem um pouco motivadores, são alvo de piadinhas sem graça. É nesses momento que se deve ter paciência a fim de não “partir para a ignorância” ou se chatear com as pessoas, uma vez que se a pessoa estuda com seriedade e comprometimento para concursos públicos, nenhuma crítica, maldade ou piadinha realmente a atinge.

Perseverança, constância.

Estudar para concursos públicos não é fácil, é demorado, demanda muito esforço e disciplina. Para fazer frente a tudo isso é necessário ter muita perseverança, não se deixar abater com as dificuldades e eventuais derrotas e “mortes na praia” que fazem parte da jornada do concurseiro. É preciso, sim, muita constância nos estudos, na motivação, na vontade de vencer, que brotam justamente da paciência.

Perder a paciência, começar a não poder mais esperar, suportar ou procurar.

Acredito que não há nenhum concurseiro na face da terra que não gostaria de que sua luta fosse mais fácil e, principalmente, rápida. Não é para qualquer um encarar uma empreitada que durará um, dois, até três anos de estudos constantes. (In)Felizmente muitos desistem pouco tempo depois de começarem, não suportam as primeiras derrotas e dificuldades. São milhares aqueles que tomam a decisão de estudar para concursos públicos a fim de mudar de vida para melhor e meses depois desistem com um suspiro de “isso não é para mim”. Quem estuda com seriedade para concursos públicos deve ter paciência para estudar meses a fio com vistas somente na vitória, nunca considerando realmente desistir.

Revestir-se de paciência, esperar com calma.

Já diz o velho ditado popular que “Quem almeja, sempre alcança”. No caso dos concurseiros, esse “almeja” significa desejar a vitória enquanto se faz por merecer, ou seja, estudando com planejamento, disciplina e determinação. Quem estuda com qualidade, com comprometimento, está no caminho certo para a vitória na guerra dos concursos públicos e da tão desejada posse como servidor público, é preciso apenas paciência para se atingir a maturidade e “massa crítica” de conhecimento acumulado necessária para garantir a vitória, daí é “partir para o abraço”.

Nome de certo jogo de cartas.

Um jogo de cartas muito chato, diga-se de passagem!

Resumo da ópera – Então, concurseiro, que tal ter um pouco mais de paciência, hum? Não vai lhe fazer mal nenhum, muito pelo contrário ... garanto!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




2 Response to "Tenha um pouco mais de paciência"

  1. Unknown says:

    ótimo post!! Paciência é muito muito necessária nessa fase da nossa vida!!

    Pablo says:

    Muito engraçado o comentário da última definição. :-)

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards