Filosofia Ubuntu nos concursos públicos

Já que muitos estão em clima africano e de mundial do futebol, veja a seguinte citação.

"Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos." - Desmond Tutu

Antes que os mais antenados pensem que estou falando do sistema Línux, o qual está muito impregnado desta filosofia, pretendo mesmo é falar da ideologia original aplicada aos concursos.

A ideologia que mencionei, segundo a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_(ideologia)), prega acima de tudo o compartilhamento em toda a humanidade, o qual nos conduziria à evolução. Parece mesmo óbvio, pois quanto mais divulgada a informação, mais pessoas poderão ter ferramentas para melhorá-la. Não param por aí as considerações que podemos avaliar sobre a questão, mas vou deter-me apenas a essas.

Foi com este pensamento que surgiu o sistema operacional Linux, que veio pregar a evolução e o compartilhamento das informações por meio do software livre. Através desta ferramenta da informática, o acesso à informação e a consequente evolução da comunicação vem se intensificando.

Seguindo esse comportamento, e sem saber que vinha fazendo isso, o site concurseiro solitário vem procurando seguir esta filosofia. Claro que, com algumas adaptações! Não há humilhação ou tortura, pelo menos em princípio, na proposta de prestar concursos.

Nosso maior objetivo é contribuir para que os concursos sejam mais moralizados, transparentes e leais com seus candidatos à vaga. Por outro lado, existem pessoas que criticam o fato de eu me voluntarizar a escrever uma coluna semanal para este site, pois alegam que eu estou perdendo tempo com a minha preparação aos meus certames. De modo direto, pode até ser. Afinal, vivo correndo para lá e para cá. Fico sempre sem tempo para muitas coisas.

Pela via transversa, eu vejo eu me ajudo e auxilio uma coletividade. Afinal, a minha pequena contribuição não passa despercebida pela mídia e pela sociedade brasileira. Pessoal, não estou me gabando, mas o boca-a-boca é sempre poderoso. A informação, por isso, não pode ficar trancafiada entre menores grupos, sob pena de nós regredirmos.

Resumo da Ópera - Seja um Ubuntu e, se possível, colabore conosco! Ajude a trazer informações sobre os concursos. Ah, quanto à copa, vamos torcer pelo Brasil nas horas vagas.

Raquel Monteiro, uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


2 Response to "Filosofia Ubuntu nos concursos públicos"

  1. Fontenele says:

    Raquel, adorei o artigo!
    Realmente, precisamos compartilhar nossos conhecimentos e quem sabe com isso podemos mostrar para as pessoas como se faz para praticar a generosidade sem receber nada em troca,mesmo que seja um simples e verdadeiro obrigado.

    Raquel says:

    Obrigada, Fontenele!
    Que sejamos Ubuntus!


    Raquel Monteiro
    Concurseiro Solitário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards