Perfil de um leitor do blog


Hoje não escrevo sobre mim, mas sobre uma das ganhadoras do concurso "Túnel do Tempo" que foi realizado aqui em nosso blog. As promoções têm permitido a muitos concurseiros conhecer novas obras-instrumento para leitura. Por outro lado, nós estamos conhecendo mais os nossos leitores, o que nos permite aprender muito com eles!

Bem, o concurso de frases aconteceu. Lemos muitas boas. Uma delas se destacou por sua irreverência, que foi a da Ana Carmen Rocha. Ela recebeu a coleção completa do Curso de Direito Civil do Flávio Tartuce e do Fernando Simão, obras resenhadas por mim aqui no blog.

O conslho de Ana Carmem para ela mesmo quando começava a estudar para concursos públicos foi:

"Você está fazendo o que ai nessa banca de jornais? tá ficando maluca? sai logo dai e em vez de comprar essa apostila fajuta vai logo numa livraria e compra bons livros direcionados para concursos."

Esse conselho fala muito sobre o nosso início como concurseiros. Ela se arrepende de ter estudado por apostilas fajutas de banca de jornal. Quem de nós não cometeu erros quando começou a prestar provas/ estudar para concursos?! Que atire a primeira apostila, como diria Tiago Gomes! Eu mesma estudei por uns materiais bem ruinzinhos no passado e vejo que o mal acomete a todos. (risos)

Ana Carmen também diz para nós como a troca que fazemos diariamente neste canal de comunicação, chamado Concurseiro Solitário, é rica. Afinal, nós promovemos um amplo debate sobre a qualidade do material com que devemos estudar. E ela deve ter refletido muito sobre esta adequação, uma vez que está exigentemente correta em não aceitar um livro que não elucide suas próprias dúvidas.

Esta concurseira, portanto, conseguiu identificar seus pontos fracos e está os atacando para obter o resultado que tanto deseja: a sua aprovação. Apesar de ter um concurso-finalidade, está mantendo a meta intermediária de um concurso-escada. É uma atitude sensata porque é um caminho longo a percorrer.

Ao que me parece, ela tem procurado reunir muitas informações sobre os concursos que faz, tem sido organizada e tem procurado conhecer a maneira como seu cérebro funciona. Ana Carmen tem se mostrado flexível quanto à forma de estudar, uma vez que vai experimentando formas novas até chegar ao modo mais eficaz. Enfim, ela é uma concurseira esforçada como muitos de nós somos.

Eis a entrevista que ela me concedeu:

Qual é a sua área de preferência nos concursos públicos?

Ana Carmen Rocha - Meu objetivo “concursístico” é para o cargo de Promotora de Justiça, porém como o mesmo requer 3 anos de prática jurídica no momento meu foco está voltado para o cargo de Analista de Tribunais, adquirir os 3 anos de prática e por fim tentar integrar o Ministério Público.

Estudar para as seleções públicas representa sempre uma grande corrida de obstáculos. Qual tem sido o maior desafio que você tem encontrado pela frente?

Ana Carmen Rocha - Desde que comecei a estudar seriamente para concursos, acerca de 1 ano, esta é a primeira vez que estou estudando sem ter um edital publicado, sendo assim, meu maior desafio no momento está em ter a disciplina de cumprir meu horário de estudo diário bem como o cronograma semanal.

Sua frase escolhida menciona o estudo por apostilas fajutas de bancas de jornais. Qual foi o momento que te fez perceber que aquele não era o material mais adequado para você?

Ana Carmen Rocha - Os dois primeiros concursos que fiz quando realmente decide enfrentar a guerra dos concursos foi após mais ou menos de 4 anos depois de ter concluído a graduação. Estava literalmente como um “cego no meio de um tiroteio”. Como não tinha uma orientação adequada comecei estudando através de apostilas de banca de jornal. A decepção com o material veio logo nas primeiras leituras uma vez que rapidinho as folhas começaram a destacar, depois chegando na parte de Processo Civil ali tinha uma “cópia” de alguns artigos do CPC com comentários muito “fajutos” e pra completar os exercícios quando não eram muito antigos o gabarito estava errado. Pouco depois percebi que o dinheiro gasto naquelas apostilas daria muito bem pra comprar um Vade Mecum e algumas sinopses que para um começo já seria muito melhor que as apostilas.

Que tipo de método de estudo você gosta mais de usar?

Ana Carmen Rocha - Encontrar um método de estudo também foi um dos grandes desafios que encontrei nos primeiros meses de estudo. Como tenho uma memória muito visual eu sempre começo o estudo lendo a matéria e grifando as partes as quais julgo mais importantes, depois num segundo momento faço um resumo das partes grifadas. Na lei seca, nos artigos que requerem maior decoreba estou fazendo agora mapas mentais que ajudam mais na visualização e fixação do conteúdo. No inicio estudava uma matéria por dia, mas percebi que isso estava me cansando muito e depois de algumas horas já não rendia muito, depois que passei a estudar duas matérias por dia meu estudo tem rendido muito mais. Também procuro sempre fazer simulados e exercícios, já que boa parte dos livros especializados em concursos hoje traz um banco de questões dos concursos mais recentes e com gabaritos confiáveis. Pelo menos uma vez por semana reservo um dia para fazer uma revisão nas anotações e mapas mentais.

Como você tomou conhecimento do nosso querido blog Concurseiro Solitário? O que mais gosta de ler nele?

Ana Carmen Rocha - Conheci o blog através de uma entrevista concedida pelo Charles ao Fantástico ano passado em uma matéria sobre concursos públicos. Logo no primeiro contato li os artigos mais recentes e percebi que poderia encontrar a luz que eu tanto procurava para achar meu caminho na guerra dos concursos. No blog encontrei informações preciosas sobre como montar um bom planejamento de estudos. Depoimentos de alguns concurseiros que já obtiveram bons resultados em concursos me ajudaram também a desenvolver meu próprio método de estudo. Atualmente os artigos que mais gosto de ler dizem respeito às resenhas que me ajudam muito a formar uma boa bibliografia direcionada para os concursos que tenho em vista.

E essa e a Ana Carmem feliz da vida com os livros que recebeu de prêmio:


Resumo da Ópera - Sempre temos algo a aprender com nossos leitores. Desejo muito sucesso a Ana Carmen Rocha e a todos os leitores de nosso blog. Viu só como vale a pena participar de nossas promoções?! Não perca tempo e fique de olho na próxima que está acontecendo na comunidade do orkut: Vale a pena ler de novo!

Raquel Monteiro, uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


1 Response to "Perfil de um leitor do blog"

  1. Willian says:

    Olá, pessoal. Aqui é o Willian, e fui outro concurseiro que ganhou os livros na promoção do "Túnel do Tempo". Queria me desculpar, pois não tenho máquina para tirar fotos do meu prêmio e minha vida social é muito limitada para arranjar emprestado com alguém. Só queria agradecer demais a vocês pelos prêmios e dizer que são demais. Me desculpem mesmo pelo vacilo com as fotos, mas vou providenciar logo uma máquina para não passar por isso novamente. No mais, muito obrigado pelos artigos, conselhos, táticas, estratégias e afins. Vocês nos orientam de forma eficaz e objetiva. Muito obrigado e vou continuar participando das promoções. Abraços, bons estudos e ótimo fim de semana.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards