keep walking, concurseiro



Ontem recebemos o seguinte email de uma leitora do blog:

"Depois de ler sobre mais essa sacanagem da quadrilha de fraudadores presa pela PF na tal Operação Tormenta, bateu um desânimo que acabou com meu dia. Estudo para concursos públicos já faz dois anos, integralmente. A grana é sempre curta, diversão é mínima, esforço é sempre enorme. Já passei em dois concursos, mas nada de nomeação até agora. Preciso de uma injeção de ânimo."

Anos atrás a marca escocesa de uísque Johnnie Walker fez uma campanha publicitária mudial com base no mote "keep walking", o que em bom português significa "continue caminhando, andando". A imagem acima é uma das dezenas dessa campanha publicitária. Basicmente ela quer dizer algo do tipo "putz, acabou o combustível, a energia, dureza, mas mesmo assuim continue andando, não pare".

Querem uma injeção de ânimo? Então "keep walking".

Querem palavras de conforto? Então "keep walking".

Querem algo para se motivarem? Então "keep walking".

Sim, amigos concurseiros, "keep walking", "keep walking", "keep walking" ... sempre ... porque para concurseiros sérios não há outra saída a não ser a da posse em cargo público.

Eu também estou nessa situação de estudar há mais de dois anos, de ter passado e ainda não nomeado e tudo o mais ... e quantas dezenas, centenas de concurseiros sérios também não estão na mesma situação?! Só que é aquela velha história, ficamos temp demais no ponto de ônibus esperando nossa condução para ir embora agora ... pode ser que mal viremos a esquina e nosso ônibus passe!

Esse negócio de motivação é algo muito engraçado. Vira e mexe precisamos de um pouco de motivação. Mesmo desmotivamos conseguimos motivar outras pessoas, mas nos automotivar é algo muito mais difícil. Quando "o bixo pega", apenas algumas palavras são suficiente para repor nossa motivação. Realmente, é algo muito estranho. O que importa, no entanto, é que não podemos ficar desmotivados por muito tempo sob o risco disso virar algo muito mais perigoso, como desânimo.

Resumo da ópera - Dificuldades e falta de motivação são figurinhas carimbadas na vida de qualquer concurseiro, inclusive dos sérios. Se não conseguimos nos auto motivar, não há nenhuma vergonha em pedir ajuda para outras pesssoas. O negócio, meus amigos, é "keep walking".

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———

Resultado da promoção "Vale a pena ler de novo"

A ganhadora dessa promoção foi a Fernanda Zanchi com o seguinte comentário:

Artigo: Vencendo Gigantes
Link: http://concurseirosolitario.blogspot.com/2008/08/vencendo-gigantes.html
Assunto: Motivação
Autor(a): Concurseira Malu, publicado por Charles
Data: 05/08/2008

Quando a gente estuda para concursos, há muitos gigantes que temos que vencer. Todos os dias eu tenho um gigante na minha cabeça que me preocupa, fazendo até com que meu desempenho seja prejudicado. Hoje penso que mais de 7.000 pessoas vão se inscrever no concurso; amanhã penso que estou na luta há menos de um ano, e já há aqueles que estão há 4 anos e sabem muito mais que eu; depois de amanhã, eu leio em um fórum de concurseiros debates sobre questões que eu nunca nem ouvi falar; no outro dia, eu vejo que planejei estudar uma coisa, e não estou dando conta; aí no outro, o concurso dos meus sonhos (a onda perfeita) está em cima da hora, e se eu não passar agora, sei lá quando terá outro... e por aí vai...

Isso desanima, muuuito. Nessas horas (como agora), eu entro no blog, coloco uma palavra chave, pesquiso e leio algo aleatório. Faço uma oração e peço pra que eu volte a ter motivação. Penso na expressão de meus pais quando forem me assistir na posse, no palácio da justiça. Tento fingir que está tudo bem... mas no fundo, está tudo bem ... amanhã é outro dia.

Parabéns, Fernanda!

———«»———«»———«»———


8 Response to "keep walking, concurseiro"

  1. Unknown says:

    Olha, sinceramente, mas desanimar porque existe fraude em concurso parece desculpa pra não estudar. Tá, fraudes infelizmente acontecem, mas a maioria esmagadora ainda passa licitamente... simples assim. Concursos gritantemente ilegais que só aprovam determinadas cartas marcadas existem sim, principalmente estaduais com prova oral, mas são minoria. Quem presta esses concursos sim tem razão para desanimar.

    D'Muller says:

    Sinceramente, amo esse blog!
    Pequenas frases, pequenos artigos mas de grande impacto para minha vida,aqui aprendi o que é um concurseiro sério,aprendi- keep walking, que podemos nos dar apenas um minuto para sentir dor e pena de nós mesmos,aprendi que nas pequenas vitórias estão os maiores guerreiros,aprendi que a onda certa vai passar....Que coisa boa é isso aqui.Me sinto forte e com uma certeza no coração, vou vencer!!!!
    "Maior que querer é lutar"

    Anônimo says:

    O mundo não é um lugar perfeito. É frio, é sujo, e vai bater muito forte sempre. As coisas não funcionam sempre como deveria ser, e se ficarmos nos queixando disso, o tempo passa diante de nossos olhos e não faremos nada. Se há um firme propósito de coração, no sentido de se chegar a algum lugar, temos de lutar, e lutar sempre, sempre mesmo, até que cordeiros se tornem leões, não retroceder jamais em nossos intentos, suportar tudo e perseverar, pois as coisas ficam complicadas, mas temos de agüentar, ser determinados, e continuar em frente, sem colocar a culpa nisso ou naquilo. Só covardes fazem isso, e um sério concurseiro não é covarde, ele é bem melhor do que isso.

    Quando a motivação cair, sugiro que assistam filmes, mesmo que sejam apenas os finais. Comigo sempre funcionou, sempre mesmo. Não por acaso, no parágrafo acima fiz questão de colocar várias frases, de vários filmes. Recomendo alguns:

    - À Procura da Felicidade
    - Uma Mente Brilhante
    - Mãos Talentosas
    - Gênio Indomável
    - Rocky Balboa (é o último filme da série)
    - Homens de Honra
    - Duelo de Titãs
    - Desafiando Gigantes
    - Forrest Gump

    Existem tantos outros, mas esses são meus favoritos. Mesmo épicos, que não quis colocar na lista, consigo “adaptar” para o contexto dos concursos, da preparação, da batalha, da luta dia a dia, e das vitórias.

    Um bom fim de semana a todos, fiquem em paz! ^^

    Nico says:

    Ótimo texto,

    simples,direto e bem escrito!
    parabens charles!

    saudacoes

    Nico says:

    Ótimo texto,

    simples,direto e bem escrito!
    parabens charles!

    saudacoes

    Nico says:

    Ótimo texto,

    simples,direto e bem escrito!
    parabens charles!

    saudacoes

    Anônimo says:

    Abram os olhos!

    São 16 anos de fraudes em concursos públicos investigados em 1 ano? Há inúmeros detalhes que não foram divulgados...

    A casa vai cair para muita gente e isso é a minha injeção de ânimo!

    Caso contrário, o país inteiro e nós, concurseiros decentes, estaremos perdidos!

    Anônimo says:

    Fraudes em concursos podem levar a mudança de regras, diz Bernardo

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/06/fraudes-em-concursos-podem-levar-mudanca-de-regras-diz-bernardo.html

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards