RESENHA - "Raciocínio Lógico Simplificado" de SÉRGIO CARVALHO e WEBER CAMPOS

Para os concurseiros que têm dificuldades em aprender e estudar a (até certo ponto injustamente) temida matéria de Raciocínio Lógico, preparamos uma resenha muito especial.

Autores: Filho, Sérgio de Carvalho; Campos, Weber
Editora: Campus
Volumes: 02 (dois)
ISBN-10: 85-352-3853-0
ISBN-13: 978-85-352-3853-2

Estudar Raciocínio Lógico sempre foi um martírio para mim. Sempre.

A ponto de simplesmente evitar, ao longo da minha trajetória concurseira, participar de certames jurídicos que exigissem, em seu edital, tal matéria. Poxa, sinceramente não é nada agradável deixar de fazer algo por conta de uma limitação, ainda mais se for um obstáculo passível de ser superado.

Pensando nisso, decidi que no ano de 2011 iria enfrentar certas disciplinas que sempre me "atormentavam".

Vejam, o importante não é dominar todas as matérias, de forma absoluta e incontestável e sim reconhecer que as dificuldades são passageiras e podem ser superadas através de bons materiais e de muito treino.

Para tanto, os livros "Raciocínio Lógico - Volumes I e II" de Sérgio Carvalho e Weber Campos se consubstanciam como material essencial para os concurseiros que, como eu, necessitam conhecer e aprender, devidamente, essa disciplina tão importante para nossa aprovação.

Realmente são obras de referência no universo concurseiro que, a propósito, podem ser utilizadas para a preparação para todos os concursos públicos que exigem, eu seus editais, conhecimentos dessa disciplina (nível técnico ou superior que exija tal conhecimento).

Vamos conhecer seus autores?

WEBER CAMPOS é mestre em Engenharia das Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro e professor de Raciocínio Lógico em diversos cursos preparatórios para concursos públicos. Sabe o que diz!

SÉRGIO CARVALHO, por sua vez, é engenheiro mecânico pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, é auditor fiscal da Receita Federal. Concurseiro de sucesso!

Após estudar a disciplina por meio da metodologia apresentada pelos autores, descobri um "outro" Raciocínio Lógico. E eu, que sempre achei essa disciplina "nada" lógica, hoje a aprendo cotidianamente de maneira verdadeiramente simplificada e eficaz. Realmente me surpreendi!

Ambos os volumes da coleção fazem parte da "Série Provas e Concursos" da Editora Campus/Elsevier, contendo, respectivamente, 464 páginas, divididas em 09 capítulos (Volume I) e 688 páginas, dividas também em 09 capítulos (Volume II). Como sempre digo, a "Série Provas e Concursos" padroniza muito bem o tipo de papel empregado na confecção do livro, que é de fácil leitura e que não cansa rapidamente, com fontes e espaçamentos que contribuem para o aprendizado. Tudo para melhorar ainda mais a performance das Obras.

Os índices de ambos os livros podem ser visualizados, gratuitamente, no site da Editora, mas adianto que trazem em seu bojo os tópicos mais cobrados nos variados concursos públicos em que o Raciocínio Lógico é exigido, tais como:

VOLUME I

. Fundamentos da lógica
. Equivalência da lógica e negação das proposições
. Diagramas lógicos
. Lógica da argumentação
. Implicação lógica
. Verdades e mentiras
. Associação lógica
. Conjuntos
. Quantificações

VOLUME II

. Análise combinatória
. Probabilidade
. Sequências lógicas de números, letras, palavras e figuras
. Problemas lógicos com dados, figuras e palitos
. Problemas lógicos
. Raciocínio matemático - matemática básica
. Matrizes, determinantes e sistemas lineares
. Geometria básica
. Trigonometria

Além disso, a proposta das obras é interessantíssimo porque, visivelmente, se preocupa em fazer com que o concurseiro seja capaz, após utiliza-la, de raciocinar o exercício proposto e resolve-lo através de dinâmicas de aprendizado facilitadas. Ora, há muitos livros de Raciocínio Lógico que trazem as matérias exigidas sem comentar a resolução dos problemas abordados, o que, quase que invariavelmente, deixa o concurseiro confuso e sem ter ideia de como resolver as questões que nos são colocadas à prova.

Para tanto, além de abordarem a teoria da disciplina, também contêm - em seu Volume I - 200 questões comentadas e 300 exercícios propostos e - em seu volume II - 500 questões comentadas e mais de 450 exercícios propostos.

É muito exercício! E o melhor: muitos exercícios comentados, que realmente fazem a diferença por ocasião do aprendizado!

Querem um exemplo?

(FCC/ICMS-SP/2006) Considere a proposição "Paula estuda, mas não passa no concurso". Nessa proposição o conectivo lógico é:

a. Disfunção inclusiva.
b. Conjunção.
c. Disfunção exclusiva.
d. Condicional
e. Bicondicional

SOLUÇÃO:

O enunciado traz a seguinte proposição composta:

"Paula estuda, MAS não passa no concurso".

Ela é formada por duas proposições simples: 1º) "Paula estuda"; e 2º) "Paula não passa no concurso". Sabemos que quem une as proposições simples para formar uma proposição composta são os conectivos. E os tipos de conectivos existentes são: E, OU, OU...OU, SE...ENTÃO, SE E SOMENTE SE. Qual desses conectivos poderia substituir a palavra MAS na proposição acima?

Observe que a proposição informa dois aspectos sobre Paula: que ela estuda e que ela não passa no concurso. Portanto, o conectivo que melhor substitui a palavra MAS é o conectivo E. Efetuando a substituição teremos:

"Paula estuda E não passa no concurso".

Podemos tomar como regra geral que a palavra MAS (e as demais conjunções adversativas: porém, entretanto, contudo etc.) escrita em uma sentença pode ser substituída pelo conectivo E.

A proposição composta que usa o conectivo E para interligar os seus termos é chamado CONJUNÇÃO. Daí, a resposta é a ALTERNATIVA B.
Raciocínio Lógico Simplificado - Volume I - página 21).

Como vocês podem perceber, as questões tracejadas em ambas as Obras são comentadas de maneira inteligível e extremamente útil. É sabido que o aprendizado, quando vem acompanhado de abordagem prática - tal como a resolução de um exercício - é mais fecundo e dura mais, portanto, estudar Raciocínio Lógico através de Obras que primem por tal mister, realmente é essencial!.

A par do exercício proposto, Paula estuda e UM DIA PASSARÁ NO CONCURSO (sic) - ainda mais quando tem à disposição livros de extrema qualidade e conscientes de promover um aprendizado que se utilize de ótimos comentários e "traduza" termos matemáticos e lógicos, simplificando e auxiliando o concurseiro. E aí eu diria que não só a Paula pode e será aprovada, mas também o Charles, a Raquel, o Cleber, o Fontenele e todos os leitores, queridos, desse blog.

RESUMO DA ÓPERA - Posso dizer, com sinceridade, que existiam 2 raciocínios lógicos para mim. Antes e depois dessas obras, pois aprendi com elas a desmistificar a matéria, ao aprender de forma simples e através de comentários de exercícios brilhantes e de fácil compreensão.

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———



0 Response to "RESENHA - "Raciocínio Lógico Simplificado" de SÉRGIO CARVALHO e WEBER CAMPOS"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards