Mais uma vez a mesma velha história ... afff

Bacen anula seis questões devido a plágio
Cesgranrio diz que perguntas já haviam sido usadas em outro concurso

Essa manchete aí em cima do site do CorreioWeb (clique aqui para ler), bem como outras similares, abalou o mundo dos concurseiros que, como eu, prestaram prova do concurso do Banco Central (Bacen) no último domingo. Tudo bem que anular questões é infelizmente normal em provas de concursos públicos, o problema é que no caso da prova do Bacen para analista, a Cesgranrio, banca (des)organizadora anulou nada mais nada menos que quatro das dez questões da prova de português, além de mais algumas de outras matérias, ou seja, anulou metade da prova de português!

Segundo Larissa domingues, jornalista do CorreioWeb, "A Cesgranrio soltou um comunicado informando que irá anular, por meio de um novo edital, seis questões da prova do Banco Central (BC) para os cargos de técnico e analista. O motivo? Foi comprovado que algumas perguntas das avaliações já tinham sido utilizadas em outros concursos".

PLÁGIO - s.m. Ação do plagiário; cópia, mais ou menos disfarçada, de obra alheia.

Ainda segundo a mesma jornalista, "No comunicado, a Cesgranrio diz que apurou que a responsabilidade por tal erro é dos membros das bancas elaboradoras e que tomará todas as medidas cabíveis".

"Quando se rouba de um autor, chama-se plágio; quando se rouba de muitos, chama-se pesquisa." - Wilson Mizner

Já escrevi um artigo aqui no blog onde externava meu misto de espanto e indignação de como bancas de concursos públicos, tecnicamente empresas aptas a tanto organizar os concursos quanto preparar as provas, que ganham muiiiiito bem para isso (segundo fontes não confirmadas, a Cesgranrio recebeu R$30 milhões para organizar esse concurso) e têm tempo de sobra para preparar as provas, podem se dar ao luxo de plagiar questões, incluir nas provas questões mal formuladas, sem respostas, com mais de uma resposta, ou seja, é uma falta de competência que deixa no chinelo a tão criticada incompetência de muitos servidores públicos e políticos!

Até que não gastei muito para prestar essa prova, digo na viagem para São Paulo, algo em torno de R$200,00, já que não moro longe da capital paulistana e fiquei na casa de amigos. Mas o mesmo não aconteceu com muita gente que teve de viajar longe, de avião, para prestar essa prova, gastou com hotel, taxi. Uma menina da região norte gastou quase dez vezes mais que eu nesse investimento que está se revelando uma canoa furada ... e ela vai ficar no prejuízo ... e terá de gastar o dobro se a prova for anulada e ela optar por prestar uma possível nova prova desse concurso!

E há também várias outras acusações de irregularidades, como de fiscais que não exigiram documento de identidade para permitir que pessoas prestassem a prova, aceitando tão apenas a folha impressão do cartão de inscrição, ou seja, sem identidade qualquer pessoa poderia fazer prova no lugar de um candidato, banheiros sem fiscais, dando margem para possíveis fraudes, gente saindo com os cadernos de prova, o que para a maioria não foi permitido ... prova disso, segundo muitos, está no fato de um conhecido jornal voltado para concursos públicos (que não é nem o Jornal dos Concursos ou o CorreioWeb) ter divulgado a prova e gabarito preliminar em seu website ainda no domingo, sendo que as provas somente foram disponibilizadas no site da banca na segunda-feira.

De qualquer modo está clara a falta de lisura e transparência nesse concurso, que se não tiver a prova anulada e outra remarcada (Deus queira que com outra banca, dessa vez uma séria), ficará, irremediavelmente, marcada como M A R M E L A D A.

Resumo da ópera - Sinceramente, concursos organizados pela tal da Cesgranrio, para mim, nunca mais!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.



2 Response to "Mais uma vez a mesma velha história ... afff"

  1. Camisa 9 says:

    Cara hoje é a Cesgranrio, amanhã será outra e daqui a pouco não haverá empresa boa pra se fazer um concurso com decência e lisura!

    Tem de haver mudança da parte desses contratos com essas empresas que se dizem grande, mas que agem como empresas-fundo-de-quintal mesmo, sabe!

    Ridículo!

    Bruno Maciel says:

    Pois é, Charles, aconteceram muitas coisas parecidas no TRE-PE. Desde denuncias de fraudes até locais de provas que não existiam (imagine, vc ir fazer a prova e a escola/faculdade simplesmente não existir no endereço que consta no cartão). Quem fez foi a Conesul, que inclusive não poderia, pois não tinha registro no Conselho Regional de Administração de Pernambuco.
    Eu,que sou de Salvador, gastei uma grana para ir fazer a prova e agora, caso haja realmente uma nova prova ( com uma nova organizadora, ao que tudo indica), não sei se poderei ir fazer, pois não tenho quase 1000 reais para gastar novamente.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards