Dicas para quem fará prova da OAB amanhã

Aproveitando o ensejo de poder escrever antes da 2ª Fase do Exame Nacional Unificado da OAB, o qual ocorrerá neste domingo (amanhã, dia 28/02), de acordo com notícia veiculada pelo Jornal dos Concursos (clique AQUI para ler), trago a vocês algumas dicas valiosas que me foram repassadas quando da minha vez e, para não estressá-los, o artigo será bem leve!

Dica nº. 01: Cada um tem um jeito seu de se preparar para uma prova importante; alguns, como eu, preferem não tocar mais nos cadernos na véspera do exame; outros optam por estudar até o último minuto possível; você escolhe aquilo que melhor se encaixa. Porém, faço um aviso: o melhor a se fazer é passar o olho naquilo que você sabe, pois há uma possibilidade muito grande de você se desesperar ao ver alguma matéria que não estudou. Todavia, se você tiver muito autocontrole, fique à vontade em ver as matérias que não estudou com muito afinco.

Dica nº. 02: Separe o material. É algo fácil para fazer, e muitos nem contam como passos a darem quando o assunto é prova por serem organizados por natureza. Porém, não deixe para fazer isso no último instante, pois o único prejudicado será você. Separe tudo aquilo que você pode levar no dia da prova. Um conselho: não leve somente o material diretamente ligado à matéria que você escolheu para fazer. Leve todos os códigos possíveis, pois há muitos assuntos (cito, por exemplo, a questão prejudicial em processo penal onde há discussão na seara cível), onde há uma conexão muito forte com outros ramos. Por isso, o protagonista é o código da matéria que você escolheu! Mas leve também os personagens secundários.

Dica nº. 03: Na hora da prova, dê uma olhada nela inteira. Leia o problema da peça prática e faça um esquema: coloque no rascunho os pontos principais, as teses mais importantes e as secundárias; as fundamentações, tanto legais, quanto jurisprudenciais, PRINCIPALMENTE sumulares. Depois leia as questões e decida a ordem: se fará primeiro a peça e deixará as questões para depois ou o contrário. Quando fiz, resolvi primeiro as questões e depois parti para a peça.

Dica nº. 04: Se for levar algo para comer, não encha a sua mesa de comida. Além de sujar os livros e, principalmente a prova, irá atrapalhá-lo no manuseio das coisas. A prova tem duração máxima de 5 horas, então algumas barras de cereais e uma garrafa de água já serão suficientes.

Dica nº. 05: LEIA AS INSTRUÇÕES COM CUIDADO E ESTEJA ATENTO AO QUE O FISCAL DA SALA ESTIVER FALANDO! Parece algo bobo, algo sem importância, porém a título de exemplo que aconteceu na minha prova, uma pessoa (e o pior é que eu conhecia a dita cuja), após tentar 4 primeiras fases havia passado na segunda fase; contudo, errou ao preencher a folha da peça; ela entrou em desespero! Chamou o fiscal, começou a chorar, e o fiscal disse que não podia fazer nada, pois nem corretivo pode ser utilizado para emendar o erro. Tenha cuidado ao preencher as folhas! Lembre-se: só falta um passo para você se tornar advogado! Seja cauteloso nesta hora!

Dica nº. 06: Tenha calma e faça a prova numa boa! Se você é ansioso ou fica muito nervoso e estressado na hora da prova (uma amiga minha demorou mais de vinte anos para ser aprovada na OAB! Ela saía das segundas fases que fez e tinha que se dirigir ao hospital para tomar soro de tão nervosa que ela ficava), faça exercícios de relaxamento. Massagear pontos estratégicos (como a ponta da orelha), ajudam e muito a relaxar. Inspirar e respirar de forma profunda também auxilia a tranquilizar. Tenha pensamentos positivos! E seja otimista até o final.

Última dica: Faça o seu melhor! Independente do seu resultado, faça a prova empregando o que você tem de excelente. Seja atento a tudo! E seja também honesto! O Examinador tem anos e anos de experiência. Pode ter certeza que ele sabe quando você está sendo técnico e jurídico, ou quando você está tentando enrolá-lo. E lembre-se: o Examinador não te conhece! Então, coloque tudo, mesmo que seja a coisa mais óbvia para você (como, por exemplo, que o direito penal é pautado pelo princípio da anterioridade), tomando o cuidado, é claro, de ver o espaço disponível e o tempo. Por fim, não rasure! Use o mágico “digo”. Por exemplo: “O Acusado não fez, digo, não cometeu o delito que lhe está sendo imputado”. O texto fica muito mais limpo e muito melhor para examiná-lo.

Resumo da ópera - Aos queridos leitores que farão a 2ª Fase do Exame da OAB domingo, desejo-lhes uma excelente prova! Espero que realmente sejam aprovados e, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, principalmente a Seccional de São Paulo, dou às boas vindas à instituição que, conforme o artigo 133, da Constituição Federal, é indispensável à Administração da Justiça! Boa Prova!!

Jerry Lima, um Concurseiro Profissional.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

1 Response to "Dicas para quem fará prova da OAB amanhã"

  1. Camisa 9 says:

    Belas dicas pros bacheréis!
    Eu aindo não estou nessa fase, mas é bom ir aprendendo antes e suas dicas servem pra todos concursos, né!

    Abx

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards