Alguns comentários rápidos

- Ontem estava lendo na nova edição da Revista Concurso em Foco uma notícia sobre um projeto de lei que entre outras coisas prevê a proibição das bancas de concursos públicos de cobraram em prova matérias que não tenham nada a ver com as atividades dos cargos oferecidos.

Torço para que essa lei seja aprovada. O que já vi de babozeira ser exigida dos candidatos em provas de concursos públicos não é brincadeira. Querem um exemplo? Onde já se viu cobrar na matéria de Recursos Humanos o tópico "Recrutamento e Seleção" se na administração pública isso se dá via concurso público! Na matéria de Administração de Empresas há uma diversidade de tópicos do mesmo naipe ... e em tantas outras matérias o mesmo ocorre.

Realmente é muito injusto obrigar os candidatos a estudarem com afinco um punhado de tópicos de matérias que nunca serão usados no exercício dos cargos públicos em questão. Haja paciência.

- Recebi o email de uma concurseira leitora do blog perguntando se não vamos mais publicar o videocast. A resposta é que vamos, sim, o problema é a falta de tempo. Explico. Um videocast além da gravação demanda edição, o que envolve cortes, inserção de musiquinha, abertura e tal. Como não sou especialista na coisa, acabo demorando um pouco para fazê-lo. Como esse mês tive de dar um gás nos estudos por conta da semana de folga após a prova do Bacen, não tive tempo de mexer com videocasts, que voltarão a partir da próxima semana.

- Saiu hoje no CorreioWeb (clique AQUI para ler a notícia inteira):

PRF entrará na Justiça para que Funrio devolva taxas de inscrição

Quem achou que a novela da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava perto do fim, se enganou. Um novo capítulo surgiu: o órgão vai entrar na Justiça para reaver os valores arrecadados pela Funrio com as taxas de inscrição do concurso.

A decisão foi tomada porque a PRF precisa dos recursos para dar continuidade ao certame. O assessor nacional de comunicação do órgão, inspetor Alexandre Castilho, explica que sem previsão orçamentária, a polícia fica impedida de prosseguir com a seleção.

Conheço alguns concurseiros que já estão a beira de um ataque de nervos por conta desse concurso, com o qual sonharam por tanto tempo, estudaram com tanta seriedade e determinação, e pelo qual agora sofrem como condenados.

Putz, deveria já existir uma lei que determinasse que se a banca ferrou com um concurso público, que repasse ao órgão ou entidade que está realizando o concurso o valor auferido com o recebimento das taxas de inscrição num prazo, digamos, de 30 dias e que esse órgão ou entidade use a grana apenas e tão somente para contratar outra organizadora num prazo de, digamos também, 60 dias!

E essas novelas são longas, meus amigos. Se rolar nova prova ainda esse ano será uma sorte danada para os concurseiros que são protagonistas nessa história.

- Agora uma constatação que serve também como puxão de orelha. Em nossa primeira promoção no mês passado, quem quisesse concorrer às duas "cestas" de livros oferecidas deveria apenas enviar um email, postar uma frase de reply num post em nossa comunidade no Orkut ou nos enviar um tweet. Pois bem, rolou mais de 1.500 inscrições ... afinal de contas, muito fácil se inscrever (e não duvido que vários concurseiros deixaram o princípio da moralidade de lado e se inscreveram mais de uma vez com o email da namorada, da mãe, do irmão, ..., enfim).

Na promoção desse mês implementamos um formulário de inscrição maneiro que centraliza as inscrições em um banco de dados (muito mais prático para nós), e também a inscrição agora depende da resposta a uma pergunta, "Porque você precisa tanto desses livros?". E com isso o número de inscrições diminui sensivelmente.

Acreditamos que isso está acontecendo por dois motivos. Em primeiro lugar que bolar uma boa resposta para uma pergunta desse tipo não é lá tão fácil. Em segundo lugar porque se bolar uma resposta já não é tão fácil, bolar várias respostas para poder se inscriver usando o nome da namorada, do irmão, do tio, ..., é menos fácil ainda. O importante é que vocês participem para ganhar!

- Saiu ontem no site do Jornal dos Concursos (clique AQUI para ler a notícia inteira):

Funrio marca nova prova para analista técnico

A Funrio divulgou nota informando que será realizada, em 11 de março, nova prova para o cargo de analista técnico administrativo do concurso do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que oferece 566 oportunidades de nível médio e superior.

A prova para analista técnico administrativo foi anulada devido à irregularidades na aplicação do exame em Boa Vista (RR), onde provas foram entregues com atraso e sem lacre aos concurseiros. Diante do incidente, o Ministério Público Federal (MPF) na ocasião entrou com ação pedindo a suspensão do concurso.

Essa novela pelo menos está andando. Lembro-me bem desse concurso, prestei-o para o cargo de Agente Administrativo. O problema é que essa nova prova será daqui a duas semanas praticamente e a notícia pegou muitos candidatos de surpresa. Uma amiga que prestou prova para o cargo agora está com a seguinte dúvida, "E agora, reviso a matéria para essa prova, ou continuou estudando para o concurso que estou inscrita com prova marcada para o final do mês?". Eu não queria estar no lugar dela!

Resumo da ópera - Hoje não estava muito inspirado para escrever um artigo padrão, então preferi mesmo comentar algumas coisas com vocês. Mas isso é legal, varia um pouco o que vocês lêem aqui no blog. Bom final de estudos para todos e NÃO DEIXEM de fazer sua inscrição em nossa promoção, usem o formulário aí em baixo.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

1 Response to "Alguns comentários rápidos"

  1. Camisa 9 says:

    Videocasts são legais...estamos aguardando e quanto a prova da PRF só lamentos...Não a fiz porque ela não é mais nível médido, mas meus pêsames pra quem a fez...

    Bem pensando sobre o concurso! Já mandei minha inscrição...apenas 1x e 1 e-mail!

    Resumo da ópera: Vario bem respondendo algumas perguntas e comentando algumas informações.

    Bons estudos, garera!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards