Uma nova geração de concurseiros

Quando comecei a estudar para concursos públicos a pouco mais de dois anos atrás, claro que já existiam fóruns e comunicades de concurseiros, alguns famosos até hoje e desde então muito movimentados. Só que havia uma diferença muito grande comparando aquela época com o que verifico atualmente, uma diferença marcante no tocante aos concurseiros novatos.

Antes, porém, acredito ser preciso definir esse "concurseiros novatos" para evitar qualquer mal entendido. Tenho por mim que quando alguém decide e começa estudar para concursos públicos, automaticamente torna-se concurseiro. Só que nos primeiros dois, três ou até quatro meses de estudo, o concurseiro ainda não pode ser dito nem sério, nem "mais ou menos" comprometido e muito menos falso. Só depois desse período inicial e das atitudes frente às primeiras derrotas em provas de concurso, é que o concurseiro irá revelar como será ao longo de sua luta nessa guerra. Então, concurseiros novatos são os que estão nesses primeiros meses de estudo, em sua fase de formação, de primeiro contato com o "estudar para concursos públicos".

Pois bem, quando comecei a estudar para concursos, esses fóruns e comunidades tinha, praticamente, três tipos de usuários e, também, três tipos de reação a esses tipos de usuários, uma verdadeira hierarquia. Vejamos.

Concurseiros veteranos - Responsáveis pelas "altas" discussões desses fóruns e comunidades, respeitados, ouvidos, tidos como verdadeiros "mestres dos magos" no assunto estudar para concursos públicos.

Concurseiros de experiência média - Apesar de não serem ainda respeitados como os veteranos, já eram, pelo menos, suportados nas tais "altas" discussões, e tinham discussões entre entre eles, das quais os veteranos se consideravam bons demais para participar.

Concurseiros novatos - Completamente ignorados e que deveriam ssentirem-se privilegiados por terem permissão de fazer parte desses fóruns e comunidades como ouvintes.

Ou seja, concurseiros novatos apenas ouvintes na grande comunidade concurseira da Internet brasileira, limitando-se a absorver informações e terem suas dúvidas respondidas indiretamente nas discussões que aconteciam.

Claro que isso era muito prejudicial para esses concurseiros em "início de carreira", visto que sendo ignorados em suas dúvidas, demoravam muito mais para ganhar maturidade, e tinham de quebrar muito mais a cabeça para descobrir por conta própria coisas que concurseiros com mais experiência e, principalmente, veteranos já sabiam fazia muito tempo.

Parte da culpa por esse "status quo" que durou por tanto tempo foi culpa dos concurseiros novatos de então, cuja maioria simplesmente aceitava tal situação sem discutir.

Hoje as coisas mudaram e muito. Vejo isso aqui no próprio blog. Estamos no ar desde o segundo semestre de 2007 e digo para vocês que apesar de encorajarmos os novatos a tirarem conosco suas dúvidas, a participarem da nossa comunidade no Orkut para isso e tudo o mais, apenas a partir do ano passado, ou seja, um ano e meio despois que nosso primeiro post foi ao ar, é que notamos uma presença crescente de dúvidas de concurseiros novatos nos emails que recebemos e nas dúvidas postadas em nossa comunidade do Orkut, fenômeno esse que intensificou no segundo semestre do ano passado. Também notamos isso acontecendo em outras comunidades e fóruns concurseiros, inclusive dos famosos que citei.

Pois bem, isso deixa claro que há uma nova geração de concurseiros, nascida a partir do ano passado (2009), uma geração muito mais curiosa e que não está nem aí para o antigo "status quo" concurseiro. Isso é muito bom, uma vez que concurseiro novatos mais bem informados terão muito mais chances de tornarem-se concurseiros sérios, o que em termos de renovação dos quadros da administração pública brasileira é excelente, visto que a meta final é termos uma grande maioria de servidores públicos honestos e comprometidos substituindo as parcelas "podres" de servidores que não estão nem aí para a ética administrativa e não pensam duas vezes antes de entuchar maços de dinheiro sujo de propina em meias, cuecas, calcinhas, e Deus mais sabe onde.

Resumo da ópera - Não é a toa que no Concurseiro Solitário sempre combatemos o "status quo" concurseiro estúpido que existia e tratamos com a mesma atenção concurseiros novatos, mais experientes e veteranos. Hoje temos imenso prazer em responder com o máximo de presteza as dúvidas de concurseiros novatos leitores dos blog que recebemos e sempre será assim, afinal de contas, também já fomos novatos um dia, cheios de dúvidas e inseguranças, e não nos esquecemos disso, nem iremos nos esquecer.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



3 Response to "Uma nova geração de concurseiros"

  1. Concordamos plenamente!

    Que bom que, como você mesmo disse, existem outras referências para os estudos de todos! =)

    Achamos que a palavra de ordem não é a "vivência e/ou experiência" mas sim a "colaboração"! ----- Ninguém sabe tudo! Os que acreditam que sabe são puros ignorantes (fato este que remete ao ditado: "a instrução leva à ignorãncia!")! Quando todos trabalhando juntos cada um tem mais chances de atingir e conquistar o que almeja!


    Belo post! Grande abç e até mais! Vimos o mesmo pelo Twitter (sempre é bom informar aonde buscamos tal informação)! =)

    Camisa 9 says:

    Realmente interessante esses dados e que bom em que vivemos nesses tempos de maior divulgação de informações entre os concurseiros!
    Que assim os concursados se tornem mais informados, honestos e mais instruídos e que cada vez vejamos menos corrupções por aí!

    *Nem sabia que existia esse tal Atari 5200, mas tirando o Wii todos os outros consoles eu já joguei! E só tive o Master System 3 da época do Mega e o Snes quando a galera já tinha o PS1 rs

    Agora entendo porque me sinto tão bem por aqui...

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards