Somos todos diferentes

Desde sexta-feira estava pensando em como complementar o poema da Raquel Monteiro publicado ontem aqui no blog, mostrando o "lado escuro da lua", ou seja, o contrário do que ela mostrou em seus belos versos, que nós, concurseiros, também somos diferentes uns dos outros.

Hoje abri o blog e graças a um post no shoutbox feito por um leitor, descobri como tocar nesse assunto. Ele postou um trecho da letra da música "Ninguém" da banda sucesso no início dos anos 90 Engenheiros do Havaí:

"Há tantos quadros na parede
há tantas formas de se ver o mesmo quadro
há tanta gente pelas ruas
há tantas ruas e nenhuma é igual a outra."

Sim, lutamos na mesma guerra tendo como objetivo sermos empossados em um bom cargo público, só que isso não quer dizer que somos todos iguais em todos os pontos, que lutamos iguais, que sofremos iguais.

Não sou muito afeito a generalizações justamente por conta da diversidade de realidades em qualquer situação, ainda mais quando o assunto é estudar para concursos públicos. É falso afirmar que "concurseiro que estuda dez horas por dia é concurseiro sério", afinal de contas não adianta nada estudar longas jornadas de forma errada e/ou como material de estudo errado. Também é falso afirmar que "quem estudar apenas algumas horas por dia não tem chance de passar em bons concursos públicos", já que se o concurseiro estudar de forma otimizada, com técnica, de forma orientada e com o melhor material disponível, terá chances, sim, chances muito boas de abocanhar boas vagas e concursos concorridos.

É sabido que diferentes pessoas reagem de forma diversa a diferentes métodos e materiais de estudo. Um livro que é fácil de entender e estudar para algum, se mostrará para lá de confuso para outros. Estudar a noite para alguns é a melhor hora do dia para aprender e memorizar, enquanto para outros é o inferno na terra.

E qual a moral de toda essa falação? Simples, há por aí muito concurseiros, mas muitos mesmo, que simplesmente não consideram essas diferenças inerentes e achando que somos todos iguais em tudo, se obrigam a estudar por livros com o qual não se adaptam, em horários que não são os melhores para si, insistindo em lançar mão de técnicas de estudo com a qual não se dão bem. Parou geral, galera, as coisas não são assim. Carros são todos iguais em termos genéricos, são máquinas de quatro rodas e motor à combustão que nos levam daqui para ali, mas isso não quer dizer que dá para rodar tranquilamente com uma Mercedes usando nela rodas de Fiat Palio.

Resumo da ópera - Enfim, somos todos iguais, enquanto somos todos diferentes ... pensem nisso.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



1 Response to "Somos todos diferentes"

  1. Camisa 9 says:

    Alguns posts são feitos no dia de sua publicação pelo visto. Haja inspiração e "amizade" com as palavras pra deixar expresso aquilo que se quer falar!

    "Cada um é igual com suas diferenteças..." Éric :p

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards