Tempo, tempo, tempo, mano velho

Veja o Decreto do Chefe do Poder Executivo Federal: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6558.htm

Ficou instituído o horário de Verão. Boa oportunidade para ver, na prática, uma das competências do Presidente da República, qual seja, a de editar decretos. Apesar de a publicação datar de 2008, entrou em vigor no último domingo.

Para boa parte do país, tal medida representa uma medida de significativa economia energética. Possibilita um entardecer mais longínquo e dias prazeirosos ao ar livre.

Para alguns concurseiros como eu, isso representou uma tremenda bagunça no relógio biológico. Realmente, a coletividade deve ser beneficiada e eu dou a mão à palmatória. Afinal, nós, concurseiros, não somos a maioria. A finalidade do horário de verão, de fato, é legítima. Só é meio incômoda para mim nesse período de adaptação.

Minha rotina foi muito afetada por esse horário. Eu me senti perdida por diversas vezes, sem noção das horas. Isso porque é importante que concurseiro tenha rotina e que seja muito obediente a ela. Precisamos ter horário para começar a estudar, comer, dormir, enfim, tudo. Isso cansa demais. Eu já fico cansada com a minha extenuante rotina semanal e agora preciso dar conta de mais essa! (risos) Meu relógio biológico parece um cuco maluco de desenho animado (risos).

Outro impacto que o horário de verão traz para os concurseiros diz respeito àqueles que farão prova nos próximos meses. Muitos sabem, ou deveriam saber, que os estados da Região Norte e Nordeste não estão sob a égide do horário de verão. Somando-se a isso, uma parte do Brasil tem outro fuso horário, o que muda significativamente a diferença de tempo entre os estados em horário de verão e os em horário comum. Veja em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e7/Timezones2008.png

Bem, isso que eu acabei de explicar afeta e muito concurseiros que precisam se submeter a horários rígidos para realizarem provas de concurso. Estou falando de concurseiros que viajam de um estado para outro, enfrentam o cansaço e ainda precisam se adaptar ao novo horário. Faço o alerta porque nem todo mundo fica atento às orientações dos editais de concurso quando se referem ao início de prova com "horário de Brasília". Muitos de nós não gostamos de ler o certame, mas para isso, todo cuidado é pouco. Fique atento sobre onde você realizará sua prova nos próximos meses e sobre o horário, sob pena de nadar e morrer na praia: não fazer seu concurso. Portanto, tenha atenção ao horário que vigora no estado em questão!

Resumo da Ópera - Concurseiro tem de se adaptar a tudo. Deve mudar seus horários, estudar com afinco, manter-se bem etc, etc, etc. Enfim, é como aquele número circense de equilibrar os pratinhos. Todos devem se manter rodando e não podem cair no chão. É complicado, mas não há outro remédio. Vou precisar de um tempinho para me adaptar à minha nova rotina, mas sei felizmente que não é nada impossível.

———«»———«»———«»———

Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.



———«»———«»———«»———

Clipe do dia



A música de hoje é sobre o tempo, nosso mano velho.

0 Response to "Tempo, tempo, tempo, mano velho"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards