Rumores

É fato que na guerra dos concursos públicos encontramos muitas coisas desagradáveis de lidar, algumas por serem chatas, outras por serem problemáticas, outras por serem trabalhosas, mas tenho por mim que as piores são aquelas que mexem diretamente com nossas esperanças, entre os quais estão os maledetos rumores.

Vejamos o que nosso velho amigo dicionário define como sendo rumor. “Informação não confirmada ou enganosa. Boato”. Sim, meus amigos, rumor é um nome diferente para nosso velho conhecido boato.

Vou lhes dar um exemplo prático de como a coisa funciona.

Tempos atrás prestei o concurso da ANAC e meu nome estava na lista de classificados para analista (nível superior) e técnico (nível médio), até aí nenhuma novidade. Para analista não estou em uma posição lá muito confortável, mas para técnico a figura era outra e minha colocação é bastante confortável. Então veio o tal decreto (?) que limita a Administração Federal a nomear apenas 1,5 vezes o número de vagas previstas no edital, ou seja, quem tiver sido classificado além desse número, bem, passa a estar desclassificado. Para Analista nada de chance de nomeação, mas para técnico a coisa muda de figura, estou entre os felizardos 45 passíveis de nomeação.

Nesse cenário a esperança toma conta desses 45 concurseiros, exceto, claro, os que já foram nomeados para algum outro cargo e nem pensam mais em ANAC. O tempo passa, a esperança não morre, continua-se lutando, estudando, prestando provas. Então, um belo dia, alguém num fórum desse concurso surge com uma notícia de parar o trânsito. Deus sabe como essa pessoa descobriu que há no MPOG um pedido da ANAC para a realização de um novo concurso para a seleção de novos servidores para praticamente os mesmos cargos do concurso que prestei. Hummm, vamos às conclusões mais ou menos lógicas. Esse pedido deve ser decorrência direta do tal decreto, já que a agência deve estar planejando contratar mais pessoal que o tantos permitidos pela limitação do decreto, ou seja, mais de 45 técnico, daí tal pedido de autorização de novo concurso. Agora, se há aquela disposição legal de que novos aprovados em concurso para determinado cargo somente poderão ser nomeados após todos os aprovados em concurso anterior para para o mesmo cargo terem sido todos nomeados, isso significa que os 45 felizardos serão mesmo felizardos e estão na eminência de serem todos nomeados.

Sacaram como um rumor mexe profundamente com as coisas? De uma notícia que pode ou não significar alguma coisa, esse punhado de 45 concurseiros esperançosos já fizeram saltos conclusivos e estão convencidos de que serão todos nomeados breve, breve. Isso, sim, é um rumor, uma informação não confirmada, com grande potencial de ser enganosa … um boato, afinal.

Gente, só quem já passou pelos efeitos de um rumor assim sabe como a coisa mexe com a cabeça. É algo muito primal que não dá ouvidos para a lógica, para o bom senso. Você se enche ainda mais de esperança e ponto final, não importa o quanto diga para si mesmo que tudo não passa de rumores e que é para manter a cabeça fria.

Claro que nem sempre os rumores são tão bons e muitas vezes são negativos, daí o efeito sobre a esperança é totalmente inverso, afetando terrivelmente a motivação. São os casos de rumores de fraude, de anulação de concursos, de redução no número de nomeados e por aí vai.

Resumo da ópera – Rumores concurseiros não são novidade e sempre vão existir. Infelizmente não há como escapar de alguns deles e muito menos manter a cabeça fria por mais que se saiba que são apenas rumores. De qualquer forma, se você já está preparado para quando eles surgirem, pelo menos sentirá um pouco menos seus efeitos, o que já é melhor que nada.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




———«»———«»———«»———

Amigos, estou vendendo alguns livros para concurso, a maioria nova e sem uso, que poderá ser mais útil para outros concurseiros do que para mim que uso outro material de estudo. O envio é por minha conta para qualquer lugar do país. Se alguém quiser ficar com todos, dou um desconto legal. Interessados enviem um email para concurseirosolitario@gmail.com

Microsoft Excel XP (Série Estudo Dirigido) - André Luiz Manzano e José Augusto Manzano - Editora Érica - Semi-novo - Novo custa R$69,50, estou vendendo por R$25.


0 Response to "Rumores"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards