Rumores de fraude ... haja paciência

Ontem o CorreioWeb, website do respeitado jornal Correio Brasiliense que tem uma seção voltada para concursos públicos que é referência para os concurseiros, divulgou uma notícia preocupante para quem prestou o concurso do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) no último final de semana, eu incluído (clique aqui para ler a notícia completa).

Por conta de problemas na aplicação das provas para o cargo de Analista em Raraima, o Ministério Público Federal do estado que a anulação das provas do concurso. Nas palavras do jornal:

“O MPF/RR considerou que aconteceram graves irregularidades durante a aplicação das provas, no último domingo (11/10), na Escola Estadual Monteiro Lobato, em Boa Vista, e encaminhou recomendação, nesta quinta-feira (15/10), ao subsecretário de Planejamentopara que proceda a anulação do concurso.

Também foi enviada recomendação à Presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), para que procedam a elaboração de novas provas”.

Pois bem, parece que a coisa é mesmo séria e dado o histórico recente da banca (problemas com o concurso do Ministério da Justiça, Polícia Rodoviária Federal, Enem, …), não duvido que as provas em todo o país e para todos os cargos sejam mesmo anuladas e os candidatos sejam convocados a prestar nova prova mês que vem.

Numa dessas dou graças a Deus por não ter gasto muito para prestar essa prova, algo em torno de R$150 contado deslocamento, alimentação e tal, mas tem gente que gastou muito mais, visto que a prova foi realizada apenas nas capitais dos estados. Um amigo que participou do concurso do ano passado da Polícia Rodoviária Federal, aquele com vagas para a região norte, gastou quase R$1.000 para prestar a prova em Brasília, mas por conta de indícios de fraude a prova foi anulada e os candidatos foram convocados para fazer nova prova. Ele teve de gastar mais R$1.000 na brincadeira e desistiu de tentar receber o que gastou da primeira vez na Justiça porque custaria mais caro mover a ação.

Mas tirando o gasto financeiro, a dúvida para quem se encontra nessa situação de incerteza é se deve se voltar a estudar as matérias do concurso. Acho que tudo vai depender se o concurseiro tem ou não outra prova de concurso marcada. Eu, por exemplo, tenho prova da Dersa no comecinho de novembro e, sinceramente, não vou comprometer meus estudos para esse concurso por conta dessa incerteza. Agora, se o concurseiro não tem concurso marcado, então vale a pena continuar estudando para uma possível nova prova.

Estava conversando ontem com uma amiga sobre o assunto, ela também prestou prova para o MPOG para ambos os cargos, e concordamos que no caso de uma nova prova ser marcada, muita gente deverá desistir de prestar, principalmente quem foi mal da primeira vez, além das pessoas que terão outras provas para a mesma data ou que desencanarão de totalmente desse concurso.

Resumo da ópera – É a primeira vez que presto um concurso com chances reais de ter as provas anuladas e devo dizer que a incerteza que estou experimentando é pior do que imaginava. Só que, infelizmente, essas coisas acontecem e temos de lidar com elas da melhor forma possível.

———«»———«»———«»———

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




———«»———«»———«»———

Último livro para concursos que estou vendendo. Esse é para estudar para as provas de informática. Estude por esse livro e não erre mais questões de Excel. Interessados enviem um email para concurseirosolitario@gmail.com

Microsoft Excel XP (Série Estudo Dirigido) - André Luiz Manzano e José Augusto Manzano - Editora Érica - Semi-novo - Novo custa R$69,50, estou vendendo por R$25. O custo de envio pelo Correio eu pago.

1 Response to "Rumores de fraude ... haja paciência"

  1. Camisa 9 says:

    Aconteceu comigo 1x. Bem, no meu caso, como não tinha outra prova marcada eu voltei a estudar pra prova e até melhorei meu resultado, mas ainda assim não foi suficiente para passar numa posição boa, afinal muitos como eu também devem ter aproveitado a anulação da prova e estudado melhor. Alguns vão bem de novo e outros vão mal na 2º vez...acontece...

    Que nem em 2005 no caso da Máfia do Apito...

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards