Para fechar o assunto netbooks/notebooks

Para fechar o assunto do uso de netbooks e notebooks no estudo para concursos públicos sobre o qual discorri nos últimos dois dias, nada melhor que responder a algumas perguntas pertinentes feitas pelos leitores do blog.

Como o espaço aqui é curto, responderei nesse artigo apenas as perguntas que considero de “dúvida geral”, as outras enviadas por e-mail ou via shoutbox responderei diretamente para quem as enviou.

Vamos lá.

Você acha que a fixacão do assunto fazendo resumos no notebook é a mesma coisa do que escrevendo NA MÃO? Eu tenho minhas dúvidas, acho que escrevendo a mão o cérebro grava melhor, meio que mais ou menos a ideia do brainstorm. (Mmachado)

Pessoalmente acho que isso vai depender muito da pessoa e do costume da pessoa. Tive um professor na época da faculdade que ministrava uma matéria que sempre tinha um volume absurdo de matéria para estudar para as provas, então ele fazia o seguinte, cada aluno poderia levar uma cola oficial, digamos assim, de um lado de uma folha de sulfite digitada em tamanho 11. A lógica dele era que para fazer uma boa cola em espaço tão reduzido diante da quantidade de matéria, os alunos teriam de estudar muito bem para saber o que colocar lá ou não colocar e que, no final, a cola serviria mais como uma chave de memória que como cola mesmo. E não é que ele tinha razão! Acho que é a mesma coisa com estudar com notebook, no final você acaba estudando até melhor por poder transcrever passagens dos textos que estuda ao invés de ter de resumir tudo ao máximo para poder ganhar produtividade escrevendo.

De qualquer forma, depende muito da pessoa mesmo. Além disso, estudar com um notebook não significa abandonar totalmente os resumos à mão, nada disso. Há tópicos da matéria que são melhores resumidos em fluxogramas, por exemplo, que ainda são muito mais fáceis de fazer com lápis e papel do que no computador.

Estou mesmo pensando em comprar um netbook. Tenho um dinheiro guardado que dá para isso, mas fico pensando se não seria melhor guardar para pagar inscrições de concursos ou comprar algum livro que precise. O que você faria no meu lugar (Marta)

Essa é uma questão muito pessoal, que deve ser considerada com muito cuidado. Se essa grana for sua única reserva financeira e você não puder contar com o apoio de ninguém para te ajudar a bancar inscrições de concursos e livros para estudar, então não há sentido em gastar tudo com um netbook. Agora, se lhe sobrar grana suficiente para essas coisas ou você puder contar com o suporte financeiro de alguém para isso, então você pode considerar seriamente a ideia de investir em um desses equipamentos. Analise com cuidado sua situação e então decida o que é melhor, tendo em mente que um netbook ou notebook é um plus nos estudos, mas não é indispensável, em sua falta dá muito bem para usar lápis e papel.

Devido ao fato do NETbook ter uma processador menos portente do que a maioria do NOTEbook, ele faz mais barulho (o típico secador de cabelo)? (Infinito)

Isso vai depender muito do modelo de netbook. O que testei, um Acer, era tão silencioso quanto meu notbook, mesmo com a ventoinha que refrigera o processador ligada. Mas já li que alguns modelos são bastante barulhentos. Tudo vai depender, também, da carga de trabalho a que o aparelho é submetida. Quando se está numa biblioteca usando o processador de texto e talvez a Internet junto, não haverá sobrecarga do processador e, portanto, a ventoinha trabalhará numa velocidade próxima a mínima. De qualquer forma é bom prestar atenção nesse aspecto antes de decidir que marca e modelo comprar.

Ter a Internet sempre tão perto não pode ser um problema para os estudos, digo, o concurseiro pode acabar querendo ver o e-mail, algumas notícias e tal, no final o tempo perdido surfando na web pode ser grande. O que você acha disso? (Walkiria)

A Internet estará, sim, disponível se o concurseiro estiver em um hotspot (área com Internet sem fio disponível) e tiver acesso a ela, ou então se usar um modem 3G, mas como o primeiro geralmente existirá somente em casa e o segundo ainda é muito caro para o que oferece, no final o concurseiro não terá assim tanto acesso à Internet. Mas, de qualquer forma, mesmo que tenha temos de contar que use da disciplina para estudar quando deve estudar e deixar para navegar na Internet por lazer quando for hora de lazer. E se o cara é um concurseiro sério, é também discipliando.

Resumo da ópera – Pois bem, pessoal, encerro aqui esse assunto. Como disse na resposta para a Marta, veja o netbook ou notebook como um meio de ganhar produtividade nos estudos e não como uma ferramente indispensável. Estudei durante muito tempo fazendo meus resumos com papel e lápis e aprendi muito com isso. Agora, se você puder investir na compra de um desses equipamentos, faça tranquilamente, pois o ganho de produtividade nos estudos mais que compensa o investimento financeiro.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




———«»———«»———«»———

Amigos, estou vendendo alguns livros para concurso, a maioria nova e sem uso, que poderá ser mais útil para outros concurseiros do que para mim que uso outro material de estudo. O envio é por minha conta para qualquer lugar do país. Se alguém quiser ficar com todos, dou um desconto legal. Interessados enviem um email para concurseirosolitario@gmail.com

Microsoft Excel XP (Série Estudo Dirigido) - André Luiz Manzano e José Augusto Manzano - Editora Érica - Semi-novo - Novo custa R$69,50, estou vendendo por R$25.

0 Response to "Para fechar o assunto netbooks/notebooks"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards