Recomeçar

Passei por um período meio estressante nos últimos tempos. E isso me fez pensar.

Como se eu precisasse carregar todo o peso do mundo em minhas costas, sobretudo com a proximidade do final do ano, e a idéia de que acabando um ciclo temporal (do calendário), algumas metas devem sempre ser cumpridas.

E como isso nos sobrecarrega (!), não é mesmo?

Por isso é importante considerar que faz parte da preparação do concurseiro cuidar do próprio coração, porque a intranqüilidade não raras vezes prejudica o processo de aprendizagem. Bom, prejudica quase tudo.

E assim, meio que sem querer e até de forma inconsciente, nos transformamos em pessoas sem paciência, que descontam certos sentimentos de angústia e ansiedade em outras pessoas (talvez aquelas que mais amamos), e que nem sempre estão dispostas a reconhecer o valor dos recomeços.

Parece que o concurseiro, apenas por ser concurseiro, carrega dentro de si a necessidade de se levar mais a sério do que qualquer outro, e se pressiona de forma excessiva, para cumprir objetivos para os quais talvez nem esteja preparado (e digo uma preparação mais emocional do que intelectual, algumas vezes).

Então eu resolvi parar e recomeça.

Eu não acredito, pessoalmente, na mudança absoluta de vida e conceitos apenas por que a cor do calendário se alterou, mas o final do ano sempre me proporciona uma auto-análise. Um recomeço verdadeiro é aquele que ocorre dentro de nós, com nossas escolhas e decisões particulares, e que só depois de fincados em nossa alma, é que se exteriorizam, em qualquer época do ano, leia-se.

Não é incomum concurseiros sérios passarem por renovações periódicas. E é até esperado e necessário que tal ocorra.

E de uma pessoa aparentemente angustiada e até meio nervosinha (temporariamente), voltei a me sentir e a ser reconhecida, como sempre fui, como uma mulher de bem com a vida, pacata de uma forma bastante positiva, cujos conflitos estão bem resolvidos dentro de si e que pode passar pelo mundo enfrentando as adversidades, mas confiante da posição que ocupa para si mesma.

Tranqüila e consciente de que esse esforço que às vezes maltrata, será motivo de um sadio orgulho no futuro. No fundo, passada a tempestade, todos nós pensamos assim. E se ainda não pensamos, também é um fato que devemos incluir em nossa jornada.

E nesse processo de morrer e nascer novamente, o que me chamou atenção é que também não é raro que surja um sentimento de culpa e desaprovação para si mesmo. Como se, além de sermos estudantes-modelo, concurseiros-modelo e uma série de adjetivos incoerentes que nós mesmos inventamos para nós, ainda fosse um “absurdo” se permitir errar e estar mal por certos períodos.

Sem perceber que, na verdade, são esses momentos que nos tornam capazes de olhar para dentro de nós, dos nossos conflitos e medos, e enfrentá-los (!) efetivamente.

Porque só se reconhece, verdadeiramente, a força do nosso próprio coração (aquele coração que queremos tanto zelar) em momentos de pressão e de pesar, sem os quais, repito, não aprendemos a melhorar e a recomeçar.

Por isso não sintam culpa por não estarem no auge dos 100% o tempo todo. Não se martirizem por terem medo. Mas não se deixem vencer por tais sentimentos e sensações. Porque, nosso cérebro é tão perfeito e se empenha tanto em realizar os comandos que preceituamos, que acabamos por criar ilusões e dificuldades que talvez nem existam, e nos privamos de batalhar por nosso futuro.

Li algumas vezes neste blog que não podemos entender as dificuldades concurseiras como exclusividade da própria vida. E digo isso novamente hoje. Todos nós temos problemas a serem resolvidos, e a grande maioria deles é a própria motivação para a preparação para concursos públicos. Todos necessitamos de tempo de estudo e persistência para se chegar aos mesmos objetivos. E todos nós precisamos de colo e cafuné às vezes. É normal. E é bom, acreditem. Reconforta.

RESUMO DA ÓPERA - Se todos nós passamos por isso e enfrentamos esses momentos de solidão e de “seca intelectual”, ou seja, se essa é uma variante presente na vida de todos aqueles que se decidem por pagar o preço de aprender, então eu digo a vocês que nem todos chegam ao final da jornada. Mas os que enfrentam o único e verdadeiro concorrente, que é a si mesmo, esses sim são aprovados, não só no concurso dos sonhos, mas no concurso da vida.

PAULA OLIVEIRA é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

R E S U L T A D O

A ganhadora da Promoção "Ser concurseiro é ..." é a concurseira Fê Carol com a frase:

"SER CONCURSEIRO É ... passar estilete nas brochuras dos livros muito pesados, e encaderná-los em pequenas partes com menos folhas, para ler mais facilmente enquanto anda."

Com essa frase a Fê Carol ganhou uma camiseta do blog + um ótimo livro para auxiliar em seus estudos para concursos públicos. Parabéns!

———«»———«»———«»———
Novo concurso de redações do blog

Ano passado lançamos no blog um concurso de redações que fez muito barulho entre nossos leitores. Em algumas semanas recebemos muito mais redações do que esperávamos e a seleção dos ganhadores foi dureza. Até hoje publicamos alguns dos melhores textos enviados, para vocês terem ideia da qualidade do material que recebemos.

Pois bem, a fim de fechar com "chave de ouro" o aniversário de três anos do blog, lançamos a segunda edição desse concurso de redações, dessa vez com premiação "vitaminada". Teremos cinco pacotes de prêmios, 03 (três) para os melhores textos enviados, que serão escolhidos pelos colunistas do blog, e outros 02 (dois) por sorteio entre todos os que inscreveram redações no concurso.

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus algum.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 15/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———


1 Response to "Recomeçar"

  1. Thiago Magoo says:

    Adorei esse texto, principalmente pelo momento que eu estou passando. Passei em um concurso escada e pedi para sair. Não em adaptei a função. Hoje estou estudando na faculdade o que eu gosto, estagiando no que eu gosto e estudando sem pressa, com paciência para o meu objetivo final, que é concurso de nível superior, na minha área.

    Obrigado e bom 2011 para todos.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards