Estudar ou descansar nesse fim de ano?

"Segunda-feira, sem qualquer aviso, a empresa onde trabalho comunicou aos funcionários que teremos as próximas duas semanas de férias coletivas porque será preciso trocar toda a rede de computadores. Essa semana foi de trabalho dobrada e cansou bastante. Estou inscrito no concurso do STM e agora estou na maior dúvida se nessas duas semanas devo aproveitar para descansar e estar preparado para o começo do ano que também será de trabalho dobrado, ou se devo aproveitar para esudar o máximo possível. O que vocês aconselham?"

É engraçado como concurseiros têm uma forte tendência a serem "8 ou 80", ou seja, uma pessoa de extremos que estuda tudo ou nada, que se dedica o máximo ou nada, que acredita que vai passar absolutamene ou nada ... é tudo tudo ou nada. Só que as coisas não precisam ser assim.

De um lado temos que a prova do STM (Superior Tribunal Militar) está marcada para o final de Janeiro de 2011, portanto não há muito tempo para estudar, apenas cinco semanas, tempo esse que não pode, de maneira alguma ser disperdiçado por quem está estudando sério para esse concurso e está realmente disposto a se preparar para disputar uma das vagas oferecidas entre o seleto grupo de concuseiros melhores preparados.

De outro lado temos o cansaço acumulado do ano todo, que nessa época se faz mais presente que de costume, ainda mais para quem enfrenta jornada dupla (trabalhar e estudar) ou mesmo tripla (trabalhar, cuidar da família e estudar), que torna o descanço uma necessidade premente, urgente.

Pois bem, nesse cenário o melhor é não partir para o "8 ou 80", o "vou estudar o máximo que puder e não importa que fique exausto" ou o "vou descansar e os estudos que me perdoe". Nada disso. O melhor é montar um esquema de estudo e descanso que atenda às duas necessidades. Vejamos no caso desse concurseiro que enviou a perguntar. A partir de amanhã (sábado) ele estará de folga e só volta a trabalhar dia 3 de Janeiro de 2011.

18 - 19/12 - Final de semana - Descanso total;
20/12 - Segunda-Feira - Estudo total;
21/12 - Terça-Feira - Descanso total;
22/12 - Quarta-Feira - Estudo total;
23/12 - Quinta-feira - Descanso Total;
24/12 - Estudo total;
25 - 25/12 - Final de semana - Descanso total;

... e repete-se o mesmo esquema de "estudo e descanso" na próxima semana.

Notem que quando digo "descanso total" quero dizer nem olhar para os livros, o máximo que se deve fazer é ler um ou dois artigos aqui no blog, claro e indispensável. Quando digo "estudo total" digo estudar das 8 da manhãs às 6 da tarde com parada de uma hora para almoço e dois intervalos de 15 minutos, um no meio da manhã e outro no meio da tarde.

Lançando mão de um esquema desses, na semana se estudará três dias e se descansará quatro dias, ou seja, há mais descanso que estudo, o que é ótimo e suficiente para relaxar bastante, e, acreditem, esses três dias de "estudo total" darão um impulso aos seus conhecimentos para enfrentar provas de concursos públicos que vocês não imaginam.

Resumo da ópera - Quase sempre é possível conciliar o trabalho, o descanso e os estudos, basta boa vontade e disposição para sacrificar o que seja necessário sacrificar. O importante é nunca deixar de estudar, algo fatal para qualquer concurseiro, principalmente para os que têm prova com data marcada.

———«»———«»———«»———

Novo concurso de redações do blog

Ano passado lançamos no blog um concurso de redações que fez muito barulho entre nossos leitores. Em algumas semanas recebemos muito mais redações do que esperávamos e a seleção dos ganhadores foi dureza. Até hoje publicamos alguns dos melhores textos enviados, para vocês terem ideia da qualidade do material que recebemos.

Pois bem, a fim de fechar com "chave de ouro" o aniversário de três anos do blog, lançamos a segunda edição desse concurso de redações, dessa vez com premiação "vitaminada". Teremos cinco pacotes de prêmios, 03 (três) para os melhores textos enviados, que serão escolhidos pelos colunistas do blog, e outros 02 (dois) por sorteio entre todos os que inscreveram redações no concurso.

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus algum.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 15/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



0 Response to "Estudar ou descansar nesse fim de ano?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards