Alegria! Hoje é Natal!

Hoje não tratarei de técnicas de estudo ou de formas de memorização. Também não darei dicas de dia de prova ou de como aprender redação. Afinal, hoje é um dia santo. Um dia muito especial. Contudo, também não deixarei de tratar dos concursos públicos. Conciliar dois temas aparentemente opostos é uma tarefa difícil, mas tentarei.

Infelizmente nas últimas décadas, o Natal veio aos poucos perdendo seu sentido primordial, e cedendo espaço à investidas economicistas. De outro modo, quase ninguém mais se importa em promover a solidariedade, o desapego, e a praticar atos de amor que nos relembrem do significado dessa data (essa semana tivemos um bom exemplo aqui no blog com o post “Promova o desapego”)

Então, hoje, a proposta de meu texto é um pouco diversa.

Conta à história que 3 reis magos seguiram uma estrela e foram adorar um Menino que acabara de nascer. Um Menino que mudaria a Humanidade. E levaram presentes: ouro, incenso e mirra, extremamente valiosos e que representavam todo o afeto que sentiam e a esperança que nascia com aquele pequeno ser.

Todos nós carregamos muitas coisas em nossos corações, e nessa época do ano, não é raro nos questionarmos a respeito dos rumos de nossa vida, de nossos estudos, bem como o que se fará de nosso futuro. É normal que nos sintamos assim.

E por tantas vezes podemos nos perguntar, na pequenez das nossas vidas, o que poderíamos nós presentear a esse Menino que fosse à altura de sua grandeza, e nada nos ocorre, porque simplesmente não nos convencemos do nosso valor perante Ele, e continuamos chateados, pensando no que será feito de nossas vidas e o quanto ainda estamos longe de tudo aquilo que, supomos, deva acontecer.

Talvez não tenhamos ouro. Talvez nos falte o incenso. Talvez não possamos arcar com a mirra. Mas todo esse simbologismo nos lembra que o ouro de nossos atos de coragem, o incenso de nossos sacrifícios diários e silenciosos e a mirra de nossa sincera disciplina, podem e devem servir como valioso presente nesta data.

É dia de agradecer.

Agradecer porque tivemos um ano inteiro com saúde para nos dedicar aos estudos. Agradecer porque vivemos em um país cujo sustentáculo de Estado Democrático de Direito se baseia na meritocracia para o provimento de cargos públicos, e temos paridade de forças para alcançar essa nossa meta. Agradecer porque ainda que não tenhamos um sobrenome importante, a vida e a sorte ganha, temos força, perseverança e muita vontade de vencer por próprios méritos, não porque queremos ser melhores, mas sim porque temos boas causas a defender.

Agradecer porque não estamos sozinhos, e ainda que tenhamos que enfrentar duras batalhas, continuaremos sendo acompanhados por aqueles que amamos, e que nos amam inteiramente.

Que nesse Natal, muito mais que festa, boas comidas e lugares bacanas, possamos reconhecer, com humildade de propósito, o verdadeiro significado desse dia. Que possamos olhar para nossa vida, e presentear como forma de gratidão, tudo aquilo que nos foi caro e difícil de viver nesse ano.

Todos os concursos prestados, que se transmutaram em aprendizado. Todas as horas de estudo árduo e difícil. Todas as quedas, e as eventuais vitórias, do mundo dos concursos, ou de nossa história pessoal.

E assim nos sintamos renovados para iniciar um novo ciclo de estudo. Um novo ano, que não nasce da mudança de calendário, mas de um pequeno Menino, que pode ter mudado a História da Humanidade, e que de repente, pode me tocar aqui dentro, onde ninguém mais alcança.

Nosso ouro, incenso e mirra... nossos presentes e sinais de força de vontade em vencer.

Alegria! Hoje é Natal!

PS: Com esse texto não quis, de nenhuma forma, ser excludente ou desrespeitar o posicionamento religioso de quem quer que seja. Espero que não fiquem chateados.

PAULA OLIVEIRA é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




0 Response to "Alegria! Hoje é Natal!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards