Concursos: se não fizermos, como sabê-los?

Muitas vezes, até o concurseiro mais centrado fica em dúvida. Tudo parece obscuro. É o momento em que surgem as inseguranças. O concurseiro vira filósofo e questiona o antes, o agora e o depois, como diria Peninha.

Começa a se questionar sobre suas opções de vida. Pensa que está fazendo tudo errado, que fez as piores escolhas. Não sabe mais se deve continuar teimando naquilo que quer ou se deve tomar outro rumo. Fica pensando que já poderia estar empossado se tivesse ouvido seu “eu” interior.

Pensa em como errou. Avalia que não deveria ter ouvido pessoa X e ter ouvido o conselho Y. Ou pensa que não deveria ter ouvido ninguém. Ou se arrepende de não ter estudado como deveria num momento em que só curtiu a vida. Ou se arrepende de ter se sentido pouco confiante num momento em que seria essencial para para estudar e ter sucesso. Enfim, pensa demais!

Alguns resolvem mudar o rumo dos estudos e ficam se perguntando sobre se aquilo será melhor. Duvida sobre se aquela terá sido a melhor escolha para sua vida. Percebam que não estou me referindo a uma única pessoa, mas a um punhado de pessoas cujas vivências cruzam com a minha. São amigos, são leitores. Todos nós, concurseiros, temos dilemas muito semelhantes.

Onde desejo chegar? Bem, quero dizer-lhes que nem sempre a gente tem como prever como será lá na frente. Temos como consultar nossos corações, saber se estamos felizes com as escolhas, as estratégias que fazemos. Temos como saber algumas consequências a que nossos rumos conduzem, mas não todas.

Por isso, parafraseio: “se não fizermos, como sabê-los?” O que não dá é para ficar no imobilismo, deixando a vida passar, deixando as oportunidades passarem por nós. Não podemos ter medo de viver, medo de errar. Deixar de fazer algo porque acha que pode errar é pior que o erro em si.

O discurso parece vago, mas não é. Ele se aplica àquela prova que você se inscreve e depois resolve deixar de fazê-la porque julgou não estar preparado. Aplica-se à mudança de foco no estudo para concursos. Como por exemplo, deixar de tentar Magistratura para tentar área policial. Aplica-se também à decisão de lagar emprego para estudar ou voltar ao mercado de trabalho para custear os estudos.

A vida não tem regra. Não tem receita de bolo. Você precisa consultar seu coração às vezes para tomar as decisões corretas. De vez em quando, precisará arriscar e errar para aprender com esse fato e rumar ao sucesso.

Resumo da Ópera – Concurseiro tem a teimosa mania de querer controlar o futuro.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
Novo concurso de redações do blog

Ano passado lançamos no blog um concurso de redações que fez muito barulho entre nossos leitores. Em algumas semanas recebemos muito mais redações do que esperávamos e a seleção dos ganhadores foi dureza. Até hoje publicamos alguns dos melhores textos enviados, para vocês terem ideia da qualidade do material que recebemos.

Pois bem, a fim de fechar com "chave de ouro" o aniversário de três anos do blog, lançamos a segunda edição desse concurso de redações, dessa vez com premiação "vitaminada". Teremos cinco pacotes de prêmios, 03 (três) para os melhores textos enviados, que serão escolhidos pelos colunistas do blog, e outros 02 (dois) por sorteio entre todos os que inscreveram redações no concurso.

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus algum.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 15/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———




0 Response to "Concursos: se não fizermos, como sabê-los?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards