Depressão ... Ajuda a um leitor

Dia desses, fui procurada no e-mail do blog por causa de um artigo antigo que escrevi sobre o mal da depressão nos concurseiros. Por isso, leitores, quero muito reiterar a importância de conhecer mais sobre o assunto. Afinal, muitos caem no ostracismo depois de um longo período de estudos sem ver muitos resultados práticos. Vamos combinar, é uma barra estudar para concursos, não é? Por isso, vamos ajudar a quem precisa.

Olha, essa doença é conhecida como o mal da modernidade e é vista por muitos com preconceito. Só que ela sempre existiu. Há registros de pesquisas realizadas por psiquiatras, relatando que a doença sempre existiu, mas só ultimamente as pessoas a reconhecem como tal. Isso porque a medicina evoluiu muito e tem tratado de problemas de saúde mental cada vez mais sofisticados.

O preconceito é porque os leigos pensam que o doente fica assim por querer. Acham que o depressivo é um preguiçoso e não quer se curar. E na verdade, não é bem assim que as coisas são. Ou você conhece alguém que gosta de sofrer? O doente, na verdade, tem dificuldade para encontrar a cura. As pessoas que são mais próximas a ele devem fazer todo o possível para ajudar.

O doente precisa muito de apoio. Necessita de compreensão nos seus momentos de quietude ou de desabafo. Precisa ser estimulado a não desistir e a levantar a própria auto-estima. Convém praticar esporte, se isso for possível. O que conforta é que essa é uma situação passageira e que é vencível. Muitas pessoas do meu conhecimento venceram a depressão. Basta fazer as coisas certas para tal.

Outra coisa: o doente precisa procurar ajuda médica. Vá a um psiquiatra da sua confiança e não tenha preconceito. Esses profissionais sabem o que estão fazendo e não são maluquinhos, como as pessoas gostam de dizer. É muito importante seguir exatamente o tratamento que o médico prescrever.

Se ele recomendar psicoterapia e puder fazer, não deixe isso de lado. Pode ajudar muito. O psicólogo faz com que as pessoas reordenem os próprios pensamentos de forma coerente. Afinal, o ser humano é cheio de contradições.

Se não puder custear esse tratamento, procure hospitais e clínicas de psicologia de universidades em sua cidade.

No mais, no cerne da questão que leva à depressão eu lhes digo o que sempre é discutido no blog. A preparação para os concursos é um processo lento e gradual. A gente demora a aprender. Os resultados aparecem de forma muito devagar. É um trabalho quase invisível. Só que, se não desistirmos, um dia tudo se concretizará. Não é fácil acreditar nisto, mas é a mais pura verdade. Vale a pena batalhar pelos próprios sonhos. Há inúmeros casos de sucesso espalhados pela internet e dentro do nosso próprio blog. Todos venceram enormes barreiras. Basta renovar sempre seu propósito e se comprometer com ele.

Resumo da Ópera - A depressão acontece, mas pode ser vencida. Acredite nisto! Tenha força!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Depressão ... Ajuda a um leitor"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards