Concurseiro - qual é o seu objetivo?

Diariamente acompanho com certa preocupação, muitos colegas concurseiros reclamam incessantemente da falta de motivação para os estudos. Vejo que muitos deles não conseguem exatamente porque lhes falta algo muito importante e principal motivador que é simplesmente ter um único e verdadeiro objetivo, algo concreto, que sirva de combustível para alimentar essa tal motivação. Sem isso é quase impossível ter êxito numa empreitada rumo a um cargo público ou qualquer outro projeto de vida.

Antes mesmo de começar a estudar é muito importante e imprescindível se questionar a respeito do seu objetivo.

Veja este questionário que montei com perguntas e respostas sobre o assunto:

1. Qual é o meu objetivo?

R - Passar em um concurso público.

2. Eu preciso disso?

R - Sim!

3. Por quê?

R - Porque preciso ter um emprego estável, segurança e independência financeira.

4. Isso vai me fazer feliz, Por quê?

R - Muito! Porque vou me realizar profissionalmente, ter uma família, ajudar as pessoas através das funções do cargo que irei desempenhar.

5. O que me impede de realizar esse sonho?

R - Eu mesmo! Não tive atitude suficiente para começar minha caminhada.

6. O que farei para mudar isso?

R - A partir de hoje, vou mudar de estação, vou sintonizar uma frequência otimista e positiva acerca do meu objetivo. Chega de desculpas esfarrapadas! Chega de auto sabotagem!

A partir desse questionamento é possível vislumbrar possíveis falhas na sua caminhada e, por conseguinte, tomar medidas necessárias para corrigi-las, além é claro, descobrir qual é mesmo o seu objetivo, para que finalidade mesmo você está estudando.

Veja alguns pontos positivos quando se tem um objetivo:

1) além da motivação, um objetivo é capaz de orientar aonde queremos realmente chegar (ponto de partida e ponto de chegada);

2) ele ajuda a ter mais “P2D” (planejamento, disciplina e determinação) e foco centrado;

3) Quando se tem um objetivo tudo fica mais prazeroso e envolvente. Não existe tanta cobrança e nem aquela rotina estafante, desgastante (aquela mesmice ininterrupta de estudos);

Portanto, ter um objetivo é o mesmo que se apaixonar, ter um desejo para alcançar um propósito, um fim. Porém, é necessário agir como um apaixonado, lutar para que esse desejo se torne realidade. Uma boa dica é ter fotos ou imagens daquilo que você criou como seu objetivo (automóvel, casa, sítio, contracheque do cargo pretendido etc.). Colar em vários locais do seu ambiente de estudo (nas paredes, no banheiro, nas contracapas dos livros, no espelho, na agenda, no teto), inconscientemente e quase sem perceber, isso ajuda a despertar mais o interesse e atrair pensamentos positivos, principalmente naqueles dias de baixíssimo rendimento e pensamentos de desistência (isso funciona de verdade).

Resumo da ópera - Não importa o tamanho do seu objetivo. Seja a realização profissional, a estabilidade financeira, ajudar a família, comprar uma casa, veículo, ou simplesmente fazer aquela viagem dos seus sonhos. O importante mesmo é que você tenha um objetivo e lute por ele, porque o seu desejo lhe mostrará os meios e no final, todo esforço e dedicação valerão à pena.

Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa”. (Mahatma Gandhi)

Fontenele é um concurseiro que está cada vez mais perto do seu objetivo.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

2 Response to "Concurseiro - qual é o seu objetivo?"

  1. Lucas Lopes says:

    Olá, Gostei muito do blog. Vejo que você tem muitos argumentos para redigir cada poster seu, então, é isto que eu estou precisando pra eu ter muitas palavras em meu vocábulario.
    Obrigado!

    Nellybatera says:

    É verdade! Na difícil caminhada de concurseiro ou vestibulando é vital a existência de elementos motivadores, ambição e objetivo! Pois somente sabendo aonde se quer chegar é que saberemos se estamos andando ou não. Para mim, a cada dia, o que fica mais claro, é algo que foi implicitado neste post: "O maior inimigo do concurseiro não é o tempo, não é os homicidas de sonho, tão pouco a concorrência! O nosso maior inimigo, somos nós mesmos!

    Oração: Senhor Deus todo poderoso! Louvado seja o seu nome para todos sempre!
    Te pesso oh Deus, que o Senhor me ajude a conquistar meus objetivos! Me a ajuda a me diciplinar, pois eu mesmo tenho sido meu próprio inimigo!
    Isso é o que te pesso e te agradeço! E que seja feita a sua vontade! Amém!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards