SOBRE ESTUDAR EM BIBLIOTECAS

Nem só um planejamento bem elaborado, uma disciplina suficiente para se manter dias e horas grudado no material de estudo e tempo de sobra, são suficientes para garantir uma boa preparação. Isso tudo pode se tornar inútil se o concurseiro não tiver um local apropriado para estudar.

E como seria um local adequado de estudos? Entendo, por experiência própria, que um local de estudo ou para uma simples leitura necessitaria no mínimo de quatro fatores:

1. Silêncio – Quanto menos barulho, mais concentração e menos perda de tempo;

2. Iluminação – Passar várias horas lendo e escrevendo necessita de boa visão, depois de 3 a 4 horas a fadiga ocular é inevitável, por isso uma boa iluminação, seja natural ou artificial, melhora bastante a concentração e a qualidade do estudo;

3. Ambiente agradável – Um local bem ventilado e com temperatura suportável (no inverno ou verão), faz qualquer estudo render muito mais;

4. Material de estudo acessível – Algumas universidades e faculdades dispõem de acervos de livros com títulos de grandes editoras e autores de diversas disciplinas exigidas nos concursos como o Direito, Administração, Português etc.,

E onde encontrar um local que reunisse tudo isso? Em casa? Sem dúvida que a nossa casa é ótimo lugar para estudar, mas ao mesmo tempo é o local mais cheio de distrações que se possa imaginar, um verdadeiro oásis para quem não consegue ficar longe da TV, telefone, bate papo na internet, geladeira acessível etc. Mesmo para quem consegue se safar disso tudo, ainda é impossível escapar da barulheira na rua e na casa do vizinho, de vendedores batendo na porta e, principalmente, dos parentes com críticas e cobranças.

Então, qual seria o plano B? A biblioteca pode ser uma boa opção para os candidatos que não conseguem estudar em casa, pois oferece as condições necessárias para o aproveitamento máximo do tempo de estudo, além de simular um ambiente igual ao do dia da prova.

Muitos candidatos relatam verdadeiros milagres depois que começaram a estudar em bibliotecas, sobretudo, de seguidas aprovações em concursos. Tudo isso se deve ao próprio ambiente que favorece a disciplina e a otimização do planejamento de estudo. Aqueles concurseiros mais focados e que estudam em tempo integral, por exemplo, agem como se estivessem trabalhando, ou seja, de segunda a sexta, chegam e saem exatamente no mesmo horário.

Para que o concurseiro otimize seu tempo de permanência estudando em uma biblioteca, destaco as seguintes dicas:

- Leve somente o material das matérias que irá estudar (planeje tudo com antecedência);

- Leve uma garrafa de água, lanche, remédio para dor de cabeça e outros itens básicos;

- Prefira as cabines individuais para evitar distrações;

- Saiba separar o estudo individual do estudo em grupo;

- Faça um intervalo de pelo menos 15 minutos entre as matérias para telefonar, conversar, ir ao banheiro e caminhar um pouco (refresca a mente e o corpo);

- Alguns aparelhos de celular já vêm com um aplicativo chamado de contador regressivo, que avisa no modo vibração;

- Reserve um dia na semana para simular o próprio dia da prova (importantíssimo).

RESUMO DA ÓPERA – Estude em casa, na biblioteca, no cursinho, no shopping ou em uma praça, o importante é que você se sinta bem nesse local, e que seu estudo seja realmente proveitoso e eficiente.

“Estudar para concurso público é uma guerra interna: Candidato x Preguiça. Ganha aquele que for mais forte e teimoso.” (Fontenele).

FONTENELE é um concurseiro que aprendeu a ser mais disciplinado e obter maior rendimento estudando em bibliotecas.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "SOBRE ESTUDAR EM BIBLIOTECAS"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards