PERSPECTIVAS PARA 2012

Olhar para trás é importantíssimo. Refletir sobre o que passou, sobre tudo o que conquistamos, vencemos, brindamos, é essencial. Igualmente é imperioso que nos orientemos a conhecer nossos erros, derrotas, tristezas, para melhorar e otimizar todas os âmbitos da nossa vida no ano seguinte.

Mas agora: chega.

Isso porque precisamos perder um pouco essa “mania” de nos debater e vivenciar aquilo que já passou. Porque parece óbvio: já passou. E agora, com um ano inteiro pela frente, precisamos compreender a leveza que é deixar tudo para trás e recomeçar.

Então eu pergunto: já pararam para analisar suas perspectivas para 2012? Além da retrospectiva, que como disse é imperiosa, já perceberam o que os aguarda no ano que vem?

Planejaram sonhos, metas profissionais, lista de boas intenções?

Sim, eu sei que a grande maioria de vocês deve achar que lista de boas intenções é uma bobagem (Drummond achava – conhecem a “Receita de Ano Novo” dele? É sensacional). Eu não concordo. Acho que mexer com esse imaginário nos faz bem. Nos dá esperança de um futuro bom, nos dá alento.

É impressionante como perdemos tempo com aquilo que já passou e que raramente tem volta. Como se tivéssemos que estar adstritos àquilo que pensamos e fizemos em 2011 ou, infelizmente, ao que conquistamos ou não.

Pois um Ano Novo se inicia. E embora seja controverso colocar no papel que vamos parar de levar uma vida sedentária, emagrecer 15 quilos (embora eu queira, ao menos, metade disso como toda mulher), ler mais, estudar mais, ir mais ao cinema, namorar mais, ficar mais com a família (...continua...), querer viver mais o presente não me parece uma resolução furada e fadada ao fracasso.

Pelo contrário. Me parece corajoso esse ato, mesmo simbólico, de deixar tudo para trás. No passado. Nas lembranças que nos motivam e nos forjam como somos, claro, mas sem tantas influências em nosso presente.

Chega de 2011. Que venha 2012, com nova vida, com cheio e gosto de pão matinal.

RESUMO DA ÓPERA - Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”. (Drummond).

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "PERSPECTIVAS PARA 2012"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards