Material para começar a estudar para concursos públicos?

O concurseiro leitor do blog Hugo Kenji pergunta:

"Eu gostaria de fazer uma pergunta, quais são os livros e apostilas com os quais eu posso iniciar meus estudos para concursos públicos? Livros virtuais são confiáveis? Desde já agradeço pelas respostas."

Uma das maiores dificuldades para quem decide estudar sério para concursos públicos é descobrir qual o melhor material de estudo que pode usar. Livros? Apostilas? Quais autores? Quais títulos? Onde comprar? Formato? Sim, são muitas as variáveis, o que torna as coisas um tanto confusas para o novato na guerra dos concursos públicos.

A fim de esclarecer melhor esse assunto, o melhor é analisar os pontos mais importantes da questão de forma independente e então amarrar tudo em uma conclusão muito prática. Vamos lá.

Livros ou apostilas? Livros sempre, apostilas nunca! Se quiser saber porque CLIQUE AQUI.

Papel ou digital? Nos últimos tempos livros e cursos digitais em PDF têm se tornado cada vez mais populares por uma sério de fatores, daí muitos concurseiros ficarem em dúvida se vale a pena investir em materiais de estudo na tradicional base de papel ou investir em materiais em formato digital. Se de um lado o segundo tipo é mais prático de transportar, além de muitas vezes ser mais barato e atual, por outro lado é menos prático de ser utilizado e transportado a não ser que o concurseiro invista em um tablet ou notebook.

Novos ou usados? Com a popularização dos concursos públicos, torna-se cada vez mais fáceis de serem encontrados livros usados de concursos públicos, os quais são vendidos por preços muito menores que livros novos. Note que essas pechinchas vales, sim, a pena de serem aproveitadas no caso de livros de edições mais recentes e de matérias que não sofram atualizações constantes por conta da mudança de leis importantes. Portanto, todo cuidado é pouco a fim de evitar que o barato custe caro.

Comprar pessoalmente ou pela Internet? Comprar pela Internet é muito prático, fácil e até mais barato que comprar em livrarias físicas. Segurança? Basta comprar de livrarias reconhecidamente sérias utilizando computadores com antivirus bons e atualizados que o risco de problemas é mínimo. Claro que em uma livraria física é possível folhear os livros e verificar se o mesmo é mesmo o mais indicado para seus estudos, além de ser possível levar o livro na hora. O que importa, no entanto, é que hoje temos as duas possibilidades que não nos deixam sem opções de comprar bons livros para estudar.

Melhores autores? É muito comum de concurseiros ficarem perdidos quando o assunto é autores de livros para concursos públicos. Quais deles são os melhores para cada matéria? Quais são os mais indicados para cada concurso? Quais os mais didáticos e os mais completos? A melhor fonte para esse tipo de informação são concurseiros mais experientes e professores de cursinho, as quais podem ser colhidas facilmente em blogs, redes sociais e fóruns concurseiros.

Melhores títulos? Do mesmo modo que são comuns as dúvidas em relação aos melhores autores de cada matéria, não faltam dúvidas no totcante aos melhores títulos de cada uma delas. Em meio à grande variedade de títulos, muitas vezes de um mesmo autor, vale a mesma dica dada no item anterior.

RESUMO DA ÓPERA - A melhor forma de começar a estudar para concursos públicos não é comprando um monte de livros, fazendo um planejamento o mais detalhado possível ou colando um poster o Chuck Norris na parede do quarto, nada disso, é se informado sobre qual a forma correta de começar a estudar para concursos públicos. Lembrem-se sempre que da mesma forma que "força sem controle não é nada", "motivação e vontade de estudar sem orientação correta não é nada'.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Material para começar a estudar para concursos públicos?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards