Sobre como está sendo estudar sem edital na mira


Desde a prova da ANAC passei a estudar sem ter um concurso marcado para correr atrás. Como já disse em outro artigo sobre esse assunto, é a primeira vez que faço isso. Desde que comecei a estudar para concursos públicos, sempre estudei tendo um concurso como alvo e um edital como guia, então estudar sem alvo e sem guia é para mim uma grande novidade.

Estudar dessa forma tem suas vantagens e desvantagens, mas de todas a que mais pega para mim é uma que tem duas caras, a falta de pressão. Explico.

Quando estudamos para um concurso com data marcada e edital publicado, temos a pressão de estudar tudo aquilo que está descrito no tal dentro do prazo que temos até a prova. Esse tipo de pressão é, de um lado, uma vantagem, visto que nos serve como parâmetro e motivador. Essa pressão nos impulsiona e nos faz dar o melhor que temos em termos de capacidade de estudo e de concentração. Por outro lado, é uma desvantagem pela sua tendência de nos fazer nos preocuparmos além dos limites, o que pode nos tirar o sono, afetar nosso rendimento e, principalmente, nossa saúde.

Hoje estudo sem essa pressão. De um lado ainda é algo estranho para mim, ainda não me acostumei com a coisa e de vez em quando me incomoda. Tenho de ter uma disciplina muito mais forte para conseguir estudar o que planejei no tempo estabelecido. A falta de pressão faz aparecer um bichinho muito chato chamado “não preciso correr com isso”, inimigo declarado dos planejamentos de estudo. Por outro lado, estudar sem pressão é estudar de forma mais tranqüila, mais zen, o que é algo muito bom, não posso negar.

Por enquanto estou de olho no concurso do Banco Central, que segundo algumas notícias divulgadas deve ter o edital publicado em Novembro com provas em Janeiro. Enquanto esse edital não é publicado nem aparece na praça algum outro bom concurso que esteja dentro do meu foco, vou estudando sem pressão. Estou no final de uma boa revisão de Direito Administrativo e Raciocínio Lógico, assim que terminar passo para Arquivologia e Direito Constitucional. Essas revisões são extremamente válidas, visto que são de matérias “arroz com feijão” em concursos públicos.

Ainda sobre esse concurso do Banco Central, um leitor do blog perguntou se vou fazê-lo e se em caso positivo “acha que compensa pelo risco de ter que portar arma de fogo e fazer serviços de segurança?”. Bem, pretendo fazê-lo, como já disse, e não me preocupo com essa história de arma de fogo e serviços de segurança. Explico. Numa entrevista dada não faz muito tempo por um dos chefões do BC para um site de concursos, ele foi questionando sobre isso e explicou que não são todos os técnicos que passarem no concurso que irão para o setor de segurança, mesmo assim não irão trabalhar com segurança propriamente dito, algo que é feito por empresas terceirizadas, mas farão a supervisão desse setor. Além disso, o porte de arma é pro forma. Tem muita gente pensando que passando nesse concurso se vai trabalhar como segurança de carro forte, não é nada disso, gente.

Resumo da ópera – Estudar sem edital na mira não é algo ruim, mas também não é fácil. É preciso muita disciplina e planejamento. De qualquer modo estou aprendendo com isso e aprendizado nunca é demais. O que não se pode deixar de fazer é continuar estudando, pois nunca se sabe quando será publicado o edital de um ou mais ótimos concursos com prova para apenas um mês depois. Se isso acontecer, o que não é muito difícil, vencerão os que estiverem preparados.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA


Vocês sabiam que a música de abertura da novela Caminho das Índias (Globo) faz parte de um filme indiano que fez muito sucesso por lá chamado "Omkara"? Pois é verdade. Esse filme é uma versão suburbana do drama shakespeariano "Othelo", que versa sobre o ciúme. A música se chama "Beedi", nome de um tipo de cigarro popular e barato na Índia, e quem canta é Sizzling Bipasha. Esse clipe não tem imagem muito boa, mas legendas em inglês do que eles cantam. Esses filmes indianos com essas apresentações musicais são muito engraçados, hehehe. Gosto dessa música, muito dançante.

0 Response to "Sobre como está sendo estudar sem edital na mira"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards