Promessas que não serão cumpridas

Segundas-feiras são, por excelência, dias especialmente dedicados a promessas que não serão cumpridas. Que ouse discordar quem nunca prometeu para si mesmo um “na segunda-feira começarei a fazer isso”, “na segunda-feira deixarei de fazer aquilo” ou qualquer variação do tipo.

Todo mundo já tomou uma dessas resoluções em meio de semana, se comprometeu a começar na segunda-feira e nada, a promessa foi esquecida ou seu cumprimento adiado. Quantos regimes já não começaram na segunda-feira, quantas resoluções importantes deixaram de ser implementadas em segundas-feiras, quantas mudanças de vida nunca ocorreram nas segundas-feiras?!

Claro que promessas concurseiras também são feitas para serem implementadas a partir de segundas-feiras e nunca saem do universo do “vou fazer”. Programas de estudo sérios já deixaram de ser colocados em prática em segundas-feiras, milhares de revisões de matérias também deixaram de serem feitas nesse dia, assim como completas mudanças de vida no melhor estilo “deixarei de ser um falso concurseiro para me tornar um concurseiro sério”.

Especialistas dizem que o melhor modo de não começar algo é marcando esse começo para uma segunda-feira. Parece que já se tornou algo entranhado em nossa cultura de jogar inconscientemente para as segundas-feiras o início de atividades que na verdade não se quer começar. É mais ou menos como se nosso “eu” consciente tomasse a decisão, mas nosso “eu” inconsciente não concordasse muito com a história e para não criar polêmica dissesse “tudo bem, tudo bem, eu topo, mas só se for para começar a na segunda-feira” porque sabe que até a segunda-feira a motivação baixou a um nível em que a decisão tomada deixa de ser tão urgente.

Faz já um bom tempo em que deixei de marcar para a segunda-feira o início de projetos e atividades que considero realmente importantes. Se tenho de começar algo, começo no dia seguinte e pronto, seja lá qual for o dia da semana em que tome a decisão. No começo é complicado fazer isso, mas vai se pegando o jeito aos poucos. Isso tem sido especialmente útil quando o assunto é decisões relativas a minha vida como concurseiro solitário. Notem que é muito fácil começar a estudar uma matéria na segunda-feira quando se está inscrito em um cursinho, se vai a aula e o professor introduz a matéria. Agora, quem estuda por conta própria não pode, de maneira alguma, cair na armadilha da segunda-feira.

Resumo da ópera – Se você planejou de começar algo hoje, então o faça. Se não planejou, esqueça a segunda-feira que vem e comece amanhã mesmo.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



A música de hoje é muito legal, apesar da língua usada para cantá-la ser incompreensível, e o clipe é divertidíssimo. A banda se chama Movitz, é suíça, e a música tem o sugestivo nome de "Äppelknyckarjazz".

0 Response to "Promessas que não serão cumpridas"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards