A mesma história do sabão em pó

Nesse final de semana estava andando pelo centro da cidade quando uma entregadora de panfletos me deu um flyer de um novo cursinho que abriu as portas na cidade onde estou morando. Logo de cara me chamou a atenção a seguinte frase, “venha estudar com o cursinho que aprova os primeiros lugares nos principais concursos do país”. Não, não era uma filial do Obcursos ou qualquer outro cursinho famoso para concursos, nada disso.

Esse acontecimento me fez lembrar de algo que testemunhei muitos anos atrás em um supermercado. Estava fazendo compras e fui à seção de produtos de limpeza pegar alguns itens. Nisso tinha uma senhora escolhendo sabão em pó enquanto o filho, de uns sete ou oito anos de idade, aguardava pacientemente por perto. O menininho devia estar na fase de alfabetização na escola, pois queimava as jovens pestanas tentando decifrar o que diz um cartaz de propaganda. Lá pelas tantas ele perguntou para a mãe algo que também sempre me deixou em dúvida, “mãe, esse cartaz diz que o Omo está muito melhor e que limpa as roupas muito mais. Isso quer diz que o Omo antes era pior e não limpava as roupas direito?”.

Todo cursinho que se preze anuncia aos quatro ventos que é o melhor, que é o responsável pelas melhores colocações nos concursos mais concorridos, pelos maiores índices de aprovação. Daí o concurseiro que congita investir seu rico e suado dinheiro num curso para concursos fica naquela dúvida de qual está falando a verdade? Se todos se dizem os melhores, quais são os piores. Além disso, cada cursinho sempre anuncia algum novo método muito melhor que o anteriormente usado, que garantirá a aprovação dos alunos dedicados e tal.

Desde que comecei a estudar, até hoje não freqüentei um cursinho para concursos de forma regular. Já fiz alguns cursos relâmpago de final de semana no melhor estilo correção de provas ou resumão “the flash”. Agora, como escolher um cursinho para estudar seis meses, um ano? Sinceramente, não sei responder. Ainda sou partidário de perguntar para quem já está empossado, pois essas pessoas, sim, poderão dizer se um cursinho foi um bom investimento ou dinheiro e tempo perdidos.

Esse cursinho a que me referi no início do artigo veio para a cidade onde moro apostando em um local com excelente localização, propaganda pesada com flyers, faixas, outdoors e inserts nas rádios e TV locais. Além disso, estão oferecendo uma semana de test drive, ou seja, uma semana de aulas grátis sem compromisso para avaliar a qualidade dos serviços oferecidos. Estou tentando a checar esse test drive. Se não tiver mesmo de gastar nada, alguma coisa aprendo, então não será tempo perdido.

Resumo da ópera – Todo cuidado é pouco na hora de avaliar investir num cursinho para concursos, num livro ou apostila, há muitos cursinhos e títulos ótimos por aí, não há dúvida disso, mas há muito mais cursinhos e títulos de péssima qualidade, verdadeiros “caça-níqueis” cujo único proposto é fazer dinheiro fácil para donos, professores e autores às custas da “onda dos concursos públicos”. Portanto, fique de olho e valorize seu rico e suado dinheirinho.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



Encontrei esse clipe muito legal na página de entrada do YouTube. A banda se chama The Saturdays, formada por meninas lindas, e a música "Forever is over", muito dançante a danada.

0 Response to "A mesma história do sabão em pó"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards