Não deixe de sonhar

Todo concurseiro sério faz duas coisas em seus primeiros meses de estudo, estudar desesperadamente sem técnica ou planejamento algum e sonhar com o que fará ou comprará quando estiver empossado ganhando uma boa remuneração mensal. Mas o tempo, aquele que em tudo dá um jeito, trata de lidar de ambos a seu próprio modo.

Quanto ao estudo desesperado, o tempo nos ensina que não é assim que devemos fazer. Aprendemos que é necessário técnica e muito planejamento, que as coisas devem ser feita do modo certo, na hora certa, na quantidade certa. Com o tempo passamos a otimizar o tempo de estudo, trocamos a quantidade pela qualidade. Descobrimos que estudar para concursos públicos é correr uma longa maratona, não cem metros rápidos.

Já quanto aos sonhos, bem, o tempo e as dificuldades dessa guerra de longa duração nos dão aquela mãozinha para os enterrarmos sob sete palmos de tristeza, frustração, dor e lágrimas. Com o tempo deixamos os sonhos de lado e passamos a viver exclusivamente da dura e fria realidade, visto que sonhar é acaba se tornando algo doloroso, um lembrete de que não vencemos tão rápido e facilmente quanto acreditávamos nos primeiros meses de estudo que seria possível.

Felizmente nem tudo que o tempo nos ensina é algo útil e uma dessas coisas é essa história de desistirmos de sonhar. Deixar de sonhar com o que se vai fazer ou comprar quando se estiver empossado ganhando uma boa remuneração mensal é como não querer comer mais nada além de pão de forma, água filtrada e um punhado de pílulas com vitaminas e demais complementos alimentares.

Sou apaixonado por fotografia. Não sei cantar, interpretar, tocar nenhum instrumento, pintar ou desenhar, mas sou um bom fotógrafo. Inclusive já fui fotógrafo profissional, fotografava modelos para agências e catálogo, fui professor e instrutor da arte, tive uma revista online de fotografia. Infelizmente é muito complicado viver de arte no Brasil, então deixei de lado essa paixão com a promessa de retomá-la quando estiver empossado, daí poderei fotografar por gosto, sem me preocupar em fotografar o que não gosto de modo a poder pagar as contas.

Pois bem, sempre recebo alguns catálogos de cursos e workshops de excelentes escolas norte-americanas e européias. São belos catálogos em papel de primeira, recheados de lindíssimas fotos, e cada curso e workshop de cair o queixo de qualquer apaixonado por fotografia, nos lugares mais fotogênicos e com orientação dos mestres da arte. Ontem mesmo recebi um desses catálogos e confesso que passei uma boa hora lendo sobre os cursos e workshops, deleitando-me com as fotos, avaliando todas as oportunidades e escolhendo as que mais me agradaram. Fiz até uma consulta de preço de passagens, listei os custos adicionais, finalmente descobri que um belo workshop de três dias em Tucson (Arizona – EUA) com um mestre na fotografia em desertos me custaria com tudo incluído (passagens, estadia, curso, alimentação, ...) US$2650, o que pelo câmbio de ontem daria algo em torno de R$4.800,00. Hoje não tenho grana para bancar uma bela viagem fotográfica dessas, mas não me custa nada sonhar, tanto não custa nada como não é perda de tempo, pois se de um lado tenho certeza de que vencerei essa guerra e terei condições financeiras para bancar uma viagem dessas umas duas ou três vezes por ano, por outro lado sonhar um pouco levanta minha moral, me faz deixar o pão e água de lado para abocanhar uma bela fatia de bolo com delicioso recheio e generosa camada de glacê.

Resumo da ópera – Não desistam de sonhar, amigos concurseiros. Para concurseiros sérios sonhar é antecipar um pouquinho da doçura da vitória na guerra dos concursos públicos, já que a vitória é uma questão de tempo, pois o esforço e dedicação a seriedade garante. Então sonhe com o carrão que você quer comprar, com a casa que quer construir, com as viagens que quer fazer. Sonhar é bom, não custa nada, desintoxica, dá ânimo, acalenta nossa moral cansada e judiada. Sonhar demais pode ser um problema, mas sonhar de menos também!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



O clipe de hoje é de uma versão moderninha, meio pop meio country, de um clássico dos anos 60 chamado "These boots are made for walking". A cantora é Jessica Simpson. Tudo bem que ela é bonitona, mas dessa fez confesso que prefiro o carrão do começo do clipe ... hehehehe ... é um legítimo muscle car Dodge com V8 ... uau ...

1 Response to "Não deixe de sonhar"

  1. Francisnaide says:

    Este artigo me fez ver, que há tempos não sonhava mais, estou naquela fase de estudos, estudos...
    ja me tornei uma pessoa "fria" que só pensa na posse, e realmente no começo sonhamos, temos, gás total, tudo parece mais facil, e a medida que o tempo passa, os sonhos vão se distanciando cada vez mais, e realmente passamos a pão e agua, e este artigo me chocou um pouco, pois me fez ver o quanto eu tinha deixado o sonho um pouco de lado, ah como é bom voltar a sonhar, obrigada Charles por reavivar meus sonhos, meu grande sonho é ser uma grande profissioal na area juridica e formar uma familia e tenho fé que meus estudos levará a isso.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards