A idade ideal para ser concurseiro

Ontem, no bate-papo semanal do blog, estava conversando com uma concurseira de Brasília sobre um assunto muito comentado aos sussurros entre concurseiros, muito temido por muitos, mas muito pouco discutido abertamente, sobre a idade certa para ser concurseiro. Será que existe idade certa para isso? Quem leva mais vantagem, concurseiros mais novos ou mais velhos?

Essas questão de idade ainda é um tabu em nossa sociedade. Ok que já teve maiores proporções e foi mais contundente no passado, mas ainda hoje a idade é causa de preconceito. Algumas vezes a pouca idade é que é o problema, outras vezes é a muita idade que é o problema.

Quando falamos de concursos públicos, já foi a época em que a maioria dos concurseiros tinha mais de 35 anos de idade. Acredite, já foi assim apenas alguns anos atrás. Agora está tudo muito mudado, encontramos concurseiros de 18 a 60 anos, todos ávidos para abocanhar uma vaga na carreira pública, conquistar uma boa remuneração e a tão sonhada estabilidade na função.

Para variar, as coisas não são tão simplistas quando o assunto é idade do concurseiro, assim como não é com tantas outras coisas nessa guerra. Isso acontece porque não há uma homogeneidade de níveis de conhecimento, de experiência, de técnicas de estudo, de disposição, vontade de estudar, motivação e por aí vai.

Pessoalmente, vejo essa questão de idade como tendo uma distribuição estatística próxima a famosa “curva normal”:

- Numa ponta temos o candidatos mais jovens, entre 18 e 22 anos de idade, que por terem pouco conhecimento além do que aprenderam na escola de nível médio, no geral encontram grande dificuldade para estudar matérias complexas como Direito Administrativo ou peculiares como Raciocínio Lógico. É rabo de foguete encarar um estudo sério para concursos públicos quando não se sabe praticamente nada de nada, quando é preciso estudar com um dicionário de lado porque não se conhece muitas das palavras presentes, principalmente, nas matérias de Direito. Por outro lado têm a vantagem de já ter uma rotina de estudos, precisando apenas aperfeiçoá-la e intensificá-la.

- Entre os 22 e os 29 anos temos o pessoal que, geralmente, já terminou uma faculdade e está encontrando dificuldade para se firmar no mercado de trabalho. Para quem está nessa faixa de idade, dois são os principais problemas no tocante a estudar para concursos públicos. O primeiro é encontrar tempo e disposição para estudar com qualidade, o que não é fácil saindo tarde do trabalho, cansado, depois de achar que após a faculdade nunca mais se precisaria estudar a noite como um condenado. O segundo é que aquele sonho de “após a faculdade minha vida vai deslanchar, vou subir na carreira, ganhar dinheiro, fazer sucesso, ser feliz” agoniza, mas ainda não morreu, e isso é uma barreira para que o cara realmente abrace com seriedade os estudos.

- Na faixa dos 30 aos 39 anos temos os frustrados com a iniciativa privada, o pessoal que não deu tão certo na carreira que escolheram abraçar, que já descobriu que as empresas e patrões querem apenas explorar o máximo possível dando em troca o mínimo necessário. Esse pessoal estuda ferozmente por saber que o tempo passa rápido e muito dele já foi perdido dando cabeçada na iniciativa privada, por ainda quererem fazer, viajar e comprar muito, mas para isso é preciso estar empossado e ganhando bem. O maior problema enfrentado por esses concurseiros é ter de se manter e, na maioria dos casos, ter de manter uma família, enquanto estuda.

- Entre os 40 e os 50 anos temos o pessoal que já vê no horizonte o fim de sua carreira na iniciativa privada, pois é sabido que para o mercado de trabalho brasileiro ter mais de 50 anos é não ter mais chance de colocação, só que o cara sabe que ainda tem muita conta para pagar e que não dá, apesar de intimamente querer que fosse possível, se aposentar nessa idade. Então os concursos públicos surge com um empregador muito generoso, que oferece ótima remuneração, muitas vantagens e não está nem aí para a idade do candidato. O que pega para esse pessoal é ter de voltar a estudar com muita seriedade, algo que a maioria já não faz há décadas, e somente que está nessa situação sabe como é difícil retomar uma rotina de estudos.

- Acima dos 50 anos temos o pessoal que sabe que ainda tem muito gás, muita disposição e vontade de trabalhar para simplesmente aceitar que a vida acabou, que é hora de aposentar e ficar na praça jogando damas ou fazendo tricô. Esse pessoal tem tempo para estudar, tem vontade de provar que não são tão velhos que não possam disputar uma vaga no serviço público em condições de igualdade com os concurseiros mais novos. Como na faixa anterior, o problema será retomar uma rotina de estudos deixada de lado há décadas, mas levam a vantagem de ter mais tempo e menos preocupações.

Resumo da ópera – Não acredito que existe uma melhor idade para ser concurseiro. Cada faixa etária tem suas vantagens e desvantagens, o que torna o concurso público muito justo. Se você tem 20, 30, 40 ou 50 anos, isso não importa, pois o que determinará suas chances de aprovação será apenas o quanto e quão seriamente você estudou, nada mais.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Uma de minhas bandas favoritas é a alemã De Phazz, uma das melhores no gênero de downtempo jazz. A música "The Mambo Craze" é um de seus maiores sucessos, uma música muito agradável de ouvir.

2 Response to "A idade ideal para ser concurseiro"

  1. Olá tudo bem?
    você falou tudo tenho 28 anos e é isso mesmo sai da faculdade graças a Deus trabalho na área mas agora quero ser funcionária pública. Não vivo mais só estudo rsrsrs. Pensei que quando terminasse a facu iria viver rsrs mas que nada pelo contrário agora estudo muito mais pois, os concorrentes são milhões. Mas vamos conseguir é só ter fé.
    Abraços.
    gostaria de manter contado contigo para trocarmos informações.
    abraços
    Claudia

    Camisa 9 says:

    É..ainda tô na faixa dos 22 aos 30..como se fosse adiantar algo dizer isso rsrs, mas já descobri (Há tempos) que na iniciativa privada dificilmente teria a tranquilidade financeira que tanto almejo, e sei que, humildemente, mereço.

    Então, mãos à obra com a bunda na cadeira...That's all folks!

    Bons estudos...

    *tô achegando, nem acredito!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards