COLUNA DA THAÍS - Sorte de Hoje

Como de costume, sempre quando entro no meu Orkut, leio a “sorte de hoje” que vem sempre com umas sortes mais absurdas como "você será uma pessoa bem viajada" ou "pare de olhar eternamente, a felicidade está ao seu lado". Mas, outro dia, apareceu uma “sorte de hoje” que, realmente, tinha sentido pra mim e mais, tinha sentido para nossa luta concurseira. A frase era “Muitas das grandes realizações do mundo foram feitas por homens cansados e desanimados que continuaram trabalhando”.

Percebi que grandes nomes de pessoas importantes da história do mundo foram realmente homens cansados que acreditaram em seu sonho, que acreditaram que fariam a diferença e, principalmente, acreditaram em si mesmos, acreditaram que eram capazes de seguir em frente e por isso continuaram trabalhando e alcançaram o sucesso.

A guerra dos concursos públicos é muito imprevisível, não tem como sabermos o que ira acontecer amanhã. Passamos meses sentados, estudando, nos preparando para “O Dia D”. Chega o dia da prova, fazemos tudo e quando terminamos e entregamos a prova sentimos aquela sensação de "Putz! Podia ter feito melhor!!". Então bate o cansaço, vem o desespero, chega a frustração e a vontade de desistir.

E aí, exatamente, que digo NÃO PARE! Não agora. Se quer desistir de estudar para concursos, que seja porque encontrou coisa melhor como um super emprego ou uma grande oportunidade, mas não por se sentir incapaz de continuar, de se sentir um fracassado.

Sei que esse desespero é mais comum entre os concurseiros mais antigos. Logo completarei anos de estudos e já me senti assim, principalmente nessas últimas provas. Dá vontade de jogar tudo pro alto. Só que tem um detalhe, se eu jogar será como se não tivesse vivido dois anos de minha vida, pois jogarei no lixo dois anos de estudo que não servirão pra nada para qualquer outra que resolva fazer, como procurar um emprego na área privada. Não posso colocar em meu currículo algo assim "Experiêcia em estudo de matérias de Direito e conhecimentos em Português, Matemática, Racíocinio Lógico e Informática. Facilidade em lidar com muita carga de adrenalina e pressão".

Esse cansaço é normal!! Tanto pela expectativa que colocamos em cada prova como pela expectativa que vem das outras pessoas. Aquelas pessoas da família, dos amigos, dos conhecidos e dos curiosos que sempre perguntam sobre os concursos e em quais você passou! Parece que mais um vez você vai contar que não deu certo e isso realmente é frustrante. Mas quanto a isso tenho uma tática ótima. Simplesmente não conte mais a ninguém quais provas irá prestar e qual foi o resultado. Fale que não saiu o resultado ainda e que está estudando, mas ainda não foi publicado o edital. Minta para o seu próprio bem, para a sua auto-estima. Assim, só vão saber mesmo do dia da sua vitória que é o que realmente importa.

Por isso, não desista por se sentir desanimado por ainda não haver alcançado o resultado esperado. Só não passa quem desiste. Há muitas vagas no serviço público e uma delas será sua, outra minha, outra de todos os concurseiros que estudam sério com garra e força de vontade para seguir em frente, para continuar nessa jornada. Não podemos ter medo da derrota, pois desde quando entramos na guerra dos concursos sabíamos que não seria do dia para a noite que alcançaríamos a vitória, que teríamos que batalhar e muito por isso.

E foi neste contexto que o Orkut também falou comigo (rsrsrrs) quando veio a “sorte de hoje” assim, "A maior barreira para o sucesso é o medo do fracasso". Fala sério! Esse Orkut já está filosofando (rsrsrs). Mas, realmente, não podemos ter medo do fracasso, que será, sem dúvida, o que nos impedirá de alcançarmos o que queremos. Lugar com medo é como se considerar vencido antes mesmo de começar a se preparar para lutar, antes mesmo de tentar a vitória.

Resumo da Ópera - Muitas das grandes realizações do mundo foram mesmo feitas por homens cansados e desanimados que continuaram trabalhando, por isso não pare de lutar na hora de cansaço. É nesse momento que devemos continuar lutando, custe o que custar. E lembre-se sempre que também é verdade que a maior barreira para o sucesso é o medo do fracasso.

Thaís Dias, diretamente de Manaus (em merecido descanso).

———«»———«»———«»———

ATENÇÃO - Devido a problemas técnicos, o artigo sobre "ler o edital" continuará amanhã.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



"My Way" - Elvis Presley

3 Response to "COLUNA DA THAÍS - Sorte de Hoje"

  1. kaka says:

    Adorei a coluna! Obrigada pelas doses de motivação! : ) Kaka.

    Thais Dias says:

    Ah fico feliz em saber que estou motivando alguém!

    Obrigada kaka!

    Bons estudos!!

    Camisa 9 says:

    Adorei as palavras de motivação. Tava precisando pra acordar!
    Arigatô gosaimas!

    Bons estudos Thatá e galera!

    *Coloquei a suas frases de sorte do orkut no meu msn :p

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards