Caneta preta transparente ... nada mais, nada menos

No final do ano passado fui prestar uma prova de concurso público que teve como banca a CESPE (ou o CESPE, como você preferir). Acostumado com essa banca, levei apenas uma garrafinha d´água, um chocolate e dentro do meu estojo velho companheiro de concursos públicos apenas duas canetas Bic Cristal pretas e um analgésico (para o caso de dor de cabeça).

Sentei-me no lugar que me foi destinado e passei a observar os colegas concurseiros que entravam na sala.

Só que algo não estava certo. Várias pessoas sentavam e passavam a organizar na mesa um monte de materiais, como canetas preta e azul, lápis, apontador, borracha, régua transparente.

Então uma menina que estava do meu lado me olhou como se eu fosse um marciano que havia pousado o disco voador ali do lado para concorrer a uma vaguinha de cargo público na Terra e me disse:

- Nossa, onde está seu kit de faze prova? Nossa, pede para sair que ainda dá para você comprar lá fora.

Perguntei do que ela estava falando e a menina respondeu ainda mais espantada se eu não havia visto e lido um dos diversos cartazes afixados pela banca organizadora do concurso nos muros e postes próximos da escola onde estávamos avisando do kit de material exigido para fazer prova.

Na hora saquei o que estava acontecendo. Já tinha ouvido falar disso de outros concurseiros em fóruns e comunidades sobre concursos públicos. Acontece o seguinte. Em todo concurso público sempre há uma porção de ambulantes nas proximidades da entrada do local de prova vendendo água, refrigerantes, doces e, principalmente, canetas para os concurseiros desavisados que vão fazer prova sem ao menos levar algo com que escrever. Não é que esse pessoal evoluiu! Isso mesmo. Em algum lugar eles tiveram a idéia de afixar nas paredes e postes próximos de onde vendem seus produtos cartazes que diz mais ou menos assim:

IMPORTANTE

Para fazer prova é obrigatório levar caneta azul, caneta preta, lápis, apontador, borracha branca e régua transparente.

Nome da banca organizadora do concurso

Muitos concurseiros lerdos e desavisados acreditam no que dizem esses cartazes e compram desses mesmo ambulantes o kit para fazer prova. E lá vão eles para suas salas sem ao menos desconfiarem que caíram num golpe, que pagaram caro por um material que não poderão usar.

Vocês não imaginam a cara de decepção da menina que falou comigo e de tantos outros concurseiros na mesma sala quando os fiscais de prova disseram que só poderia ficar sobre a mesa caneta preta transparente e documento de identidade. Teve gente que reclamou, teve gente que esbravejou, mas não adiantou nada.

Muitos culpam as bancas organizadoras por não fiscalizar as imediações do local de prova a fim de coibir os ambulantes de aplicarem tal golpe. As bancas rebatem dizendo que isso não é responsabilidade delas, mas da polícia militar. Eu, particularmente, acho que a culpa no final é dos próprios concurseiros que nem ao menos lêem o edital do concurso com um mínimo de atenção. Se lessem encontrariam isso:

7.9 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido somente de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e do documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira e/ou borracha durante a realização das provas. (Edital de prova da CESPE)

Resumo da ópera – Por isso que sempre digo e repito que concurseiro sério sempre lê com atenção o edital dos concursos que irá prestar ... melhor, lê, não, estuda o edital com atenção. Quem não faz isso se ferra, é feito de trouxa e compra a própria derrota na guerra dos concursos públicos.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

NÃO PERCA


Bate-papo do Concurseiro Solitário
(HOJE, quinta-feira, a partir das 20:30)
Horário de Brasília

Para participar vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Para hoje pensei numa música mais tranquilinha, quase que romântica. Na voz de Jason Mraz, "I´m Yours".

7 Response to "Caneta preta transparente ... nada mais, nada menos"

  1. Unknown says:

    Pior que é isso mesmo. Fiz prova do CESPE e tinham os ambulantes vendendo o tal kit. Mas o pior, na minha sala teve uma gente que não tinha nem caneta. Como alguem vai fazer prova sem caneta! E uma menina sentada do meu lado, fazendo cara de concurseira, falando da preparação, tava com uma apostila na mão e tal eis que ela saca um mega estojo, com diversas canetas coloridas e tudo, começa a organizar a mesa como se a prova fosse de desenho, só pode. Então foi feito o aviso que só podia caneta preta e tal, saiu uma galera para comprar e a garota ficou com cara que não era com ela, até que o fiscal mandou ela guardar o material e ela ainda fez cara de que não estava entendendo. Tem muita gente sem noção. Eu já sou exagerada, levo 4 canetas pretas, testo em casa mais vai que elas param de funcionar. Pode me chamar de egoísta, mas eu não empresto caneta para ninguém, pô lê pelo menos o edital.

    Mônica Lago says:

    Que absurdooo! Esses cambistas safados deveriam ser presos! Já tinha ouvido falar nesse golpe, mas não sabia que já era prática tão comum. Se algum dia eu vir, acho que denuncio.

    très julie says:

    cara-de-pau dos ambulantes, sim, mas concordo que se as pessoas lessem o edital, não cairiam nessa.
    eu vou prestar prova da AGU domingo próximo. estou fazendo um curso e não tenho nenhuma esperança de ser aprovada porque estou estudando há pouco tempo. mas me inscrevi pra dar uma estimulada. pois veja, eu, sem competitividade, li direitinho as "regras", e de cara vi que neste concurso, cada 2 respostas erradas anulam uma certa.
    veja só que no curso, quando alguns professores disseram que neste caso, não era muito interessante deixar em branco porque a regra era de 2 erradas pra cada certa, a maioria da turma, incluindo gente bem preparada que está na disputa a sério, fez cara de "hein?", porque achavam que CESPE é sempre C ou E e 1 errada anula 1 certa. ou seja, não leram.
    outra coisa, essa prova é às 14h NO HORÁRIO DE BRASÍLIA. só que estamos em salvador, eu fui comentar com algumas pessoas que, por causa do horário de verão, a gente faria prova às 13h, e o povo me olhou com um ar de espanto misturado com uma admiração como se eu fosse um gênio. como assim, gente?

    Acontece isso mesmo, mas como você colocou muito bem, a culpa é dos candidatos que não lê o edital e vai para a prova totalmente despreparados, os cambistas são pessoas desempregadas que aprovitam esses dias para ganhar dinheiro e não são culpados, claro que alguns acabam agindo de má fé com os desinformados, mas é bom que isso aconteça, pois as pessoas que cairam nessa da próxima vez, irão prestar mais atenção, assim espero rsrs.

    Unknown says:

    huahuahua não sou nenhum marinheiro de primeira viagem, mas nunca vi esse golpe. Que criatividade! Bem, no que tange a material de prova, como só faço concurso da área jurídica e não tem cálculo, só levo a velha caneta preta (3 delas) e já tive oportunidade de emprestar algumas delas por diversas vezes a colegas que esqueceram ou tiveram problemas.

    Camisa 9 says:

    Isso é crime. Crime da ignorância e da preguiça de não ler o edital...

    E os cambistas também, né, mas eles são menos culpados do que os concorrentes desavisados. Eu sempre vejo neguinho correndo atrás desses kits, mas prancheta eu ainda não vi, se eu vir eu aviso a pessoal. Estarei rindo na face dela, mas avisaria rsrs

    A primeira coisa que um candidato deve fazer é ler o edital.
    Se for um concurseiro, já deve saber isso, tem de "estar no sangue".
    Imaginem: até os ambulantes leem o edital! kkk O cara que vai fazer a prova não lê!?! Ah, pelo amor de Deus, neh, vamos deixar a preguiça de lado.
    E todo concurso é a mesma coisa: em vez de ler o edital, o cara vai perguntar no fórum. Isso é preguiça mesmo, como já foi dito.
    Se a dúvida for de uma interpretação, aí tudo bem, mas nesse caso, da caneta, basta ler e ponto.

    Mais uma vez, ótimos artigos, ótimo blog! Parabéns e sucesso a todos nós!!!!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards