Você é louco de querer ser um concurseiro náufrafo numa ilha deserta?

É engraçado como muitos concurseiros levam as coisas ao extremo. Falou em estudar, querem estudar 18 horas diárias sete dias por semana. Falou em material, querem ter uma pequena biblioteca com centenas de títulos e milhares de exercícios de provas anteriores. Falou em prestar concursos, querem se inscrever em todo e qualquer concurso que apareça, nem que para isso tenham de fazer provas todos os finais de semana do mês. Falou em estudar sozinho, querem se isolar do mundo.

Esse “se isolar do mundo” é um problema sério, muito sério. Isso acontece simplesmente porque somos humanos, seres sociais e precisamos conviver com outros humanos para nos sentirmos amparados, confortados, para não nos sentirmos solitários, sozinhos no mundo e em nossa luta, seja ela qual for. Ou seja, tem gente que leva essa história de “concurseiro solitário” longe demais.

Aí na coluna da direita, logo no começo, escrevi:

Ser concurseiro é optar por trilhar um caminho solitário que levará ao sucesso.

Independente de fazer cursinho ou estudar em grupo, todo concurseiro sempre estará sozinho diante de seus livros e apostilas nos longos dias e noites de estudo, diante dos cadernos de questões nos dias de prova.


Podemos ser combatentes solitários nessa guerra, mas isso não significa que não podemos nos ajudar enquanto lutamos.


De um lado somos solitários porque em última instância (olha eu falando como advogado, hehehe) estamos sozinhos diante dos livros, apostilas e provas de concursos, somos somente nós e as matérias a serem aprendidas, somente nós e as questões a serem resolvidas. Por outro lado, não podemos ou devemos nos isolar socialmente. Uma das piores sensações que podem acometer qualquer concurseiro não é achar que não vai ser aprovado nunca, que não está estudando direito, que não sabe nada, não, a pior sensação é achar que somente você não vai passar, somente você não está estudando direito, somente você não sabe nada.

Eu cunhei o termo “concurseiro solitário” quando criei esse blog, que é uma ferramenta social de comunicação entre eu e vocês, outros concurseiros que têm as mesmas dificuldades, expectativas, inseguranças e crença em si mesmo que eu tenho, logo é uma ferramenta para evitar a solidão.

Que concurseiro já não passou por momentos de desânimo e perda de fé em si mesmo e no sonho da aprovação em concurso público? Eu passo uma vez por mês, todos nós passamos por isso. Daí não adianta conversarmos com pais, irmãos, amigos, porteiro, motorista de táxi, pois ninguém que está fora da guerra em que lutamos entenderá plenamente nossas ansiedades e frustrações. Somente encontramos alento, força e apoio quando partilhamos isso com outros concurseiros, seja conversando pessoalmente, por chat, por email ou mesmo lendo um artigo que toque no assunto em algum site ou blog.

Muitos concurseiros ainda acreditam naquela bobagem de não interagir com outros concurseiros para assim evitar que lhe sejam roubados conhecimentos preciosos que levarão à aprovação. Isso é uma grande bobagem, gente. A aprovação depende só de estudarmos o suficiente, não dos outros estudarem menos que o necessário. Nessa guerra o único inimigo a ser vencido sesta dentro de nós mesmos, é nossa preguiça, nossa indolência, nossa falta de conhecimento, planejamento e estratégia de estudo.

Em meados da década passada (por volta de 1995) foi lançado um protetor de tela de computador que ficou famosíssimo no mundo inteiro, chamava-se “Johnny Castway Screensaver” e que era ativado quando o computador não estava sendo usado. O screensaver mostrava uma ilhazinha um lanche, pescava, fazia exercícios. Só que ele era meio lerdo e quando estava com uma luneta procurando por navios no horizonte, passava um pertinho da ilha e ele não notava. E não é que acontece a mesma coisa com concurseiros realmente solitários, que se isolam do mundo e do contato com outros concurseiros?! Eles ficam tão centrados em fazer tudo sozinho que deixam passar várias oportunidades de aprovação, sem ao menos notar que isso acontece.

Resumo da ópera – Já falei antes e repito, a Internet é uma poderosíssima ferramenta para concurseiros sérios atingirem seu objetivo, a aprovação em concurso público. Na internet há muitos blogs, forums e comunidades de concurseiros, onde é possível encontrar gente que está na mesma luta que nós, onde podemos falar e sermos ouvidos, tirar nossas dúvidas e sanar as dúvidas dos colegas. Reserve pelo menos meia-hora diária para participar de um desses fórums, você vai notar rapidinho que não é tempo perdido, muito pelo contrário.


———«»———«»———«»———

Música do dia


No cardápio de hoje um bom flashback dos anos 90 (dá época do screensaver do Johnny Castaway), um eurodance chamado “Run Away” da dupla Mc Sar & The Real McCoy. O clip é muito engraçado e a música muito dançante. Notem o conversível azul usado pelo bandido, um dos presentes que vou me dar após a posse, só que vermelho, chamado Ford Mustang e nascido em 1968 em Detroit (USA), igualzinho a esse aqui:



3 Response to "Você é louco de querer ser um concurseiro náufrafo numa ilha deserta?"

  1. Daniel says:

    gostei muito do blog cara... muito sóbrio e boa introspecção! valeu!

    Camisa 9 says:

    Carro bonito. Pelo visto você gosta daquelas "caranga" (no bom sentido da palavra :D) antigas neh. Bom gosto eu não gosto mto, mas as desfaço tamem rsrrs

    Eu me sinto ilhado qdo num vejo seus posts cara.

    E o seu mail?
    vc num vai deixar no blog?
    e nem msn?

    Abraços

    Sou a preconcurseira, porque demorei saber para onde ir em concursos.
    Afinal faço Direito, portanto me abre um leque de oportundades.
    Porem me surpreendi, relação a certos concurseiros, que nao fazem graduação nenhuma e conhece leis como poucos, são incrivéis, tem muito, que aprender.

    Por gentileza, pode dar algumas dicas para concuros do INSS.
    Algo como estilo de prova e tal.

    Att Selma

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards