Não será dia 23, não será dia 23, ...

Muita gente pensa que estudar para concursos públicos é somente escolher os concursos que se vai prestar, separar o material de estudo listado no edital e então estudar com atenção total até a prova. Seria ótimo se fosse assim, mas não é.

O concurseiro tem de lidar com preocupações, medos, inseguranças e decepções como todo mundo. Infelizmente a vida não pára quando estamos estudando para concursos. Só que muita gente não se lembra disso ou mesmo não aceita quando acontece.

Em novembro do ano passado prestei prova para o concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo, cargo de Escrevente Técnico Judiciário, para uma cidade do interior de São Paulo. Pelo gabarito fiz uma boa pontuação e tenho confiança de que serei convocado para a segunda fase, uma prova prática de digitação. Faz tempo que estou ansioso pelo resultado, como fico ansioso por todos os resultados. Passar nesse concurso e ser empossado no cargo significará trabalhar como servidor público das 12:00 às 18:00 (tempo de sobra para estudar para outros concursos) recebendo quase R$3 mil por isso morando em uma cidade com custo de vida baixíssimo (dinheiro de sobra para comprar material de estudo e prestar concursos em outros estados).

A previsão é de que o resultado da primeira fase e chamada para a segunda seja divulgado essa semana. De um lado será um alívio saber do resultado. De outro lado, porém, estou morrendo de medo. Não, não é medo do resultado, mas medo da data que a banca escolheu para realizar a segunda fase desse concurso. Explico. Se o resultado for mesmo divulgado essa semana, pela tradição da banca a data provável para realização da prova prática será no dia 23 desse mês, justamente no final de semana em que serão aplicadas as provas do concurso da CGU, para o qual também estou inscrito e venho me preparando faz um bom tempo.

Pensem bem. Estudar um tempão para um concurso e então descobrir que terá escolher entre ele ou as provas de segunda fase de outro concurso. O que fazer? Para mim não há dúvida, vou prestar a segunda fase do concurso do TJSP, mesmo porque nesse estou muito mais perto da aprovação. Mas que ficarei um pouco chateado por não prestar a prova da CGU, isso ficarei, principalmente que para esse concurso me inscrevi para concorrer a uma vaga em um setor no qual gostaria muito de trabalhar, “Prevenção da Corrupção”.

Infelizmente não posso fazer nada mais nada além de cruzar os dedos para que o resultado não seja divulgado essa semana ou se divulgado que marque a prova da segunda fase para outro dia que não o dia da prova da CGU. Enquanto isso não me canso de repetir o mantra dos últimos dias, “Não será dia 23, não será dia 23, ...”

Resumo da ópera - Quem entra de cabeça na guerra dos concursos públicos tem de estar consciente e preparado para encarar situações como essa, de ter de decidir entre dois concursos. Algumas vezes a escolha é fácil, muito fácil, outras vezes, são difíceis. Se estamos conscientes de que teremos escolhas difíceis pela frente, teremos também mais tranqüilidade para tomar a melhor decisão.

———«»———«»———«»———

QUADRO DE AVISOS

- Gente, perdão por não postar artigo ontem. Tive de fazer uma viagem não programada e acabei não voltando para casa senão tarde da noite, assim não tive como publicar um novo artigo como faço toda semana.

- Recebi algumas mensagens de gente que não está conseguindo baixar as músicas com sucesso. Testei todas e estão ok. Deve ser problema no download. Acontece. Se o arquivo não baixar totalmente ou vir com erro, tente fazer novamente o download não navegando ou baixando mais nada além do arquivo MP3, deve funcionar.


5 Response to "Não será dia 23, não será dia 23, ..."

  1. Raquel says:

    Muito bom ver que um concurseiro de futuro sucesso é gente como a gente, rs rs rs. No final das contas, todos nós passamos pelos mesmos dilemas e tormentos.

    A-do-rei a foto da Marilyn Monroe. Linda! Gosto muito das fotos que você coloca no blog.

    Raquel

    Anônimo says:

    Aconteceu a mesma coisa comigo. Passei no concurso do TRF 3ª Região e remarcaram a prova de digitação para o mesmo dia da prova do TST. Estudei para o TST desde julho de 2007 e não pude fazer a prova, pois não daria para trocar o certo pelo duvidoso. Vida cruel!!!!

    Anônimo says:

    Olha só, se voce ficar pensando "Não será...", pode ter certeza, vai cair dia 23 em cheio! hahaha Pense assim: "será dia 25, será dia 25!!".

    Acredite, por mais absurdo que pareça, funciona.

    Diego

    Anônimo says:

    Não vai ser dia 23 mesmo,tô na torcida também!!
    Abração!
    Ana Luiza
    anapaulino@oi.com.br

    Camisa 9 says:

    Eu tamem prestei as duas provas de Escrevente e fui bem na de Sanja em setembro e agr to só esperando a classificação final da prova de digitação. Eu já sei que passei, mas ainda não sei quantas posições eu ganhei rsrs

    Falando assim, ateh parece meio arrogância, mas...ker dizer lógico tô feliz mesmo de ter alcançado meio-objetivo, pelo menos a minha parte eu já fiz, agr falta o Estado convocar uns 70 escreventes pra eu começar a trampar rsrs, mas como ainda não fui empossado não fico perdendo tempo fantasiando o meu trabalho, pode ser que eles não chamem essa penca de pessoas, e se chamar vai demorar, antes disso eu tenho que voltar a trabalhar.

    Então Concurseiro Solitário, mas não isolado, espero que a NOSSA prova de digitação seja no dia 30/03, ok?!

    Eu fiz em Guará e vc?

    Abs

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards