Respondendo algumas perguntas

Como havia dito, reservei um dia da semana para responder às perguntas enviadas pelos leitores do blog. Assim facilita minha vida, já que o tempo livre de que disponho é muito curto. Antes, gostaria de dar uma resposta geral aos vários pedidos por indicação de links para material de estudo ou mesmo envio destes por email. Como quando criei o blog direcionei-o para outro foco, não quero misturar as coisas. Há na Internet centenas de blogs e sites que já fazem isso, portanto, uma rápida pesquisa no Google resolve o problema, bastando usar palavras chaves como “material concursos públicos blogspot” ou “nome da matéria concursos públicos blogspot”.

"Gostaria muito de ser informado caso venha a ser feita outra palestra sobre o cargo de auditor fiscal no estado de São Paulo"

Se eu souber de outras palestras gratuitas, vou anunciar, sim. Ano passado fui em duas em São Paulo promovidas por cursinhos. Esse ano ainda não soube de nenhuma. Bem que poderiam haver mais, mesmo que fosse para pagar uma entrada módica, digamos, R$10.

"Onde você fez a prova para escrevente do TJSP?"

Fiz prova em Bragança Paulista para o de 101 vagas (passei perto de ir para a prova prática, mas por 0,7 ponto não deu) e depois em Guaratinguetá para o último (onde estou com quase 85 pontos e acredito que irei para a prova prática, mas ainda não foi divulgado o resultado).

“Tenho duas provas de concurso bem longes de onde moro (Brasília e Porto Alegre). Alguns amigos dizem que devo ir de avião para chegar ao destino descansado e então poder estudar um pouco antes da prova. Outros dizem que devo ir de ônibus para ir estudando durante a viagem. O que você acha?”

Olha, vai depender de você, se você consegue estudar em um ônibus em movimento. Eu, sinceramente, não consigo. O máximo que dou conta é ouvir alguma aula em MP3. Nesse caso, tirando o fator custo e logística, eu iria de avião um ou dois dias antes da prova e estudaria no hotel. Agora, se você não tem problemas para estudar em um ônibus em movimento, aproveite a viagem para estudar.

"As fotos que você utiliza no blog são muito boas. Onde você as consegue?"

Eu encontro pela Internet mesmo, em sites de fotos de uso livre. Não tenho um lugar específico para procurar. Geralmente quando decido o assunto de um artigo, já tenho uma idéia da imagem que quero usar para reforçar a mensagem que será transmitida.

"Faz tempo que num aparecem os comentarios neh...tah sem tempo de lê-los cara?"

Tempo está faltando mesmo, não nego. A cada dois ou três dias leio os comentários e faço a aprovação, guardo para responder ou descarto quando não são pertinentes. De vez em quando fico sem tempo e acabo passando vários dias sem ler e aprovar os comentários, mas quando posso, reservo meia horinha para fazê-lo.

“Estou prestes a ser chamado para tomar posse de um cargo público em uma cidade de tamanho médio de outra cidade, mas estou com uma dúvida danada. O salário é razoável (R$2 mil líquidos) e não tenho esposa ou filhos, assim meus gastos serão baixos. Tenho medo é de me achar numa situação confortável, acomodar e não estudar mais. O que você acha disso?”

Acho que todo e qualquer concurseiro está arriscado a acomodar-se, independente de passar ou não, sem empossado ou não, ter família ou não. Penso que a acomodação é como um ladrão, se não ficarmos sempre vigilante, ela irá atacar e roubar o que temos de precioso. Eu assumiria o cargo sem problemas, mas tendo em mente que é algo temporário e estudando todos os dias como de costume.

"Concurseiro, você é formado? Em quê?"

Sim, sou formado em Economia, mas apesar de adorar a profissão, nunca gostei do trabalho do economista na iniciativa privada (geralmente é um fazedor de contas).

“Até recentemente eu estudava só com livros e apostilas, mal usando a Internet para ler emails pessoais. Depois que comecei a ter contato com outros concurseiros e ler blogs como o seu, descobri o quanto estava perdendo sem estar realmente conectada. Meu computador é antigo e bem ruinzinho. Você acha que vale a pena investir na compra de um notebook como ferramenta de estudo?”

Se você é uma concurseira séria, claro que vale a pena. Já escrevi um artigo sobre a importância da Internet como ferramenta de estudo. Coitado do concurseiro que, nos dias de hoje, não usa essa ferramenta o máximo que pode. Claro que para tirar pleno proveito do que a Internet tem a oferecer aos concurseiros, é preciso ter um computador, no mínimo, razoável. A compra de um bom computador ou um notebook, nesse caso, vale, sim, a pena. Claro, pesquise bastante sobre configurações e preços antes de realizar a compra. Sugiro que você também assine uma Internet de banda larga (alta velocidade) e compre um roteador sem fio, assim poderá conectar-se à Internet em qualquer lugar de sua casa sem precisar de cabos.

1 Response to "Respondendo algumas perguntas"

  1. Anônimo says:

    Seu blog é sem dúvida nenhuma um dos melhores lugares da web para quem presta concursos. Parabéns cara.

    Tomei bomba no TST (57 pontos) e TJDFT (45 pontos), mas não desanimo, pois comecei a estudar para concursos em outubro passado, pouco tempo em comparação com a galera que já vem estudando. Domingo tenho a prova da CGU também.

    Tenho provas 3 domingos seguidos (1º CGU, 2º ANP, 3º DFTRANS). E não pensem que estou atirando para todos os lados, não estou não. As matérias são praticamente as mesmas, mudarei poucas coisas no estudo para me adaptar com essas provas.

    Eu quando comecei a estudar para concursos estava de olho no STF. Tenho informações que o edital é quase certo de sair semana que vem. Esse é meu objetivo e vou dá tudo de mim para me sair bem nesse concurso.

    Vamos que vamos e sem desanimar...

    Abraços

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards