Respostas erradas

Todo concurseiro que está estudando sério sabe que deve fazer muitos exercícios de modo a fixar o que aprendeu e acostumar-se com o modo como as bancas cobram as matérias dos editais. Para isso há muitas provas anteriores com gabaritos disponibilizadas pelas bancas de concurso em seus websites, livros específicos e apostilas. Além das fontes tradicionais de exercícios citadas, há também os exercícios oferecidos na Internet por professores e concurseiros, que acabam atraindo por serem orientados para determinado assunto. Uma rápida busca no Google retorna milhares de links para as palavras-chave “exercícios concursos públicos”.

Tudo isso seria muito bom se não significasse um grande risco representando pelas respostas erradas.

Um dos pesadelos de quem estuda sério (seja para concursos, vestibulares, o que for) é fazer um exercício corretamente, ter certeza da resposta e encontrar no gabarito uma resposta diferente. O cara refaz o exercício e a resposta continua errada segundo o gabarito. Aí o cara procura amigos, forums, professores, até que, finalmente, conclui que o gabarito está errado. O problema é que nisso já se foram horas ou mesmo dias quebrando a cabeça amargando dúvidas quanto a qualidade do estudo, além, claro, da frustração e da raiva ao descobrir o problema.

Descobrir que o gabarito é que está errado ainda é lucro perto de não descobrir e acabar desanimando. Isso acontece. Lembro-me da época de pré-vestibular quando um colega de cursinho comprou numa banca de jornais um livreto de exercícios do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), que era a menina dos seus olhos. O cara ficou mais de um mês quebrando a cabeça com os exercícios e foi ficando frustrado. Como era muito tímido, não tirou suas dúvidas com nenhum colega ou professor, até que um dia explodiu. O cara teve uma crise de choro em plena sala de aula, repetindo que ia parar de estudar porque era muito burro, que não tinha conseguido acerta nem um único exercício do livro. Aconteceu numa aula de física. O professor, acostumado com essas coisas, pegou o livro e deu uma olhada. Não demorou dois minutos para ele dar o veredito. “Claro que você não conseguiu acertar nada, o gabarito está todo errado. Eu que criei essa questão para a prova de quatro anos atrás e a resposta é a alternativa B, não a alternativa A”.

Felizmente esse amigo do cursinho recuperou a confiança depois de algum tempo e no final acabou passando no vestibular de engenharia em uma universidade federal, mas não no ITA como ele esperava. Não sei se ele tinha ou não condições de ser aprovado no ITA, mas tenho certeza de que aquele livro fajuto de exercícios, no mínimo, minou sua confiança de que poderia ter dado conta do recado.

Três dicas para não cair nessa armadilha:

Dica 1 – Muito cuidado com apostilas ou livros de exercícios muito baratos vendidos em bancas de jornal. Geralmente esse material é feito às pressas sem nenhum cuidado. Antes de adquirir ou usar, verifique informações básicas e confira as respostas de alguns exercícios aleatórios, se você encontrar erros desista de usar o material.

Dica 2 – Se em material impresso o risco de problemas com respostas erradas, material encontrado na Internet é ainda pior. Muito cuidado com material disponibilizado em sites desconhecidos ou forums, verifique a qualidade antes de se meter a estudar com eles.
Dica 3 – Se você tiver dúvidas quanto a algum erro no gabarito, procure a ajuda de outros concurseiros ou professores o quanto antes.

Resumo da ópera – Muitos concurseiros, naquela animação de estudar, acabam pecando em abrir mão da qualidade do material de estudo. Isso não pode acontecer, pois o prejudicado será você mesmo. É muito melhor gastar algum tempo para ter certeza de que se está usando um material de boa qualidade e sem erros, do que só descobrir depois de horas e horas de estudo, além, claro, de muito esforço e frustração, que o gabarito está errado.

———«»———«»———«»———

Música do dia

Para hoje escolhi uma música bem calminha. Uma versão muito bonita de “Ave Maria” de Mozart na voz da soprano Christina England Hale. Essa música faz parte da trilha sonora do filme "Hitman - Assassino 47", um thriller de ação muito bom que eu recomendo, muitos tiros e explosões do começo ao fim.

2 Response to "Respostas erradas"

  1. Unknown says:

    Bem verdade tudo que disse, de fato a internet está cheia de "lixo eletrônico"...abraços sou leitor assíduo do seu blog, fantástico....willian

    Camisa 9 says:

    Ave maria num filme de assassino...q coisa hein rsrs

    É eu já peguei exercício errado também, sorte que tava no cursinho e em 2 dias a minha dúvida foi sanada.

    abs

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards