Dor de dente

No começo do mês surgiu algo que eu teria de resolver pessoalmente em outra cidade e que me tomaria um dia inteiro. Com duas provas para fazer no final do mês, uma montanha de matéria para estudar, exercícios para fazer e tal, pensei “depois da prova da CGU resolvo isso de uma vez”. Só que sexta-feira passada recebi uma ligação informando que o tal algo demandava atenção imediata e, portanto, eu teria de viajar antes do planejado, sob pena de ter muito mais trabalho e gastos para resolver o que tinha de resolver. Segunda-feira tive de viajar para cuidar disso. Resultado, perdi o dia todo de estudo.


No começo do mês comecei a sentir um leve desconforto em um dente. Soube de cara que era uma cárie. Mas com duas provas para fazer no final do mês, uma montanha de matéria para estudar, exercícios para fazer e tal, pensei “depois da prova da CGU resolvo isso de uma vez”. Ontem à noite o incômodo se transformou em dor. Liguei para o dentista cedo e ele daria um jeito de me encaixar pela manhã. Lá pelas tantas ligam da escola da filha dele, a menininha tinha levado um tombo. “Volte em torno das duas da tarde que eu te atendo”. O tempo demora a passar. Finalmente o diagnóstico, obturação infiltrada e cárie interna. Depois de anestesia, motorzinho, radiografia, cuspidas e uma conta de duzentos reais estou liberado para ir para casa pouco antes das seis da tarde. Resultado, perdi o dia todo de estudo.

Essa semana, crítica para as duas provas que prestarei, perdi dois preciosos dias de estudo porque deixei para hoje o que poderia ter feito ontem. O pior é que não sou o único a fazer isso, muitos concurseiros fazem a mesma coisa. Pior ainda, não somos culpados por isso. O problema é que quando entramos de cabeça na guerra dos concursos públicos, entramos para vencer, não pensamos em outras coisas. Por um lado isso é muito bom, pois concentração nos estudos é fundamental. Por outro lado é ruim, pois corremos o risco de nos estressar em demasia e, principalmente, deixar de fazer coisas aparentemente sem importância que no final cobrarão uma conta alta por não terem sido cuidadas quando e como deviam.

Esses dois dias pedidos serviram para me ensinar duas lições muito importantes.

1 – Tenho de tomar mais cuidado ao avaliar as coisas que tenho de fazer, de forma a evitar considerar problemas potencialmente complicados como sendo problemas sem importância.

2 - Devo saber selecionar com muito, mas muito cuidado o que posso deixar para resolver amanhã e o que tenho de resolver o mais rápido possível.

Uma viagem e um incômodo no dente me pareceram coisas bobas e que poderiam esperar, mas não eram nem bobas, nem puderam esperar. Agora vejo que outras coisas que considerei mais importantes há alguns dias poderiam muito bem esperar até depois da prova da CGU. Ou seja, fiz uma inversão de valores, uma avaliação mal feita, que no final cobrou sua conta salgada, dois dias de estudo.

Resumo da ópera – Infelizmente não há um manual contendo todas essas pequenas coisas que devemos saber para passar em concursos, coisas que vão além das matérias cobradas nos concursos. Temos de saber gerenciar o tempo, definir prioridades, saber escolher o melhor material, ter técnica para fazer prova, preencher gabarito ... isso aprendemos uns com os outros e com a experiência. Portanto, aprendam com meu exemplo e não caiam na mesma armadilha, que posso garantir, é sorrateira e dolorosa.

———«»———«»———«»———

Música do Dia
Hoje trago para vocês uma raridade fonográfica. Uma música de suspense de um disco antigo com narração do próprio Alfred Hitchcock, o mestre do cinema de suspense. O disco se chama "Music to be murdered by", mesmo nome da música, e foi lançado em 1958 pelo selo Imperial. Adoro o suspense e esfeitos sonoros dessa música, coisa que hoje já não se faz igual.

Ahhh, alguns leitores do blog pediram para eu colocar nessa seção um player, de forma que seja possível ouvir a música enquanto se lê o artigo do dia. Estou vendo como fazer, se rolar, semana que vem implemento.

1 Response to "Dor de dente"

  1. Camisa 9 says:

    E o dente tah melhor pelo menos?
    Que bom que vc errou e aprendeu e melhor ainda que nos ensinou.

    Valew

    Abraços

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards