Velocidade de estudo

"Eu faço resumos das matérias que estou estudando, mas me acho muito lenta. Acho que não rendo muito na matéria. Como você faz os seus resumos? Lê o capítulo todo grifado e depois volta para resumir ou resume cada tópico?"


Concurseiro é um bicho encanado por excelência. Digo isso por experiência própria, já que eu também sou um concurseiro e encanado. (Tudo bem, nem todo concurseiro é assim, mas uma grande parte é) Somos encanados com uma diversidade de coisas no tocante ao nosso estudo. Por um lado, acho isso muito saudável, pois indica que levamos o estudo para concursos muito a sério e que sempre estamos buscando uma forma de sermos mais eficientes e eficazes (se você ainda não aprendeu a diferença entre esses dois conceitos, olhe no dicionário agora mesmo, são imprescindíveis para o estudo do direito administrativo).

Um tipo muito comum de “encanamento” é achar que se está rendendo muito pouco nos estudos, geral ou de matérias específicas. Antes de qualquer coisa é preciso interpretar esse “rendendo pouco”, que pode ter dois significados muito distintos. De um lado temos o significado quantitativo, ou seja, que se está estudando menor quantidade de matéria em determinado intervalo de tempo do que se esperava ou seria possível. De outro lado temos o significado qualitativo, quando se acha que se está estudando com menos qualidade do que deveria.

O encanamento quantitativo, na maior parte das vezes, tem haver com a vontade do concurseiro de estudar uma quantidade maior de matéria do que é possível sem afetar a qualidade. Porém não podemos esquecer que o estudo diário é afetado por razões internas (cansaço, atenção, humor, ...) e externas (dificuldade da matéria, barulho, temperatura). Alguns dias estuda-se mais, outros dias, menos. Isso énatural e não pode ser mudado.

O encanamento qualitativo é mais complicado, pois tem haver com uma noção de que não se está estudando com qualidade. Por isso mesmo, quando aparecer deve ser considerado uma espécie de alerta de que alguma coisa pode não estar muito certa. Diferente dos problemas de estudo quantitativos, aqui a culpa, na maior parte das vezes, é do próprio concurseiro, que não programa o quê, quando, como e onde estudar. Sem planejamento, fica difícil estudar com qualidade.

Bem, já comentei sobre a primeira parte da mensagem de nossa amiga concurseira (lá no começo do artigo). Quanto às perguntas sobre resumos, dêem uma olhadinha nesse artigo, onde trato exatamente desse assunto:


Resumo da ópera – Como quase tudo na vida, ser encanado tem seu lado bom e seu lado ruim. Devemos aproveitar somente o lado bom desse “encanamento”, de um lado para nos ajudar a estudar sempre no máximo de nossa capacidade (sabendo que essa capacidade pode ser maior ou menor dependendo do dia), do outro para nos alertar de possíveis problemas em nossos métodos de estudo.

———«»———«»———«»———

Música do dia
Para hoje separei uma música eletrônica com fundo de música árabe no melhor estilo "ethno-lounge" dos russos do Koan chamada "Priceless Diamonds". É uma música calma, sem deixar de ser animada, ótima para ouvir quando se está lendo textos longos. Essa música faz parte do promo "Fullfilled Wish". Agora o melhor, você pode baixar o promo gratuitamente clicando AQUI (clique em "MP3 Download" na página que carregar, logo abaixo da capa virtual do promo).

0 Response to "Velocidade de estudo"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards