Algumas perguntas

Como de costume, hoje é dia de responder às perguntas enviadas pelos leitores do blog.

"Estou encontrando uma certa dificuldade de achar um bom material de administração e administração pública. Que bibliografia você recomenda?" – Ana Paulino

Essas matérias vêm, mesmo, se tornando cada vez mais comuns nos editais de concursos de nível superior, principalmente para os cargos de qualquer formação.

Para Administração é fácil, bastam as duas principais obras de Idalberto Chiavenato, “Introdução à Teoria Geral da Administração” e “Teoria Geral da Administração”. São livros muito bons, muito usados em cursos superiores de Administração e, agora, também por bancas de concursos públicos. O problema é que não custam muito barato, mas valem o investimento. Por serem livros universitários podem ser encontrados em algumas livrarias (inclusive de faculdades públicas) por preços mais em conta, vale pesquisar. Ah, esse autor também escreveu alguns bons livros de administração de pessoal (RH), matéria também cobrada em vários concursos.

Administração Pública eu venho estudando pelos cursos do Ponto dos Concursos, que acho muito bons, mas também sinto falta de um bom livro. Ouvi falar muito bem do “Administração Pública” do Wilson Granjeiro, editado pela Vestcon, mas ainda não tive a oportunidade de conferir. De qualquer modo fica a dica.

“Já que seu blog está com um numero bom de visitas, porque você não tem o Google Adsense (acho que é esse o nome), quando o Foogle paga para você anunciar na sua página? de repente pode render algum dinheiro para te ajudar com o material dos concursos =)” – Renata

Renata, uma graninha para ajudar na compra de material de estudo e pagamento de inscrições até que não seria mau (só que está nessa há algum tempo sabe como vai dinheiro nisso). Não uso esses serviços de anúncios “caça-níqueis” (Adsense, Submarino e tal) para não poluir visualmente a página do blog. Mas quem sabe não rola um acordo de publicidade com alguma livraria ou cursinho de concursos? Valeu pela dica de qualquer modo.

“Olá, acompanho o seu blog com freqüência e gostaria de saber quais foram as sua notas (analista e técnico) para o TST. O Objetivo é saber qual é o desempenho de uma pessoa que se dedica ao assunto.” - Carlos

Cara, assim que eu souber das notas, não terei problema nenhum em divulgar aqui no blog. O problema é que ainda não sei. Para nenhuma das provas fiquei até os quinze minutos finais para poder sair com o caderno de questões e, nem ao menos, me deixaram anotar o gabarito no braço que fosse.

“Por favor me responda. Os programas que estão no edital do INSS referentes à Informática são da versão 2007 (ex: word 2007, excel 2007) ou são de versões anteriores.” – Luciano

Cara, eu também não sei, mesmo porque não está especificado no edital. Não falam nem se será cobrado Microsoft Office ou BrOffice. O negócio, em casos assim, é estudar o que der e contar com a proteção divina. Sugiro que você dê olhada nesse artigo http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=49, há algumas orientações legais.

“Qual foi o seu resultado nos últimos concursos?” – Aline

Até agora fiz somente cinco concursos. O primeiro foi para analista de materiais e patrimônio da Câmara dos Deputados, meu primeiro concurso, pela Carlos Chagas, no qual fiquei na 208ª posição entre quase 8 mil candidatos. Tem também o concurso do INSS, pela CESPE, onde fiquei três acertos atrás do último convocado. No concurso to TJSP “101 vagas”, pela Vunesp, minha nota foi 7,979 e o último chamado para a segunda fase fez 8,04. Para o concurso do TJSP “36 vagas”, também pela Vunesp, minha nota foi 8,57, mas a chamada para a segunda fase ainda não saiu. Por fim, no concurso do TST não tenho nem idéia de quanto fiz, porque não esperei até o final do tempo de prova para pegar o caderno de questões.

A prova do INSS já é semana que vem e ainda não consegui estudar toda material do edital. O que eu faço?

Isso é um problema, mas o importante é não desesperar. Dê mais atenção para as matérias específicas (direito e legislação previdenciária), que será mais cobrado. Se você for mal nessas matérias, terá de ir muito, mas muito bem nas outras para compensar.

———«»———«»———«»———

Música do dia
Mika é um cantor libanês radicado em Londres que estourou na música pop com o dançante hit “Grace Kelly”, faixa do seu primeiro CD “Life in a Cartoon Motion”, lançado em 2007. Música animada para ouvir em dias nublados quando se precisa de energia para estudar.


1 Response to "Algumas perguntas"

  1. Anônimo says:

    Muito obrigada por responder minha pergunta!Já vi o preço dos livros,são mesmo um pouco caros,mas vale a pena!!
    Abraços e muita força pra vc!
    Ana

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards