TST - Conselhos para os vão e para os que ficam

Foi divulgada ontem a lista de convocados para a segunda fase do concurso do TST. Entre centenas de milhares de candidatos, somente algumas centenas (com as melhores notas) estão nessa lista e farão prova de digitação no final do mês em Brasília.

Apesar de todo o esforço e esperança, meu nome não estava nessa lista. Por exatos dez segundos lamentei o fato e então voltei a estudar para a prova da CGU que acontecerá nesse final de semana (isso mesmo, no domingo de páscoa). De qualquer forma, hoje vou dar alguns conselhos tanto para quem passou para a segunda fase, quanto para quem não passou e, portanto, está eliminado desse concurso como eu.

Para os que ficaram

– O mais importante nesse momento é ter em mente que não passar em um concurso público não é o fim do mundo. Outros concursos virão, inclusive do mesmo órgão. Logo, há porque chorar, se desesperar e/ou arrancar os cabelos. Com estudo, esforço e determinação, no próximo você poderá estar na lista de aprovados.

- Concurso público é igualzinho à fila de caixa do Banco do Brasil em dia anterior a feriado prolongado. Quando você chega a fila está monstruosa e dá vontade de voltar para casa. Depois de meia hora você já andou vários passos. Depois de algumas horas você finalmente chega no caixa, é atendido e vai embora aliviado. No Banco do Concursos quem começa a estudar pega o final da fila, quem está estudando a mais tempo está no meio da fila, quem foi aprovado nesse concurso está sendo atendido e quando for embora aliviado, dará lugar para quem vem atrás e a fila anda, logo será sua vez.

- Não passar em concurso público é a melhor ferramenta de diagnóstico para o concurseiro sério. Analise com cuidado o que você acertou, o que você errou, como poderia ter estudado mais e melhor. Tudo isso irá ajudar enormemente para que em pouco tempo você seja aprovado.

- Não pense no dinheiro que você gastou nesse concurso (material, passagens, hotel, ...) e no tempo que dedicou para estudar as matérias do edital como um desperdício. Nada disso. O que você fez foi um investimento. O que você estudou não está perdido e, com toda certeza, ajudará a matar várias questões na próxima prova e contribuirá para a tão sonhada aprovação.

- Por último, mas não menos importante, não dê espaço para o desânimo, para a depressão, para a frustração. Deve ficar assim quem nem ao menos tenta. Não há vergonha na derrota quando se luta com honra. Napoleão Bonaparte é um herói mesmo tendo sofrido muitas derrotas. Zumbi dos Palmares também. Olha aí nosso presidente, Luís Inácio Lula da Silva, que depois de ser derrotado em não sei quantas eleições para presidente, está no segundo mandato presidencial e com alto índice de aprovação popular e isso só foi possível porque ele não desistiu de lutar.

Para os que vão

- Antes de qualquer coisa, não deixe a vitória subir à cabeça, mesmo porque não é uma vitória definitiva, que só poderá ser comemorada depois que você assinar o termo de posse do cargo público. Humildade é bom e não faz mal a ninguém.

- Não deixe de continuar estudando para outros concursos. O erro de muitos concurseiros é fechar os olhos para o estudo só porque passou para a segunda fase de algum concurso e depois, caso não seja aprovado, descobrir que aqueles dias de falta de estudo serão duros para recuperar.

- Pode acontecer de você ter outra prova de concurso marcada para o mesmo dia da prova prática do TST. Se isso acontecer, pense com muito cuidado antes de decidir qual vai fazer. Pondere com cuidado, pese os pós e os contras. Converse com amigos e parentes sobre o assunto. Não deixe que o salário e/ou a falsa idéia de segurança de aprovação certa fale mais alto que seu sonho. Algumas vezes é melhor dois pássaros voando que um na mão.

- Procure conhecer o nível de quem concorrerá com você. Para isso visite forums e comunidades do Orkut sobre o concurso. É sempre bom ter uma noção se a média dos candidatos são “catadores de milho” em digitação ou exímios digitadores que usam todos os dedos para teclar.

- Por último e muito importante. Não caia na armadilha de achar que prova prática de digitação é algo fácil. Conheço pelo menos meia dúzia de pessoas que se ferraram em provas de digitação, gente que sabia digitar e conhecia bem informática. Pratique segundo as regras do edital para essa prova. Prática nunca é demais. No dia, muita calma e tranqüilidade.

Resumo da ópera – Para quem fica, bola pra frente que a guerra continua. Para quem vai, muito cuidado porque das poucas centenas de convocados para a segunda fase desse concurso, apenas algumas dezenas serão empossados e cabe a você e somente a você fazer seu melhor para estar entre os vitoriosos nessa batalha.

———«»———«»———«»———

Música do dia
A música de hoje éuma homenagem aos bravos colegas concurseiros e concurseiras que foram aprovados para a segunda fase do concurso do TST. Se você é um desses aprovados ouça para comemorar. Se você não é ouça também para ir se acostumando com a música, que logo será em sua homenagem.

Overture 1812" é uma obra orquestral de Pyotr Ilyich Tchaikovsky comemorando o fracasso da invasão francesa à Rússia em 1812 e a subsequentemente devastação da Grande Armada de Napoleão. A obra é mais conhecida pela sua sequência de tiros de canhão que é, em alguns concertos ao ar livre, executada com canhões reais.

Essa peça tem 17 minutos e é interpretada pela Orquestra Filarmônica de Nova York. Não se enganem pelo começo lerdão com coral, é no final que fica bom com os tiros de canhão. Não é muito diferente da guerra dos concurseiros, no começo é tudo meio devagar, então vem o calor da batalha e o triunfo final.

8 Response to "TST - Conselhos para os vão e para os que ficam"

  1. Cynara says:

    Prabénsss pelo texto. É incentivador.....

    Cynara says:

    Parabénssss pelo texto!!! É incentivador....

    Flávia says:

    Só achei meio trash vc aconselhar (ou "pensar muito bem") a não fazer a prova de digitação por causa de outra prova. O TST chamará muita gente nos próximos anos e eu não trocaria essa chance por outra chance de fazer o MRE...A prova de digitação não será fácil mas também não será nenhum terror, pode ter certeza!Só se a pessoa for muito lenta mesmo para não conseguir.

    De qualquer forma, achei que vc escreveu um bom post. Pé no chão, enquanto não se é empossado não adianta ficar cantando vitória e deixando de estudar! [:)]

    Raquel says:

    Nossa! Eu sei que era pra nos incentivar, mas eu fiquei bem desanimada ao ler esse texto. Ainda mais se formos considerar que eu já estudo há 2 anos para concurso. Eu sei que concurso é uma tremenda fila, mas parece que a fila está ficando graaaande. Parece que o meu preparo nunca é o suficiente, mesmo levando meus estudos a sério. Parece que essa minha perseguição ao meu objetivo não acabará nunca.

    Pior é que eu não tenho pra onde correr. Não dá mais pra tentar iniciativa privada depois de tanto de tempo de formada. Sem falar que eu teria de aturar as dinâmicas de grupo humilhantes que exigem que eu tenha um tal de perfil da empresa.

    Então, por maioria de votos, rsrsrs, eu continuo nessa nossa luta solitária. Desculpa o desabafo, mas a pressão é enorme.

    Raquel

    Anônimo says:

    Como já diria William Douglas: "concurso não se faz para passar, mas sim até passar".
    -Muito bom o seu blog e seus comentários. Quanto ao último, gostaria apenas de fazer uma ressalva. O Sr. Lula não pode ser dado como exemplo de esforço, muito menos em se comparando com um concurseiro. Afinal, é sabido que dos vinte e poucos anos em que tentou chegar ao poder ele nunca se preocupou em estudar, em pelo menos concluir o ensino fundamental, é um sujeito que nem sequer conhece as divisas de seu país, dentre outras coisas. Não há mérito nenhum nesse cidadão. À parte isso, desejo-lhe bons dias de estudo e que uma futura posse esteja a caminho.

    Mônica Lago says:

    Olá! Parabéns pelo blog! Bastante original e vc escreve super bem. Gostei! Voltarei outras vezes. Abraço e bons estudos.

    Anônimo says:

    É impressionante como vc aborda temas tão pequenos mas que fazem tanta diferença como os fiscais de prova, ou ainda temas grandes como avante com os estudos e não desistir mesmo diante da imensa vontade diante de um resultado negativo. Estou trabalhando muito e venho aqui nos fins de semana atualizar a leitura. Esse seu trabalho não tem nome pois é um misto de solidariedade, amizade enfim sentimentos bons que podemos ter até no mundo virtual. Isso é incrível. Sua hora vai chegar tenho certeza e eu estarei aqui para comemorar tb. Um grande abraço e boa sorte em todas as provas.
    Camila Parobé
    brancaparobe@yahoo.com.br

    Camisa 9 says:

    A humildade faz parte sempre mesmo. :D
    Que pena q vc naum passou agr, mas vc receberá a sua glória esse ano ainda eu creio. A sua tão sonhada passagem pra aquele Cruzeiro...

    Boa Prova do CGU

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards