Sem gás para correr

"De nada adianta formular objetivos se as pessoas não estiverem plenamente imbuídas de motivação pessoal para atingi-los. Se não houver um comprometimento sincero das pessoas e do grupo, os objetivos ficarão apenas no papel ou na intenção. Certamente não serão atingidos, pois faltará o gás necessário".

Deparei-me com essa passagem na introdução de uma apostila de Direito Constitucional e só tenho de concordar. Ela fala de uma equação muito simples, mas primordial na vida dos concurseiros:

Objetivos + Comprometimento + Motivação + Trabalho Duro + Tempo = Sucesso

Objetivos é fácil ter. Basta ter sonhos e desejos não realizados e pensar numa forma de transformá-los em realidade. Pronto, temos objetivos. Esse processo de formação dos objetivos é muito bonito e agradável. Quem não gosta de sonhar e fazer planos para transformá-los em realidade?

O comprometimento é um ingrediente mais raro e difícil de lidar. É ele que nos faz realmente aderir ao projeto de realização dos objetivos. Ele é aquele treinador que fica nos mandando continuar, não nos deixa desistir.

A motivação é a vontade contínua de transformar os objetivos em realidade. É o combustível desse motor. É um ingrediente também difícil de encontrar e que pode evaporar muito rápido.

O trabalho duro dispensa explicações. Entre os concurseiros recebe o apelido de HBC (horas de bunda na cadeira ... estudando).

O tempo é um ingrediente necessário e cuja quantidade vai depender da quantidade dos outros ingredientes. Todo concurseiro gostaria que fosse menos do que acaba sendo, mas essa quantidade independe de nossa vontade.

Juntando todos esses ingredientes nas quantidades certas, teremos no final o tão almejado sucesso, que é a transformação dos objetivos em realidade. E como é doce o sucesso.

Todos os ingredientes são importantes, não há dúvidas, mas o comprometimento tem importância especial. Sem comprometimento não haverá motivação, não haverá força para o trabalho duro ou paciência para lidar com o tempo. Enfim, sem comprometimento não haverá sucesso.

É exatamente o comprometimento que falta a muitos concurseiros. O cara tem seus objetivos, vê na carreira pública uma forma de alcançá-los e ainda de brinde alcançar tranqüilidade profissional e financeira. Começa a estudar com vontade. Mas se o cara não tem comprometimento, essa vontade esgota logo, ele vai diminuindo o ritmo de estudo e um belo dia descobre que faz tempo que parou de estudar, que as apostilas estão cobertas de poeira, assim como seus objetivos.

Resumo da ópera – Não adianta, gente, manter essa equação balanceada não é fácil e demanda muita atenção e cuidado da nossa parte. É como cozinhar, onde o cuidado começa no momento de escolher e medir os ingredientes, continua ao mexer os ingredientes no fogo, cuidar para que o fogo seja suficiente, esperar o ponto certo para continuar o preparo. Infelizmente não há piloto automático para manter essa equação balanceada, é você e somente você que terá de fazer isso.

3 Response to "Sem gás para correr"

  1. Anônimo says:

    Cara! Gosto muito dos seus textos. Incentivam bastante.

    Queria destacar no texto a palavra "motivação". Muitas pessoas não sabem o tanto que isso é importante para quem precisa alcançar um objetivo.

    Ultimamente estou muito motivado, mas sempre tem aquelas horas que você está de saco cheio e bate um desânimo. Nessas horas você pode lembrar de algo que ficará muito fácil alcançar quando for aprovado, isso serve de motivação. Eu por exemplo lembro:
    1º- Quando eu passar poderei ajudar, mais do que já ajudo, minha querida mãe, que hoje trabalha de doméstica (Um dia tirarei ela dessa vida, mas agora não tenho condições para isso).

    2º-Estou casado a 3 anos e sem filhos. Esse ano eu e minha esposa decidimos ter um filho, e sempre que dá desânimo penso nele, pois quero dá o melhor para ele.

    3º-Meu querido e sonhado carro, sem mais.

    Lembrar dessas coisas faz com que eu estude com mais vontade e atenção.

    Unknown says:

    seus textos levantam minha auto estima

    Camisa 9 says:

    Seus textos são MOTIVACIONAIS.
    Porque vc num faz um video com imagens belas e vc falando algum deles?
    Esse é um pedido/dica minha, fica ai a seu tempo e critério.

    Novamente...

    Boa Prova!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards