Muita gente para poucos ônibus

“Sou concurseira tem 2 anos e passei no meu primeiro concurso o DNIT depois de 3 meses ralando legal, agora não consigo passar pro MPU , pro TST, putz, fico bem colocada, mas longe do que preciso ...ai ai 78 pontos no TST não da nem pro gasto ! putz! vou fazer TJDFT no domingo e to pilhada!

Desde que eu me formei na faculdade meu pai insistia comigo que eu devia prestar concursos públicos ao invés de quebrar a cabeça na iniciativa privada. Por muito tempo recusei-me a ouvi-lo por duas razões. A primeira estava numa falsa noção de que seria uma vergonha ralar tanto para me formar em uma universidade federal de primeira linha para terminar sendo servidor público (uma idiotice, claro) e a segunda nos salário mais baixos pagos então pelo serviço público, muito inferiores aos pagos da privada.

Só que as coisas mudaram. De um lado amadureci e tomei consciência de que não haveria vergonha nenhuma em ser servidor público, muito pelo contrário, que eu e o serviço público só teríamos a ganhar se trabalhássemos junto. Por outro lado, os salários e a segurança da iniciativa privada despencaram e o serviço público se tornou muito mais atraente em termos financeiros e profissionais.

Infelizmente não fui somente eu que mudou de idéia e chegou à conclusão de que vale, sim, a pena ralar alguns anos para conquistar a tranqüilidade e ótimo salário do serviço público. Os concursos públicos continuam sendo realizados como sempre, alguns anos oferecendo mais vagas e outros menos, mas o número de candidatos vem aumentando exponencialmente. Quem dissesse há três ou quatro anos que um concurso para 200 vagas no TST atrairia mais de 150 mil candidatos ou que 2000 vagas no INSS atrairia 600 mil candidatos seria taxado de louco, mas é isso que está acontecendo hoje. Passar em medicina na Fuvest tornou-se fichinha perto de ser aprovado para um concurso público com salário acima dos R$5 mil.

Nesse cenário não é de se estranhar o que essa concurseira está vivenciando. Se esse ano houver um concurso para o DNIT com o mesmo número de vagas que quando ela foi aprovada, com toda certeza o número de candidatos será muito maior, assim como a dificuldade para passar.

É uma regra básica de Economia. O que acontece quando a oferta de trabalhadores é muito maior que a demanda? Simples, o empregado pode escolher a vontade quem vai contratar. No serviço público não é diferente. Diante da grande oferta de ótimos candidatos, aumentar o nível de dificuldade das provas atinge simultaneamente a dois objetivos. Um deles é o aumento do nível intelectual e de conhecimentos dos novos servidores públicos, afinal de contas, somente os melhores e mais bem preparados serão aprovados. Outro é facilitar o processo de seleção, já que se as provas forem muito fáceis, o número de gente gabaritando será muito maior que o número de vagas disponíveis,dificultando o processo de seleção.

Resumo da ópera – Não se engane, vencer na guerra dos concursos públicos vem se tornando cada vez mais difícil. É muita gente querendo a tranqüilidade e bons salários do serviço público. Claro que nessa multidão de candidatos, poucos são os que estão se preparando com seriedade para as provas, mas mesmo esses poucos ainda são muitos em relação ao número de vagas oferecidas em cada concurso. Mas é como numa fila, à medida que quem está na frente é aprovado, dá lugar para quem vem atrás e a fila vai andando. Mas existe um lado bom nesse recrudecimento da concorrência. Quanto mais difícil for vencer nessa guerra, maior será a honra da vitória. Eu não vou me importar nem um pouco de me vangloriar de ter vencido em um concurso com concorrência de 200, 300 ou 500 candidatos por vaga, não vou, mesmo. E você, vai?

———«»———«»———«»———

Aviso - Sei que há um monte de comentários postados que ainda não foram publicados. Vou dar um jeito nisso nos próximos dias.

Pergunta - Vocês estão curtindo as músicas que posto diariamente? Estão baixando? Ou é bobagem esse negócio de música do dia?

3 Response to "Muita gente para poucos ônibus"

  1. Anônimo says:

    Ta bacana sim as músicas!!!!! COntinue postando, eu sou super a favor!

    Anônimo says:

    Eu estou baixando também as músicas. Continue.
    Eu sempre ando com um mp3 onde tem algumas aulas, e relaxar um pouquinho com uma música calma faz bem.

    Abraços

    Camisa 9 says:

    Eu me vangloriaria fácil, axo q vc tah sendo duro demais consigo msmo e conosco tamem.
    O importante é conseguir uma colocação no serviço público, de forma honesta e da maneira mais fácil, apesar de não parecer nada fácil passar hj em dia, e, segundo a sua Economia, que naum estah errada, daki a alguns anos a coisa vai piorar. Então qto mais rápido passarmos melhor pra nós. :D

    Éu

    as músicas são legais...pode continuar sim, mas eu não gostei da Island, agr as outras 2 eu curti e mto.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards