A todo vapor, o tempo todo

Uma das cenas mais impressionantes que já testemunhei foi de uma gigantesca locomotiva a vapor, negra como a noite, em alta velocidade, abrindo caminho por uma paisagem gelada arremessando uma nuvem de neve para os lados enquanto engolia os trilhos. Algo mais ou menos parecido com a imagem aí em cima, mas muito, muito mais impressionante.

Quando leio sobre os casos de sucesso de concurseiros que abocanharam vagas nos melhores concursos públicos, me lembro dessa cena. A idéia que esses textos (e também muitos desses concurseiros bem sucedidos) passam é de que para ter sucesso na guerra dos concursos públicos é preciso ser como uma locomotiva a todo vapor, o tempo todo, abrindo caminho em meio à concorrência, ao mar de matérias para estudar, às barreiras das provas. Passam que só terão sucesso os concurseiros-locomotivas que nunca pararem, que nunca diminuírem a velocidade, que nunca deixarem de destruir qualquer barreira que surja a sua frente.

Gente, isso não é verdade, pois até as locomotivas precisam, às vezes, diminuir a velocidade.

Ontem mesmo foi um dia em que essa locomotiva aqui (isso, eu mesmo) precisou dar uma parada.

Pela manhã estudei normalmente. Nenhuma surpresa. Mas no começo da tarde, quando peguei o material para estudar, bateu um desânimo bravo. Notem que preguiça e desânimo são diferentes. Enquanto a preguiça é ter energia, mas querer estudar, desânimo é o contrário, querer estudar, mas não ter energia.

E lá estava eu sentado na minha mesa de estudo, material na minha frente, programa de estudos diante de mim na parede, o relógio marcando a passagem inexorável do tempo e ânimo zero para começar a estudar. O que fazer?

Quando o problema é preguiça, a solução é simples. Basta colocar a preguiça de lado, lavar o rosto com água gelada, pensar na tranqüilidade da posse em cargo público e começar a estudar. Logo ela cede e vai embora. Agora, quando o problema é desânimo, a coisa é mais complicada.

Não é nenhum pecado sentir desânimo, mesmo porque quando ele aparece é sem avisar, visitando todo e qualquer concurseiro. Sim, até aqueles concurseiros bem sucedidos tiveram suas manhãs, tardes ou noites de desânimo. Notem que falo em desânimo no sentido de falta de energia, falta de concentração, não tem nada haver com não acreditar na meta de se tornar servidor público, não há duvida quanto a isso, é, mesmo, uma questão de baterias esgotadas.

Então lá estou eu desanimado olhando para o relógio. O que fazer? Simples, coloquei o material de estudo de lado e tirei o resto do dia de folga.

Estou ouvindo alguns concurseiros gritarem em desespero. “Como? O cara tirou o resto do dia de folga? Ele endoidou”.

Calma, calma. O que importa é como usei essa folga. Não fui dormir (apesar de ontem estar chovendo e uma boa soneca ser muito convidativa), assistir a Sessão da Tarde ou jogar vídeo game. Não, nada disso. Dediquei a folga para organizar meu material de estudo. Organizei apostilas, pastas de resumos, material sobre concursos. Organizei também o material que está no meu computador, apostilas em PDF, provas anteriores, limpei as caixas de emails, dei uma olhada naqueles links sobre concursos que havia salvo nos Favoritos faz tempo e ainda não tinha olhado. Isso, sim, é o tal do ócio criativo. Usei minha folga para fazer algo que uma hora ou outra teria mesmo de fazer, talvez abrindo mão de um tempo de estudo quando não tivesse desanimado e pudesse estudar a todo vapor.

Resumo da ópera – Gente, não caiam nessa armadilha de achar que concurseiro de sucesso não tem seus momentos de desânimos. Isso não é verdade e nunca será. O desânimo bate às nossas portas sem ser convidado. Não há como evitar. Quando ele aparecer, procure lidar com a situação da melhor forma possível. Se o desânimo for bravo, tire uma folga, mas use esse tempo sem estudar de forma útil. Talvez você possa passar a limpo alguns resumos, procurar na Internet material de estudo, dar uma olhadinha nas mensagens de algum fórum concurseiro. Respeite seus limites, saiba lidar com eles. E porque não usá-los como mais uma ferramenta para o sucesso? Eu uso e recomendo.

———«»———«»———«»———

Quem tiver blogs ou sites sobre concursos públicos ou com material de estudo para concurseiros e quiser trocar banners, me mande uma mensagem como email de contato. Vamos nos ajudar a divulgar os bons sites concurseiros.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

6 Response to "A todo vapor, o tempo todo"

  1. Anônimo says:

    Ontem me senti assim também. Já fazia um tempo que não tirava um dia para relaxar. Comecei a estudar e logo vi que não estava rendendo nada, e não era preguiça. O que fiz?

    Meu materia já está bem organizado, pulei essa parte.
    Fiquei ouvindo as palestras que baixei nesse site: http://socursoseconcursos.blogspot.com/2007/08/palestras-sobre-concursos-pblicos-em.html
    Depois fui na locadora e aluguei um filme para assisti com minha esposa. Relaxei legal. Hoje amanheci a ponto de bala, por causa do descanso e dos incentivos que tive ouvindo as palestras.

    Abraços

    Anônimo says:

    boa idéia. gostei mto do post de hoje. confesso que ainda nao peguei no batente legal pra estudar. começarei a partir de amanha. saiba que seu blog tem me servudo de um grande incentivo.
    att

    Anônimo says:

    legal! e sucesso nos concursos que estão chegando pra vc.

    Anônimo says:

    Adorei seu blog!
    Vc tem o dom da palavra!
    Também estou nesta luta há algum tempo e mesmo sabendo que não é fácil, procuro sempre pensar que é possível.
    Parabéns mais uma vez!
    Denise (dsa.forte@bol.com.br)

    Anônimo says:

    Já senti, em diversos concursos que prestei, aquelas lembranças ´´ dia X exagerei no lazer, dia Y só enrolei em cima dos livros. etc`` SUPERNORMAL.. desde que nao seja frequente.. Sabemos mto bem que 2 horas de estudo ferrado, com boa assimilação, são determinantes para 1, 2 ou 3 questões ... e isso faz TODA diferença.. Portanto, o que realmente importa é REGULARIDADE !! Bons estudos aos colegas de batalha - sempre imaginei como seria, mas nao pensei que fosse estudar tanto na vida! obs: prepara-se o cavalo para a batalha, mas é Dele que vem a vitória (isso é certo).

    Camisa 9 says:

    Num falta um não nessa parte do seu texto?

    "Enquanto a preguiça é ter energia, mas NÃO querer estudar, desânimo é o contrário, querer estudar, mas não ter energia."

    Desânimo. A gente desanima fácil, neh. Eu ando meio desanimado, com os meus outros problemas, além de não estar estudando, mas pelo menos eu estou lutando.

    Pelo menos a preguiça eu já tô conseguindo matar rsrsrs

    Mto animador os seus textos, cara.
    Continue assim, eu me sinto bem lendo-os.

    abraços

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards